Conforme Tanamashi (2003) e outros autores ressaltam, o papel fundamental do psicopedagogo na formação e inclusão da pessoa com deficiência, este profissional em colaboração coma equipe pedagógica da escola direcionar procedimentos adequados para o atendimento educacional especializado.
Com relação à prática psicopedagógica na educação inclusiva e ao atendimento educacional especializado, analise as afirmativas a seguir:
I. O psicopedagogo, atuando de forma colaborativa com a equipe pedagógica, contribui para a construção de práticas educativas que promovem o pensamento crítico e a inclusão.
II. A principal função do psicopedagogo é diagnosticar dificuldades cognitivas e aplicar exercícios padronizados para todos os alunos com deficiência.
III. A atuação psicopedagógica inclui o apoio ao professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), buscando eliminar barreiras ao processo de ensino-aprendizagem.
IV. A prática psicopedagógica na educação inclusiva deve considerar a individualidade do aluno e buscar estratégias que promovam sua participação ativa no ambiente escolar.
É correto o que se afirma em: