MAPA – FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES – 51_2025
Olá, caro estudante!
Nessa atividade MAPA, você será desafiado a resolver problemas práticos utilizando lógica digital. Para cada situação, será necessário escrever uma expressão lógica que represente o comportamento do sistema, utilizando operadores lógicos como AND, OR e NOT. Em seguida, você deverá construir a tabela verdade correspondente, mostrando todas as possíveis combinações de entradas e os resultados das saídas.
Proposta da Atividade:
A seguir, você encontrará uma série de problemas práticos que envolvem sistemas automáticos. Para cada problema, você deverá:
Escrever a expressão lógica: utilizando os operadores lógicos (AND, OR, NOT), escreva a expressão que representa as condições para o funcionamento do sistema.
Construir a tabela verdade: preencha a tabela verdade considerando as variáveis de entrada, mostrando todas as combinações possíveis de entradas e os resultados da saída.
Objetivo da Atividade:
O objetivo dessa atividade é aplicar os conceitos de lógica digital em situações do cotidiano. Você será desafiado a escrever expressões lógicas para sistemas práticos, representando-os com operadores lógicos como AND, OR e NOT, e a construir tabelas verdade para cada expressão. A atividade busca desenvolver sua habilidade de modelar e analisar sistemas lógicos.
Solucione os problemas a seguir conforme explicado na proposta da atividade:
Problema 1: Sistema de Irrigação Automática
Um sistema de irrigação automática ativa o sprinkler (S) sob as seguintes condições:
Não houve chuva (R) e o solo está seco (D).
Ou a temperatura (T) está acima de 30 °C.
Escreva a expressão lógica que determina quando o sistema será ativado.
Construa a tabela verdade para os valores de entrada R, D, e T.
Problema 2: Controle de Tráfego em um Cruzamento
Em um cruzamento, o semáforo verde (G) será ativado para a direção Norte-Sul nas seguintes condições:
Não há veículos na direção Leste-Oeste (L).
Ou há veículos na direção Norte-Sul (N) e o botão de pedestre não foi pressionado (P).
Escreva a expressão lógica para o funcionamento do semáforo verde.
Construa a tabela verdade para L, N, e P.
Problema 3: Sistema de Aquecimento
Um sistema de aquecimento liga o aquecedor (H) se:
A temperatura (T) está abaixo de 20°C e o termostato (E) está ligado.
Ou o modo manual (M) está ativado.
Escreva a expressão lógica para ligar o aquecedor.
Construa a tabela verdade considerando T, E, e M como entradas.
Problema 4: Portão Automático de Garagem
O portão automático abre (G) quando:
O controle remoto (C) é pressionado.
Ou o botão interno (B) é pressionado e o sensor de segurança (S) não detecta obstáculos.
Escreva a expressão lógica que define o comportamento do portão.
Construa a tabela verdade para C, B, e S.
Problema 5: Sistema de Ventilação Inteligente
Um sistema de ventilação liga o ventilador (V) nas seguintes condições:
A temperatura (T) está acima de 28°C ou o nível de umidade (U) está acima de 70%.
E o sensor de qualidade do ar (Q) detecta baixa qualidade do ar.
Escreva a expressão lógica para ligar o ventilador.
Construa a tabela verdade para T, U, e Q.
Problema 6: Sistema de Controle de Entrada em um Cofre
Um cofre abre (O) somente se:
A senha correta (S) foi inserida e a biometria (B) é válida.
Ou se o modo de emergência (E) foi ativado.
Escreva a expressão lógica para o sistema de abertura do cofre.
Construa a tabela verdade para S, B, e E.
Problema 7: Alarme Residencial
Um alarme dispara (A) quando:
A porta (P) ou a janela (W) está aberta.
E o sistema está ativado (S).
Escreva a expressão lógica para o sistema de alarme.
Construa a tabela verdade considerando P, W, e S como entradas.
Como entregar a atividade:
A atividade deverá ser produzida em um arquivo do tipo TEXTO, conforme TEMPLATE anexado no MATERIAL DA DISCIPLINA, disponibilizado no Studeo, e DEVE ser entregue com a extensão (.PDF ou .DOC). Depois, deve ser anexado no ambiente da Atividade no STUDEO.
Dicas para realizar a atividade:
Durante as aulas, o professor fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades. Assim, é de suma importância participar das aulas ao vivo ou assisti-las posteriormente.
Assista às aulas conceituais da disciplina.
Orientações importantes:
– Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Arquivos > Material da Disciplina ou no Fórum da Disciplina.
– Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme as normas da Instituição de Ensino.
– Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
– Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
– Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
– Anexe o arquivo na atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o trabalho, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
Boa atividade!