1ª QUESTÃO
O nosso Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado a partir da Constituição Federal de 1988, a Lei nº 8.080/90,
partindo do princípio de que Saúde é um direito de todos e dever do Estado, além dos movimentos sociais
que pressionava o governo para que o país tivesse uma saúde gratuita em que todos os cidadãos tivessem
acesso, independentemente de ter carteira assinada ou não.
Assim, o SUS é efetivado a partir dos princípios doutrinários:
ALTERNATIVAS
Integralidade, Equidade e Universalidade.
Saúde para todos, Equidade e Igualdade.
Integralidade, Universalidade e Saúde Coletiva.
Integralidade, Reforma Sanitária e Universalidade.
Saúde pública e gratuita, Integralidade das ações e Universalidade.
2ª QUESTÃO
Logo após o descobrimento do Brasil, mesmo de forma precária, as ações de saúde já foram iniciadas na
colônia. A transmissão de doenças nesse período era crescente, pois as condições de higiene eram precárias,
com isso muitas epidemias surgiram e providências foram tomadas a respeito dessa situação com a criação
de estratégias, leis e departamentos para a melhoria das condições de saúde e de vida da população.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. A Lei Eloi Chaves, em 1923, criou as caixas de pensão que se transformaram em institutos, como o
Instituto de Aposentadoria e Pensão (IAP), para que a classe trabalhadora pudesse receber assistência em
saúde.
II. Em 1930, foi criado o Departamento Nacional de Saúde Pública, com a proposta de desenvolver o
sanitarismo, a higiene industrial e assistência as crianças e suas mães.
III. Oswaldo cruz foi um médico sanitarista que marcou as ações de prevenção e imunização no país.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
3ª QUESTÃO
Os transtornos tratados na APS são de responsabilidade da equipe de saúde, considerando os princípios do
SUS, a longitudinalidade e a resolubilidade. Por isso, quando se refere ao atendimento às crianças e aos
adolescentes, deve-se considerar o contexto familiar, socioeconômico e o apoio das escolas no manejo da
criança com transtorno mental. As demandas se dão tanto pela família quanto pela escola, em situações, em
sua maioria, comportamentais da criança.
MINCOFF, Raquel Cristina Luis. Saúde e Educação. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021, p.95.
Sobre a possibilidades de atuação da equipe de saúde, nesse contexto da saúde mental, analise as
afirmações a seguir, considerando (V) como verdadeiras e (F) como falsas:
I) Realizar avaliação e diagnóstico adequados dos transtornos mentais em crianças e adolescentes.
II) Fornecer orientação e apoio aos familiares, oferecendo informações sobre os transtornos e estratégias de
manejo.
III) Desenvolver um plano de tratamento coletivo, considerando as necessidades específicas de cada criança
ou adolescente.
IV) Encaminhar para profissionais especializados, quando necessário, como psicólogos, psiquiatras ou
terapeutas.
Observando as afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, F, V.
V, V, V, V.
F, V, V, F.
F, V, F, F.
V, F, V, F.
4ª QUESTÃO
Sobre as ações do SUS e sua relação com a Escola, analise os textos a seguir.
Texto 1: Ao incorporar o tema da saúde em seu projeto político-pedagógico, a escola passa a promover
ações educativas em saúde que levam à reflexão sobre o que é ter uma vida saudável. É por meio dessa
reflexão, a partir da realidade, que as pessoas vão descobrindo que é impossível falar de saúde sem pensar
nas condições de moradia, de trabalho, na alimentação, na educação, nos serviços de saúde, no lazer, na
forma como nos relacionamos com as pessoas, na forma como protegemos a natureza e o meio ambiente,
na força da nossa organização, na decisão política, enfim, nas condições de vida da comunidade.
BRASIL. Ministério da Saúde. A educação que produz saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2005, p. 8.
Texto 2: No contexto do PSE, desde 2012 é lançada a Semana Saúde na Escola, uma mobilização nas
escolas em que as equipes de saúde e as equipes de educação atuam de forma integrada para abordar uma
temática definida a cada ano. A intenção é aproximar os profissionais da atenção primária à saúde e os
profissionais da educação básica das escolas da rede pública de ensino, a partir das ações de promoção e
de prevenção de agravos à saúde, realizadas durante essa semana, permitindo que a interação se torne
parte do cotidiano da escola. A participação dos municípios na Semana Saúde na Escola é voluntária.
BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Saúde na Escola (FAQ). Disponível em:
https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/pse. Acesso em: 15/05/2023.
Sobre a atuação da escola no Programa Saúde na Escola (PSE), assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A escola deve promover ações de promoção e de prevenção de agravos à saúde apenas durante a Semana Saúde na
Escola.
A escola ao adotar o PSE promove ações educativas em saúde que levam à promoção de uma vida mais saudável.
A Semana Saúde na Escola é uma obrigação para todas as escolas da rede pública de ensino.
A participação dos profissionais da saúde no PSE é limitada à Semana Saúde na Escola.
As ações de prevenção de doenças do PSE são exercidas apenas nas escolas.
5ª QUESTÃO
Pedro é uma criança de 8 anos bem ativa e inteligente. Sempre atento na sala de aula, gosta também de
brincar com os colegas e interagir com os professores. Mas nos últimos dias na escola, sua professora
percebeu que Pedro anda muito calado, sonolento e desatento às aulas. A professora então, decidiu
perguntar ao aluno o que ocorria e Pedro relatou que já fazia um tempo que sentia uma dor de dente e que
agora estava aumentando e que estava tomando muito remédio todos os dias para melhorar, pois a mãe
não podia levá-lo ao dentista no postinho.
Elaborado pelo professor, 2022.
Como foi visto na unidade III do nosso material didático, sabemos que existem estratégias e ações
protetivas e promotoras da saúde de responsabilidade da equipe de saúde, com o apoio da escola, para
amenizar esses problemas. Sobre essas ações, analise as afirmativas a seguir:
I. Aplicação tópica de flúor, pela equipe de saúde nas UBS e, quando necessário, ações pontuais na escola.
II. A Higiene bucal supervisionada visando ao controle das cáries que pode ser realizada pela equipe de
saúde, na UBS, por meio de orientação para a escovação e estímulo ao autocuidado.
III. Saúde bucal e auto-cuidado devem ser pedagogicamente trabalhados, por meio de atividades, como
oficinas de saúde, teatro, discussões dialogadas, cartazes, enfim, recursos didáticos pedagógicos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
6ª QUESTÃO
Texto 1: O atendimento escolar em hospitais, centros de reabilitação ou instituições de saúde, em geral,
exige as mesmas competências pedagógicas necessárias para se trabalhar com crianças e adolescentes em
escolas. Apesar disso, é preciso compreender condições clínicas e lidar com limitações especiais, como
dificuldades de locomoção, imobilização parcial, horários de administração de medicamentos, reações
colaterais e, à vezes, indisposição.
Disponível em: <https://lunetas.com.br/educacao-hospitalar-toda-crianca-tem-o-direito-de-aprender/>
Acesso em: 16/05/2023.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Docência hospitalar é um grande desafio, exige dos profissionais a capacidade de escutar de forma
assertiva, compreender as fragilidades do educando e aprender a ensinar em um espaço escolar não formal
e cheio de especificidades.
PORQUE
II. O educando precisa conviver com a fragilidade da sua doença ou limitações e ao mesmo tempo ter
motivação para aprender novos saberes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
7ª QUESTÃO
A Síndrome de Burnout, tratada no livro Saúde mental no trabalho: da teoria à prática (2010), é apresentada
como um distúrbio psíquico com sintomas de exaustão extrema e estresse resultante de situações de
trabalho desgastante que geralmente demandam muita competitividade ou responsabilidade. Os
profissionais das áreas de educação e saúde estão entre os mais atingidos.
Com base no texto acima, avalie as afirmativas:
I. O estresse no ato de ensinar dificilmente será eliminado, pois é parte da rotina do profissional da
educação. O importante é capacitar e orientar os docentes a desenvolverem estratégias para extravasar o
excesso de carga emocional e física geradas neste ambiente.
II. As práticas integrativas e complementares oferecidas pelo SUS como auriculoterapia (estímulo de
sensações por meio de pressão em pontos distribuídos na orelha externa), Medicina Tradicional Chinesa
(MTC) (sistema médico integral que considera os elementos da Teoria Yin-Yang para o equilíbrio entre corpo
e mente), podem ser usadas como forma de prevenção a Síndrome de Burnout nos profissionais da
educação.
III. A Síndrome de Burnout é um processo de enfraquecimento decorrente de um período prolongado de
estresse profissional. O termo Burnout é a junção de burn (queima) e out (exterior), significando exaustão
emocional, fadiga, frustração, desajustamento.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
8ª QUESTÃO
A educação em espaços não escolares vem confirmar um novo espaço de atuação do pedagogo, com uma
visão redefinida de atuação desse profissional. A pedagogia não escolar tem origem nos vínculos entre
educação e economia e nas mudanças recentes advindas do capitalismo: em um mundo que assiste a
intensas transformações tecnológicas em vários campos, como a informática, a microeletrônica, a
bioenergética, entre outros, fazem-se necessários, no processo produtivo, novos sistemas de organização do
trabalho, mudanças no perfil profissional e novas exigências de qualificação dos trabalhadores.
Baseado no texto acima, assinale a alternativa correta que possui práticas da educação informal:
ALTERNATIVAS
Igreja
Escola
Hospital
Empresas
Experiências da vida familiar
9ª QUESTÃO
Pesquisas revelam que os transtornos mentais, como os transtornos de ansiedade, depressão e uso de
substâncias, afetam uma em cada três pessoas ao longo da vida, causando impacto emocional e econômico
consideravelmente maior se comparados a outros problemas de saúde bastante conhecidos, como as
doenças cardiovasculares e até o câncer. Neste contexto, a maioria das pessoas cresce recebendo
informações sobre como evitar doenças sexualmente transmissíveis e a importância de cuidar da saúde
física, mas não é educada a compreender a saúde mental em seus aspectos positivos e negativos.
Kutcher, S; Wei, Y, Estanisiau, G. Educação em saúde mental: uma nova perspectiva. 2014
No que se refere ao papel do professor com relação aos transtornos mentais entre os escolares podemos
afirmar:
I. Precisa ser capacitado para fazer o diagnóstico em sala de aula e sugerir o melhor tratamento, uma vez
que passa a maior parte do tempo com a criança e o adolescente.
II. Tem papel fundamental na hora de observar que algum comportamento do escolar não está adequado
com seu desenvolvimento, informando a coordenação e os pais para que o aluno seja encaminhado à rede
de saúde para um diagnóstico e, se for o caso, iniciar um tratamento.
III. Deve conhecer a rede de saúde do seu município e os serviços na comunidade que prestam atendimento
a crianças e adolescentes para orientar os pais a buscarem ajuda.
IV. Juntamente com a escola, devem criar medidas e programas que estimulem a promoção da saúde, a
detecção e intervenções precoces para reduzir a gravidade dos casos, e melhorar a qualidade de vida dos
escolares.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
10ª QUESTÃO
Diferentes profissionais atuam no Programa Saúde na Escola (PSE) e realizam a integração entre os campos
da saúde e da educação. Essa equipe multiprofissional trabalha na promoção, prevenção e atenção à saúde
das crianças na escola.
Sobre as competências desses profissionais, avalie as afirmações a seguir e considere (V) para verdadeiras e
(F) para falsas:
I. O médico é responsável por acompanhar clinicamente a criança na UBS, além de encaminhá-la para outras
especialidades, caso seja necessário.
II. Enfermeiros avaliam as condições clínicas e psicossociais das crianças e podem indicar acompanhamento
médico, além do mais, podem aferir a pressão, aplicar e monitorar as reações adversas das vacinas.
III. Profissionais de educação não fazem parte do Programa Saúde na Escola.
IV. O Cirurgião dentista é responsável por acompanhar a saúde bucal das crianças.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
F, F, V, V.
V, F, V, F.
F, V, F, V.
V, V, V, V.
V, V, F, V