PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DE INDICADORES – 51/2024

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DE INDICADORES – 51/2024

 

QUESTÃO 1

A escolha das métricas mais importantes e da classificação a ser seguida depende do mercado no qual a empresa está inserida, da sua realidade, do tamanho e da estrutura para

realizar as medições e do momento do negócio. 

Em qualquer classificação de indicadores, teremos indicadores financeiros e não financeiros. Por exemplo, para o sistema de indicadores que monitora o processo de “saída – clientes”, podemos ter o indicador financeiro “retorno sobre vendas” (% de lucro líquido em relação às vendas líquidas) e um indicador não financeiro de “fidelização” (preferência do cliente).

 

FACCO, Giuliani. Estudo Contemporâneo e Transversal – Gestão de Indicadores. Santa Catarina: Arqué, 2023. p. 19 e 20. (adaptado)

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

Os indicadores financeiros e não financeiros podem ser compostos por medidas operacionais e táticas, considerados, ao fim, indicadores estratégicos para uma dada empresa.

 

PORQUE

 

A combinação desses indicadores pode gerar um indicador-chave de desempenho, abrangendo mais de uma classificação de indicadores.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

QUESTÃO 2

Imagine um universo de dados, um emaranhado de informações sobre diversos aspectos de um projeto, equipe ou organização. Como navegar nesse labirinto e entender o que realmente importa? É aí que entram os indicadores de desempenho, como faróis que guiam a compreensão e a comunicação.  Em vez de se afogar em dados brutos, os indicadores transformam essa complexidade em medidas simples e objetivas. São números, gráficos e outros formatos que traduzem o desempenho em termos claros e fáceis de entender.
 

​Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do Desempenho Organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 

​Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 

  1. A quantidade de produtos que uma determinada máquina é capaz de embalar durante um período é um exemplo de indicador de capacidade. 

 

PORQUE 

 

  1. Os indicadores de capacidade avaliam a capacidade de um processo de resposta.

    ​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

 

QUESTÃO 3

Em uma startup, a equipe de gestão está revisando seus processos de medição de desempenho para garantir que estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa. Eles estão cientes da importância de selecionar os indicadores corretos para avaliar o sucesso de suas estratégias. Durante uma reunião, surge a seguinte questão: Qual é a importância de relacionar os indicadores de desempenho com os objetivos estratégicos da empresa?

 

Elaborado pelo autor.

 

De acordo com o texto fornecido, assinale a opção correta que mostra a importância de relacionar os indicadores de desempenho com os objetivos estratégicos:

Alternativas

Alternativa 1:

Ajuda a criar um histórico das experiências e aprendizados para respaldar o gerenciamento futuro.

Alternativa 2:

Permite que a equipe de gestão tome decisões com base em informações precisas e alinhadas com a estratégia corporativa.

Alternativa 3:

Garante que o processo de elaboração de informações seja formalizado, evitando falhas e baixa qualidade de informações.

Alternativa 4:

Promove uma abordagem informal para a medição de desempenho, incentivando a flexibilidade e a criatividade na gestão.

Alternativa 5:

Simplifica o processo de avaliação de desempenho, tornando mais fácil para a equipe de gestão identificar os ajustes necessários.

 

QUESTÃO 4

Influência digital: o que é e para o que serve?

 

Influência digital é a capacidade de uma pessoa usar canais online para transformar opiniões e comportamentos, além de induzir outras pessoas a determinadas ações, como compras e hábitos de consumo.

 

Atualmente, marcas vêm experimentando o ambiente digital das redes sociais ao implementar diferentes estratégias nesse espaço. Nesse cenário, os influenciadores digitais entram como mais uma estratégia para potencializar as vendas de produtos e serviços.

 

Disponível em https://online.pucrs.br/blog/influencia-digital/. Acessado em 10 de março de 2024.

 

Há uma variedade de indicadores de desempenho projetados para atender diferentes metas organizacionais. A performance de uma empresa pode ser mensurada através de diversos ângulos: seja por projetos específicos, departamentos individuais, processos operacionais ou a organização como um todo. Contudo, independentemente do método de avaliação escolhido, todos eles visam um objetivo comum: a obtenção de RESULTADOS efetivos.

 

FACCO, Giuliani. Estudo Contemporâneo e Transversal – Gestão de Indicadores. Santa Catarina: Arqué, 2023. p 8. (adaptado)

 

O índice de influência digital é um indicador importante nos novos mercados que estão surgindo com o avanço da tecnologia, sobre este indicador de desempenho, assinale qual das seguintes opções melhor descreve o processo para determinar o valor médio de compra por cliente?

 

Alternativas

Alternativa 1:

Dividir o total de interações nas redes sociais pelo número de vendas.

Alternativa 2:

Somar o número de clientes e dividir pelo total de vendas.

Alternativa 3:

Calcular a média de visitas por cliente e multiplicar pelo total de vendas.

Alternativa 4:

Dividir o total de vendas pelo número de clientes que realizaram compras.

Alternativa 5:

Multiplicar o número de produtos vendidos pelo número de clientes.

 

QUESTÃO 5

As metas SMART são uma abordagem estruturada para definir objetivos que sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporizados. Esse método fornece um guia claro para estabelecer metas que sejam mais claras, alcançáveis e orientadas para resultados. 

 

​Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do desempenho organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 

 

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

  1. As metas SMART desempenham um papel de listas de verificação.

 

PORQUE

 

  1. As metas SMART são criteriosamente avaliadas face aos resultados que se desejam alcançar.

 

Assinale a alternativa correta: 

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

QUESTÃO 6

No mundo empresarial, a eficiência na execução de projetos e planos é fundamental para o sucesso organizacional. Para alcançar esse objetivo, é essencial contar com ferramentas e metodologias que proporcionem clareza, organização e direção. Nesse contexto, destaca-se o método 5W2H, uma abordagem estruturada e prática que ajuda a definir e implementar ações de forma eficaz. 

 

​Fonte: adaptado de: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do desempenho organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 

 

​Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

  1. A pergunta “Quem?” é uma das sete perguntas.

 

PORQUE

 

  1. O responsável pela ação deve ser indicado.

 

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

 

QUESTÃO 7

Indicadores desempenham um papel fundamental na avaliação e monitoramento do progresso em diversos contextos, sejam eles organizacionais, sociais ou individuais. Essas métricas fornecem insights valiosos sobre o desempenho, eficiência e eficácia de processos, projetos ou atividades. 

 

​Fonte: ENDEAVOR BRASIL. 5 indicadores de desempenho para medir seu sucesso. Endeavor, [s. l.], c2023. Disponível em: https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/indicadores-de-desempenho. Acesso em: 5 mar. 2024. 

 

Com base nessas informações e considerando que um indicador é formado de medida e métrica, analise as afirmativas a seguir:

 

  1. A métrica representa uma informação.
  2. A métrica é uma conclusão com base em dados finitos.

III. A medida é a quantificação de dados em um padrão e qualidade que são aceitáveis.

 

​É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

QUESTÃO 8

Um indicador de performance é uma métrica de valor mensurável que demonstra o quão eficientemente uma empresa está operando para conquistar seus objetivos. É uma medida que demonstra o nível de sucesso de uma companhia, setor, projeto ou funcionário em relação a alguma meta específica.

Os indicadores de performance de alto nível podem focar em pontos gerais do desempenho do negócio, enquanto os indicadores de baixo nível podem focar no desempenho de processos e departamentos em si.

 

Disponível em https://www.totvs.com/blog/negocios/indicadores-de-performance/. Acessado em 10 de marços de 2024.

 

Considerando os passos da construção de indicadores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

  1. Os efeitos das decisões, somente, são sentidos ou observados quando são revelados pela ótica dos resultados dos indicadores comparados aos padrões estabelecidos.

 

PORQUE

 

  1. Essa prática permite avaliar a eficácia das estratégias implementadas e ajustar o rumo das atividades de acordo com os resultados obtidos, promovendo uma abordagem baseada em dados para a tomada de decisões.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

QUESTÃO 9

No cenário empresarial dinâmico e competitivo de hoje, é crucial para as organizações entenderem e planejarem suas estratégias de negócios de forma eficaz. Uma ferramenta poderosa que vem ganhando destaque é o Business Model Canvas (BMC), desenvolvido por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. 

O BMC é uma estrutura visual que permite às empresas descrever, projetar, desafiar, inventar e reconfigurar seus modelos de negócios de maneira clara e concisa. Consiste em nove blocos principais que representam os componentes essenciais de qualquer modelo de negócio.

​Fonte: adaptado de: BPM CBOK: versão 3.0. Brasília, DF: ABPMP Brasil, 2013.

Com base nessas informações e considerando o Business Model Canvas, analise as afirmativas a seguir:

I. O Business Model Canvas divide-se em quatro áreas fundamentais.
II. Os parceiros-chave e as atividades-chave são elementos do Business Model Canvas.
III. A estrutura de custos e as fontes de renda são elementos do Business Model Canvas.
IV. As quatro áreas fundamentais do Business Model Canvas são: cliente, proposta de valor, infraestrutura e viabilidade financeira.

​É correto o que se afirma em: 

 

Alternativas

 

Alternativa 1:

IV, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

QUESTÃO 10

Quando se fala sobre gestão empresarial, um dos pontos mais discutidos é como traçar estratégias que sejam efetivas. Afinal, o desafio de qualquer gestor é fazer com que a empresa alcance resultados positivos. Mas para saber se o que foi planejado está sendo alcançado, ou se será necessário redefinir a rota e seguir um novo rumo, é preciso medir.  Sem a mensuração de indicadores fica impossível evidenciar a diferença entre o que foi planejado e o que foi efetivamente realizado.

 

Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/gestao-por-indicadores. Acesso em 10 de março de 2024.

 

Sobre a importância da gestão de indicadores em uma organização, avalie as afirmações a seguir.

 

  1. Com os avanços da tecnologia a gestão de indicadores se tornou apenas uma formalidade administrativa.
  2. A gestão de indicadores ajuda a monitorar o desempenho e a tomar decisões embasadas.

III. Nas grandes empresas, realizar uma gestão baseadas em indicadores, não tem impacto significativo nas operações da organização.

  1. Devido a sua complexidade e volume de informações a gestão de indicadores é útil apenas para grandes empresas, não para pequenos negócios.

 

​É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Home
Minha Conta
Carrinho
Downloads