MAPA – HIST – HISTÓRIA MEDIEVAL – 51_2025
Durante a Idade Média, a Península Ibérica foi palco de intensas interações culturais entre cristãos, muçulmanos e judeus. Esse período, conhecido como convivência, foi marcado por colaborações no campo do conhecimento, como a transmissão de textos científicos árabes para o latim, além de trocas artísticas e arquitetônicas. No entanto, também houve episódios de intolerância, como expulsões e conversões forçadas. Essa experiência complexa oferece um rico material para discutir a construção da convivência intercultural e os desafios da tolerância e do respeito em sociedades diversas.
A interação entre diferentes culturas é um tema que proporciona reflexões fundamentais para o ensino de História, especialmente no que diz respeito à Idade Média. A Península Ibérica foi um espaço de convivência entre cristãos, muçulmanos e judeus, com trocas culturais e tensões políticas. Diante dessas características analise a situação problema a seguir:
“Você é professor de História em uma turma do Ensino Médio e precisa planejar uma aula prática que conecte os alunos com o legado cultural deixado pelos muçulmanos na Península Ibérica durante a Idade Média. A aula deve destacar como os conhecimentos transmitidos e desenvolvidos pelos muçulmanos moldaram aspectos da ciência, da arquitetura e da filosofia ocidentais. Seu desafio é planejar uma atividade prática que leve os alunos a explorar a importância das interações entre as culturas islâmica e cristã na Península Ibérica, destacando contribuições como a arquitetura de influência mourisca (ex.: Alhambra), a transmissão de textos científicos árabes (ex.: obras de Avicena e Averróis) e o desenvolvimento do pensamento europeu medieval. A atividade deve estimular a análise crítica sobre como esses legados ainda influenciam o mundo contemporâneo”
Diante desta situação problema, crie um texto explicando esta atividade prática, incluindo os objetivos específicos, recursos necessários, etapas do desenvolvimento e critérios de avaliação. Apresente também como você situaria a aula no contexto dos debates contemporâneos sobre diversidade e tolerância.
Para dar suporte a seu texto utilize o seguinte material:
– Contributos da cultura muçulmana para a cultura ibérica. 2021. Acesso em: https://ensina.rtp.pt/explicador/contributos-da-cultura-muculmana-para-a-cultura-iberica/
Atenção!
Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização.
– Primeiro passo: realize uma leitura atenta dos materiais indicados e que também estão disponíveis na pasta Material da disciplina.
– Segundo passo: assista ao vídeo explicativo para a realização do MAPA, disponível na Sala do café.
– Terceiro passo: elabore um texto dissertativo com base nos questionamentos apresentados no enunciado. Seu texto deve conter no máximo 2 laudas (páginas), considerando as referências bibliográficas. Lembre-se, seu texto não pode conter sinopses da internet. Deve ser escrito com suas próprias palavras.
– Quarto passo: realize uma correção ortográfica em seu texto e o copie no template (modelo padrão obrigatório), disponível na pasta Material da disciplina.
– Quinto passo: anexe o arquivo no campo destinado para o envio da atividade. Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar (após “Finalizar”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
Bom trabalho!