“Por ser uma ciência, a Psicopedagogia não é \”engessada\” enquanto prática, em um modelo pré-concebido. Se, no início, o olhar estava voltado para as dificuldades de aprendizagem, sua preocupação atual encontra-se na compreensão do processo de aprendizagem, dentro e fora do contexto escolar, considerando toda influência de fatores físicos, emocionais, psicológicos, pedagógicos, sociais e culturais” (BARBOSA, 2021).
Fonte: BARBOSA, A. B. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá – PR: Unicesumar, 2021.
\”Dessa maneira, o pedagogo pode atuar em campos que se estendem desde a construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis, ONGs, mídia, instituições de capacitação profissional, empresas, museus, hospitais e tantos outros, agregando suas experiências e favorecendo o desenvolvimento e a superação.\” (BARBOSA, 2021).
Fonte: BARBOSA, A. B. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá – PR: Unicesumar, 2021.
Considerando os textos apresentados e as especificidades do trabalho psicopedagógico, analise as afirmativas a seguir.
I. O psicopedagogo precisa desenvolver sua atuação de maneira crítica e reflexiva em dinâmicas grupais para ser possível compreender os impactos do ambiente e das interações sobre o processo de aprendizagem.
II. A psicopedagogia é um campo exclusivo da clínica, sem significativa aplicação em outros espaços sociais.
III. É necessário que o trabalho do psicopedagogo tenha um respaldo teórico-científico, a fim de consolidar um trabalho ético, efetivo e possível de adaptado em outros espaços de intervenção.
IV. O psicopedagogo deve orientar o processo de ensino-aprendizagem, de maneira a contribuir com a transmissão do conhecimento e o desenvolvimento pessoal e coletivo.
V. O psicopedagogo não deve realizar orientações do campo educacional, vocacional e institucional, devendo limitar-se à intervenção individual.
É correto o que se afirma em: