I. No contexto escolar o desenvolvimento psicomotor pode ser avaliado em atividades de recreação, dirigidas ou funcionais. Ou seja, depende da capacidade do profissional de observar quais os conceitos psicomotores estão sendo desenvolvidos por meio delas.
II. No processo de avaliação psicomotora é fundamental que sejam verificados o desempenho da criança referente a todos os conceitos psicomotores, principalmente a qualidade da realização deles. Pois alguns dos conceitos psicomotores evidenciam de forma mais efetiva questões de maturação neurológica, como o equilíbrio e a lateralidade.
III. Na prática psicomotora, no contexto escolar, o profissional deve considerar a relevância da atividade e seus objetivos, sendo fundamental para isso que esta seja dirigida.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Considerando o texto anteriormente citado, assinale a afirmativa que apresenta o nível de organização de expressividade tônica.
I. Dentro do esperado para o desenvolvimento psicomotor de uma criança que ela seja capaz por exemplo de identificar diferenças de tamanho nos objetos, identificar algumas formas geométricas, subir e descer escadas intercalando passos, identificar, classificar e comparar objetos, entre outros. No entanto, Juliana ainda não identifica as formas geométricas.
PORQUE
II. Devemos considerar que para a o desenvolvimento da autonomia e maturação da criança tanto intelectual, emocional e social está relacionado as experiências iniciais vivenciadas por ela. Por meio da experimentação de diferentes situações é que se depara na relação com o outro, com os objetos e com o espaço, oportunizando trocas entre seu modo de ser e o do outro.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Para Piaget, o brincar na infância passa por um processo de desenvolvimento no qual o jogo simbólico é uma das etapas. Este, por sua vez, cria possibilidades para a criança criar diversos significados novos para um mesmo objeto. Tal visão contraria os estudos de Vygotsky sobre o brincar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Sobre a orientação espaço–tempo e os conceitos da psicomotricidade, avalie as seguintes afirmações:
I. O termo é utilizado para uma ação que envolve dois conceitos o tempo e o espaço.
II. A dificuldade individual pode ser restringida a apenas um termo, ou espaço ou o tempo.
III. A orientação espaço-tempo está relacionado ao ambiente e a realidade do indivíduo e as suas capacidades perceptivas.
IV. A dificuldade da orientação espaço-tempo pode ser desenvolvida de modo único, por exemplo, a pessoa odeia ler, mas gosta de ouvir um audiobook.
É correto o que se afirma em:
Considerando esta etapa da Educação Básica, analise as afirmativas quanto a prática pedagógica no contexto da Educação Infantil.
II. Neste contexto é muito importante que o pedagogo promova um ambiente que propicie a identificação da criança, no qual o brincar tenha um papel de destaque,onde os movimentos corporais evidenciem questões qualitativas e representativas da organização e pensamento infantil.
III. O aproveitamento das diferentes rotinas da vivência da criança possibilitam o desenvolvimento dos conceitos psicomotores, que podem interferir de maneira significativa na aprendizagem do sujeito.
IV. No que se refere ao trabalho psicomotor nesta etapa da Educação Básica, o pedagogo deve proporcionar atividades funcionais, que estimulem tanto o psiquismo e a motricidade de uma maneira dinâmica e envolvente; com objetivos psicomotores.
É correto o que se afirma em:
Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/o-pai-toca-os-pes-do-bebe_1234906.htm#page=2&query=recem%20nascido&position=34&from_view=search&track=ais
Texto: No que se refere ao desenvolvimento humano o interacionismo leva em conta tanto fatores orgânicos como ambientais e considera a inteligência como o principal meio de adaptação do ser humano ao ambiente social (RODRIGUES, 2016, p. 109).
I. A teoria desenvolvida por Freud vem contribuir no entendimento do desenvolvimento psicomotor no que se refere a estruturação psíquica do sujeito, ou seja, na formação da sua personalidade.
II. Uma das teorias de desenvolvimento apresentadas destaca o movimento como sendo o fator essencial para o desenvolvimento intelectual, onde a integração destes está atrelada a quantidade de exercícios fornecido a criança. Na imagem podemos observar o reflexo plantar, destacado como fundamental em uma das fases de desenvolvimento propostos por esta teoria. Podemos denominá-la de Epistemologia Genética.
III. O conteúdo apresentado no texto, refere-se a Teoria Histórico-Cultural, visto que esta destaca que os atributos intelectuais, natos, são a principal meio pelo qual o sujeito adapta-se ao ambiente e se desenvolve.
É correto o que se afirma em:
Considerando esta atividade, analise as afirmativas:
I. A imagem corporal é o principal aspecto desenvolvidos com esta atividade.
II. A coordenação motora ampla não tem grande relevância nessa atividade.
III. O estado de tensão durante a execução desta atividade pode prejudicar o equilíbrio dinâmico da criança.
IV. O tocar um outro participante na brincadeira, pode ser compreendido como um trabalho da coordenação motora fina.
É correto o que se afirma em: