Os pilares da Política Nacional de Medicamentos (PNM) são a garantia de acesso aos medicamentos essenciais e seu uso racional. A criação da PNM veio de encontro a uma crescente ampliação dos serviços de saúde decorrentes da implantação e desenvolvimento do SUS. O aumento da oferta de serviços gerou, consequentemente, um aumento na demanda pelo acesso aos medicamentos, principal ferramenta terapêutica empregada.
Esse cenário conduziu à reorientação da Assistência Farmacêutica, que era voltada somente à aquisição e distribuição de medicamentos, passando a ser reorientada de modo a desenvolver nas três esferas de governo ações que promovam o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, devendo estar fundamentada na descentralização da gestão, na promoção do uso racional de medicamentos, na otimização e na eficácia do sistema de logística de distribuição em todo setor público, implementar mecanismos de redução de preços dos produtos para facilitar o acesso aos medicamentos. Para tanto, a gestão da Assistência Farmacêutica encontra-se organizada na forma de um ciclo constituído de várias etapas, nas quais o papel do farmacêutico é imprescindível (Pereira, 2022).
Fonte: PEREIRA, J. G. Assistência Farmacêutica. Centro Universitário de Maringá. Maringá: Unicesumar, 2022.
1) Elabore uma representação esquemática (figura) do Ciclo da Assistência Farmacêutica, indicando cada uma de suas etapas. Você pode utilizar a ferramenta “SmartArt” do Office, ou, caso preferir, desenhar e inserir a foto no arquivo.
2) Explique brevemente cada etapa do Ciclo de Assistência Farmacêutica.