ATIVIDADE 3 – EDU – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – 53_2025
I. Weber rejeitava o positivismo, porque ele não analisava as particularidades individuais, defendendo que, nas ciências sociais, os acontecimentos dependem da postura e da ação do investigador.
II. O conceito de ação social weberiano se refere às ações que os indivíduos exercem orientando-se pela ação dos outros, podendo ser motivadas por tradição, afeto ou interesses racionais.
III. Na sociedade moderna weberiana, a racionalização torna a sociedade tensionada e previsível, exigindo a internalização de normas de convivência devido à escassez de recursos.
IV. Weber considerava que a ação social tem como componente fundamental a expectativa irracional, desconsiderando a importância dos valores e crenças na formação das normas sociais.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A antropologia surgiu como ciência voltada para o estudo das culturas humanas, especialmente das chamadas sociedades \”primitivas\”. Ao longo do tempo, seu foco se expandiu para incluir todas as formas de organização social. O conceito de cultura, nesse campo, vai além do senso comum, que muitas vezes o associa apenas à erudição.
Fonte: SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da educação. Maringá: UniCesumar, 2022.
Com base no texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. A Antropologia busca compreender a diversidade cultural humana a partir de metodologias científicas, superando visões preconceituosas.
II. O conceito de cultura, no senso comum, está limitado à ideia de sofisticação e consumo de produtos intelectuais.
III. A Antropologia legitima a ideia de que algumas culturas são superiores às outras, mantendo a hierarquia entre os povos.
IV. O estudo do “outro” possibilita à Antropologia uma melhor compreensão da própria sociedade.
É correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I. A Sociologia contribui para que os educadores sejam mais curiosos e atentos às explicações sobre como nos organizamos coletivamente em sociedade.
II. A Antropologia revela a existência de múltiplos significados para as maneiras de agir, ser e pensar da humanidade, mostrando diversas possibilidades de convivência social.
III. As Ciências Sociais trabalham com uma lente multifuncional que isola a individualidade da origem social para a melhor compreensão dos fenômenos educacionais.
IV. A orientação do olhar por meio da Sociologia e da Antropologia é essencial para que a prática educacional tenha a análise social como norteadora.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A teoria marxista defende que a desigualdade social é natural e decorre da meritocracia entre os indivíduos.
Segundo Marx, a luta de classes só aparece no capitalismo, não existindo nos modos de produção anteriores.
Marx compreendia que o trabalho medeia a relação do ser humano com a natureza e com outros seres humanos.
Para Marx, todos os modos de produção ao longo da história humana permitiram igualdade entre as classes sociais.
Marx afirmava que o trabalho era secundário para o desenvolvimento da sociedade, pois o progresso vem apenas da tecnologia.
A história da educação brasileira revela transformações significativas conforme os contextos políticos e sociais. Da Pedagogia Nova à Pedagogia Tecnicista e, posteriormente, à Pedagogia Histórico-Crítica, diferentes concepções de ensino marcaram épocas distintas. A redemocratização intensificou a busca por uma educação mais crítica e transformadora.
Fonte: SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da educação. Maringá: UniCesumar, 2022.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir sobre as tendências pedagógicas no Brasil:
I. A Pedagogia Nova surgiu como proposta de renovação dos modelos escolares tradicionais no início do século XX.
II. A Pedagogia Tecnicista foi adotada durante o Regime Militar, com foco na formação prática e funcional do estudante.
III. A redemocratização no Brasil impulsionou a valorização de uma educação voltada à crítica social e à transformação, com base na Pedagogia Histórico-Crítica.
IV. Paulo Freire foi um dos principais expoentes da Pedagogia Tecnicista, influenciando fortemente a formação educacional durante o Regime Militar.
É correto o que se afirma em:
IV, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre o pensamento marxista, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Na perspectiva marxista, a educação na sociedade capitalista funciona como um instrumento de manutenção da dominação de classe, reproduzindo as relações de poder existentes entre dominantes e dominados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
\”A maior preocupação da etnografia é obter uma descrição densa, a mais completa possível, sobre o que um grupo particular de pessoas faz e o significado das perspectivas imediatas que eles têm do que eles fazem; esta descrição é sempre escrita com a comparação etnológica em mente. O objeto da etnografia é esse conjunto de significantes em termos dos quais os eventos, fatos, ações, e contextos, são produzidos, percebidos e interpretados, e sem os quais não existem como categoria cultural. Esses conjuntos de significantes nos apresentam como estruturas inter-relacionadas, em múltiplos níveis (OGBU, 1981) de interpretação.\”
I. A etnografia busca fornecer uma descrição detalhada e abrangente das atividades e significados de um grupo específico.
II. A comparação é um elemento essencial na elaboração das descrições etnográficas.
III. Os significados atribuídos aos eventos e ações são fundamentais para entender como esses elementos se constituem como categorias culturais.
IV. A etnografia é menos preocupada com a interpretação dos significados e mais focada na coleta de dados objetivos.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
Com base no excerto, qual é a principal relação estabelecida entre filosofia e história no contexto educacional?
A filosofia oferece condições para o desenvolvimento da consciência crítica, transformando experiência vivida em compreendida, enquanto a história contextualiza as concepções teóricas que direcionam as práticas educacionais.
A história determina exclusivamente as práticas pedagógicas, enquanto a filosofia serve apenas como ornamento teórico sem aplicação prática na educação.
A filosofia e a história competem entre si na formação docente, sendo necessário escolher uma das duas abordagens para fundamentar a prática educativa.
A filosofia e a história são campos independentes que não se relacionam com a prática educativa, sendo estudadas separadamente na formação docente.
A relação entre filosofia e história é meramente cronológica, servindo apenas para organizar temporalmente o desenvolvimento das teorias educacionais.
Os fatos sociais, para Durkheim, são construções individuais que desaparecem com a morte dos sujeitos.
Durkheim considerava os fatos sociais como invenções subjetivas que surgem da vontade de cada indivíduo.
Segundo Durkheim, só podemos considerar um fato social se ele estiver registrado formalmente em leis ou documentos públicos.
Os fatos sociais são regras impostas por autoridades políticas que se renovam com o tempo e dependem da consciência individual.
Durkheim via os fatos sociais como estruturas externas ao indivíduo, que influenciam sua conduta independentemente da sua vontade.
\”A educação é o ato de depositar, de transferir, de transmitir valores e conhecimentos, não se verifica nem pode verificar se esta superação. Pelo contrário, refletindo a sociedade opressora, sendo dimensão da \”cultura do silêncio\”, a \”educação\” \”bancária\” mantém e estimula a contradição. Daí, então, que nela:
a) o educador é o que educa; os educandos, os que são educados;
b) o educador é o que sabe; os educandos, os que não sabem;
c) o educador é o que pensa; os educandos, os pensados;
d) o educador é o que diz a palavra; os educandos, os que a escutam docilmente;
e) o educador é o que disciplina; os educandos, os disciplinados;
f) o educador é o que opta e prescreve sua opção; os educandos, os que seguem a prescrição;
g) o educador é o que atua; os educandos, os que têm a ilusão de que atuam, na atuação do educador;
h) o educador escolhe o conteúdo programático; os educandos, jamais ouvidos nesta escolha, se acomodam a ele\”.
educação bancária, apoia.
educação bancária, critica.
educação libertadora, critica.
educação libertadora, apoia.
educação revolucionária, critica.