Fonte: ZENARO, Marcelo. Técnicas de Negociação: como melhorar seu desempenho pessoal e profissional nos negócios. São Paulo: Atlas, 2014. p. 2.
I. Utilizar o poder da cautela é uma excelente sugestão de atitude a ser tomada durante as negociações.
II. Durante uma negociação, você deve evitar a realização de pausas, especialmente quando se sentir pressionado.
III. Como sugestão de atitude a ser tomada em uma negociação, recomenda-se que seja claro em seu ponto de vista.
IV. Uma sugestão de atitude que deve ser tomada durante a negociação é falar o máximo possível, diminuindo o espaço para que a outra parte fale também.
É correto o que se afirma em:
Considerando o texto e os estudos sobre a comunicação interna, analise as afirmativas a seguir.
II. A comunicação interna pode ser utilizada para aproximar e integrar os diretores e os colaboradores nas estratégias propostas pela empresa, sendo vista como uma prática de endomarketing.
III. Um dos fatores negativos da comunicação interna é que a direção da empresa está restrita a ter comunicação exclusivamente com as chefias dos demais departamentos.
É correto o que se afirma em:
Considerando os estudos da disciplina sobre as ferramentas que compõem a comunicação integrada de marketing, avalie as afirmativas a seguir.
I. Relações públicas é a variedade de esforços utilizados para criar e manter uma imagem positiva da organização com seus diversos públicos.
II. Promoção de vendas são estratégias de marketing, efetivadas dentro e fora da mídia, em um período limitado, oferecendo suporte e incentivo a ações de venda pessoal.
III. Propaganda é a forma paga de divulgação que tem como objetivo apresentar e promover ideias, produtos ou serviços, de caráter não pessoal, subsidiada por um patrocinador.
IV. Marketing direto é um sistema interativo de comunicação que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta ou transação mensurável sem o uso de intermediários.
É correto o que se afirma em:
Nós negociamos diariamente, seja intencionalmente ou não. Em se tratando de negociação empresarial, em que há uma intencionalidade específica, podemos ser mais ou menos eficazes nessa negociação. Isso nos leva à reflexão de que, para cada situação deve ser considerada uma estratégia de negociação.
I. A estratégia de competição é a mais comum no mundo das negociações comerciais e, sua principal característica é a utilização de táticas e estratégias, sem a preocupação com o futuro.
II. Sempre que a necessidade de manter ou construir um relacionamento for mais importante do que obter vantagens financeiras, utiliza-se a estratégia de relacionamentos.
III. Em relação à estratégia de indiferença, como o próprio nome já diz, ela não faz diferença entre o relacionamento e as vantagens financeiras durante uma negociação.
IV. Na estratégia de cooperação se busca compreender os interesses e colocar-se no lugar da outra parte.
É correto o que se afirma em:
I. Uma das finalidades do processo de planejamento é a definição dos resultados a serem alcançados, ou seja, dos objetivos.
II. Uma das finalidades do processo de planejamento é, justamente, a definição dos meios para possibilitar a realização de resultados.
III. Uma das finalidades do processo de planejamento é a tomada de decisões, no presente, que afetem o futuro, visando diminuir sua incerteza.
IV. Uma das finalidades do processo de planejamento é, dentro de um intervalo de tempo, intervir na realidade para passar de uma situação conhecida a outra situação desejada.
É correto o que se afirma em:
(adaptado).
Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir:
I. Feedback auxilia na mudança de comportamentos inadequados e na orientação para novos comportamentos.
II. Feedback oferece uma perspectiva de revisão do que ocorreu no passado, no sentido de melhorar o desempenho futuro.
III. Feedback é a comunicação que fornece a quem está ouvindo informações sobre como é percebida a sua atuação nas interações estabelecidas.
É correto o que se afirma em:
I. Uma vez que a trapaça pode ser vista como uma fraude, um disfarce, ou até mesmo um blefe ou uma hesitação, numa negociação, discute-se o termo ética para tentar impedir quaisquer chances de trapaça, pois, sabe-se que todo relacionamento se baseia no respeito, na verdade e na conduta ética.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Fonte: CHINEM, Rivaldo. Introdução à Comunicação Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 14-15.
I. Portais, Blogs e Sites.
II. Portais de intranet e Banners.
III. Redes sociais, Jogos e Aplicativos.
IV. Correio eletrônico e Links patrocinados.
Diz respeito a mídias institucionais internas o que se apresenta em:
Fonte: ZENARO, Marcelo. Técnicas de Negociação: como melhorar seu desempenho pessoal e profissional nos negócios. São Paulo: Atlas, 2014. p. 93.
I. Hoje, o negociador precisa sair da zona de conforto e de sua área de domínio, demonstrando versatilidade, dinamismo e inovação se quiser obter sucesso nesse cenário altamente competitivo entre as empresas, em que cada cliente é disputado com grande interesse.
PORQUE
Assinale a alternativa correta:
I. O feeling do negociador pode permitir que uma das etapas seja “pulada”.
II. As etapas de negociação podem ser divididas em seis, sendo caracterizadas por preparação, abertura, teste, convicção, fechamento e implementação do acordo.
III. Após compreender quais são os estágios de uma negociação e como eles são importantes, todo negociador precisa ter em mente que uma negociação é dividida em etapas, com início, meio e fim. Essas etapas precisam ser analisadas, estudadas e planejadas para que haja o desfecho positivo que uma negociação precisa.
É correto o que se afirma em: