MAPA – RH – NOÇÕES DE GESTÃO FINANCEIRA – 51/2024
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina! Para isso, você precisa cumprir três etapas a saber:
Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio;
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema da atividade;
Terceira etapa: REALIZAR e ENVIAR a atividade solicitada.
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO – Leitura do texto de apoio
[…] A rotatividade de pessoal acontece por muitos fatores. Logo, quando a gestão de RH percebe que essas motivações estão se repetindo, é hora de traçar estratégias para conter essas questões. Veja, a seguir, os tipos de turnover e suas motivações.
- Funcional: O turnover funcional acontece quando o profissional que apresenta baixo rendimento solicita o desligamento da empresa. Essa é uma oportunidade para a organização contratar um colaborador mais engajado e que esteja apto para apresentar resultados mais relevantes, sem que para isso seja necessário custear a rescisão do empregado.
- Disfuncional: O turnover disfuncional é o contrário do funcional, ou seja, um funcionário com alto rendimento pede o desligamento da empresa. Essa é uma situação preocupante, pois revela que a companhia não foi capaz de reter esse talento. Isso deve ser avaliado com critério, pois pode revelar más condições de trabalho, benefícios abaixo do praticado por empresas do mesmo segmento, entre outras questões. Com isso, a empresa perde em várias escalas: tanto em níveis de inovação, conhecimentos e habilidades, quanto financeiramente.
- Voluntário: Esse tipo de rotatividade de pessoal acontece quando o profissional pede o desligamento da empresa e também pode revelar problemas na gestão da empresa. É mais comum entre executivos e pode ser motivado não apenas pelos salários, mas também pelos baixos benefícios oferecidos pela companhia. Também pode ser motivado por falta de perspectiva de ascensão na carreira ou por conflitos internos.
- Involuntário: Esse tipo de desligamento acontece por iniciativa da empresa. Dessa forma, é o tipo de turnover mais caro, já que organização terá de arcar com todos os custos dos direitos trabalhistas. O turnover involuntário pode acontecer por várias motivações, entre elas: dificuldades financeiras da empresa; falhas no processo de recrutamento e seleção; conflitos com colegas ou liderança; baixo desempenho do profissional; e justa causa.
O turnover nas organizações envolve custos com o pagamento da rescisão e perda de talentos. Mas não é só isso. Para repor esses talentos, a companhia precisa realizar um novo processo seletivo, que pode levar semanas. Depois, é preciso treinar os contratados. Além disso, o período de integração também envolve custos e pode ser oneroso para as empresas, já que o novo colaborador está se inteirando acerca das novas atividades e ainda não consegue oferecer o seu máximo rendimento no trabalho.
Nesse cenário, conhecer os tipos de turnover ajuda a compreender, porque eles ocorrem e suas consequências para a empresa. A partir dessas constatações, é possível fazer uma reflexão para a melhoria dos processos de retenção de talentos, que vai desde o processo de recrutamento e seleção até as ações de valorização do colaborador e melhores condições de trabalho.
Dessa forma, é possível criar e mudar políticas, além de traçar estratégias para uma melhor Gestão de Pessoas, o que também colabora para o alcance das metas […]
KENOBY. Como evitar o turnover e quais os seus impactos nas empresas. Disponível em: https://kenoby.com/blog/como-evitar-o-turnover/. Acesso em: 13 dez. 2021.
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE – Situação Problema
A Hosplan é uma empresa fundada 1990, que iniciou o seu negócio como operadora de saúde. A empresa foi fruto da iniciativa de dois irmãos que viram a possibilidade de crescimento nesse amplo mercado. Além de operar planos de saúde, a Hosplan possui um hospital próprio que atende diversas especialidades e procedimentos. A empresa hoje possui cerca de 1.000 funcionários e um faturamento médio de 10 milhões por mês. No entanto, devido alguns problemas de gestão, a empresa foi assumida pelas filhas dos fundadores e está passando por uma grande reestruturação.
A partir da nova gestão ocorreu uma abrupta mudança na cultura organizacional e, consequentemente, um grande descontentamento por parte dos colaboradores. Toda essa situação desencadeou uma série de desligamentos (voluntários e involuntários) e, consequentemente, o crescimento do Turnover. Sendo assim, analise os dados da Hosplan a partir do período de reestruturação da empresa:
Dados gerais:
Meses | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto |
Total de Funcionários | 1.110 | 1.101 | 1.081 | 1.039 | 991 |
Número de Admissão | 6 | 10 | 6 | 12 | 15 |
Número de Demissão | 15 | 30 | 48 | 60 | 66 |
Número Desligamento Voluntário | 3 | 3 | 6 | 30 | 54 |
Número Desligamento Involuntário | 12 | 27 | 42 | 30 | 12 |
Fonte: Elaborado pelo autor, 2021.
Turnover:
Meses | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto |
Turnover Total | 0,95% | 1,82% | 2,50% | 3,46% | 4,09% |
Meses | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto |
Turnover Voluntário | 0,27% | 0,27% | 0,56% | 2,89% | 5,45% |
Meses | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto |
Turnover Involuntário | 1,08% | 2,45% | 3,89% | 2,89% | 1,21% |
Fonte: Elaborado pelo autor, 2021.
Com base nos dados acima, responda as questões:
- a) Explique como se comportou o turnover – total, voluntário e involuntário – ao longo desse período.
- b) Caso você fosse gerente de Recursos Humanos da empresa, descreva as possíveis medidas que você tomaria para reduzir o turnover.
TERCEIRA ETAPA: AÇÃO – Realização e envio da atividade:
Agora que você já compreendeu como a atividade deverá ser desenvolvida é hora de colocar a mão na massa. Contudo, não se esqueça de que:
– O “Formulário Padrão Mapa” está disponível no Material da Disciplina (faça o download e preenchimento conforme solicitado).
– É necessário salvar o arquivo em seu computador e enviar no campo “selecionar arquivo”, no ícone do MAPA.
– O arquivo é enviado apenas uma vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado e que você está enviando o arquivo correto.
Agora é com você. Bons estudos!