PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DO CONHECIMENTO – 51/2024

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DO CONHECIMENTO – 51/2024

 

1ª QUESTÃO 

A Inteligência Competitiva (IC), é um instrumento utilizado para analisar e avaliar as informações que obtemos e identificar quais são as potenciais oportunidades e ameaças a fim de buscar soluções de forma inteligente e com vantagens competitivas ao mercado de atuação (ZANCHETT, 2016). 

 

Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal – Gestão do Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023. 

 

A partir da leitura do trecho acima e dos conhecimentos apresentados no livro, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

  1. A origem da inteligência competitiva remonta aos métodos empregados pelos órgãos de inteligência governamentais, cujo propósito principal era identificar e avaliar informações vinculadas à defesa nacional durante o período da Guerra Fria. 

PORQUE 

  1. A meta da Inteligência Competitiva é fortalecer a capacidade competitiva de uma empresa, realinhando seu modelo de negócio, objetivos, planejamentos, entre outros aspectos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 

 

ALTERNATIVAS 

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 

As asserções I e II são falsas. 

 

2ª QUESTÃO 

O Ensino a Distância (EAD), apresenta-se como um importante instrumento de intercâmbio e articulação de conhecimento e informações entre diferentes comunidades virtuais de aprendizagem, o que demonstra ser um grande potencial pedagógico. 

 

Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal – Gestão do Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023. 

 

A partir do texto acima e dos conhecimentos apresentados no livro sobre o ponto de convergência entre a Gestão do Conhecimento e o EAD, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

 

  1. O Ensino a Distância (EAD) é fundamentado na baixa utilização de tecnologia, isso impossibilita que alunos e suas atividades sejam conduzidos em locais e horários variados. 

PORQUE 

  1. A principal característica do EAD é o aprendizado autônomo, o qual requer uma disciplina, dedicação e responsabilidade bem maiores em comparação ao ensino presencial. 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 

 

ALTERNATIVAS 

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 

As asserções I e II são falsas. 

 

3ª QUESTÃO 

Pode-se dizer que a Gestão do Conhecimento, como hoje é entendida, foi uma decorrência de algumas mudanças significativas ocorridas no último milênio e na última década. A principal delas foi o surgimento da internet e o consequente aumento espetacular na capacidade humana de se comunicar, publicar e acessar informações, além de colaborar com pessoas em localidades muito distantes. Outras incluem a globalização, o aumento da velocidade de desenvolvimento de produtos, a explosão no volume de informações e o surgimento de modelos de negócio em rede (ZANCHETT, 2016). 

 

Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal- Gestão do Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023. 

 

Considerando o texto acima, e os estudos relacionados aos processos de gestão do conhecimento, avalie as afirmações a seguir: 

  1. O processo de gestão do conhecimento envolve identificar o conhecimento, criar o conhecimento, armazenar o conhecimento, compartilhar o conhecimento e usar esse conhecimento. 
  2. O processo de gestão do conhecimento envolve identificar o conhecimento, criar o conhecimento, armazenar o conhecimento, guardar o conhecimento e manter o conhecimento arquivado. 

III. O processo de gestão do conhecimento envolve gerar o conhecimento, criar reconhecimento, apresentar o conhecimento, melhorar as descobertas e manter a pesquisa. 

 

É correto o que se afirma em: 

 

ALTERNATIVAS

I, apenas. III, apenas. 

I e II, apenas. 

II e III, apenas. 

I, II e III. 

 

4ª QUESTÃO 

Todo o conhecimento presente dentro de uma empresa quando somado tem como resultado o capital intelectual. Este é um ativo muito valioso para qualquer empresa que busca se destacar no mundo corporativo. A gestão do conhecimento desempenha um papel fundamental no sucesso e na vantagem competitiva de uma empresa. Ela permite que a organização aproveite ao máximo o conhecimento e a experiência acumulados ao longo do tempo, transformando-os em ativos tangíveis. 

 

Fonte: Disponível em: https://zenklub.com.br/blog/trabalho/gestao-do-conhecimento/. Acesso em: 02 abr. 2024. 

 

Considerando o texto acima e os estudos relacionados ao Capital Intelectual, assinale a alternativa correta. 

 

ALTERNATIVAS 

 

A gestão do conhecimento é uma técnica que envolve conhecimento científico, empírico e emocional. 

A gestão do conhecimento envolve inteligência artificial, inteligência emocional e educação corporativa. 

A gestão do conhecimento é um processo que inclui o capital intelectual, habilidades e conhecimento empírico. 

A gestão do conhecimento consiste em um procedimento que envolve gestão do tempo, inteligência empresarial e educacional. 

A gestão do conhecimento é um processo que abarca a administração do Capital Intelectual, a inteligência empresarial e a formação corporativa. 

 

5ª QUESTÃO 

Considere a seguinte situação fictícia. Lúcio é o novo gerente de uma grande empresa de tecnologia. Ele quer implementar práticas de Gestão do Conhecimento (GC) para melhorar a eficiência operacional de líderes de equipe e funcionários. Para tanto, o gerente analisou informações coletadas para identificar padrões, tendências, sucessos e desafios na referida empresa. 

 

Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. 

 

Considerando a situação hipotética acima e o conteúdo abordado no livro sobre “Cultura e Valores Organizacionais”, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta. 

 

ALTERNATIVAS 

 

É fato que o recurso conhecimento deixou de permear praticamente todas as atividades de uma organização. 

O melhor vocabulário a ser utilizado em ambiente empresarial é o vocabulário utilizado em ambiente acadêmico, devido a linguagem ter mais clareza. 

A perspectiva, comercialização e aplicação da gestão do conhecimento são determinadas exclusivamente pela preparação prévia dos futuros colaboradores. 

A competitividade empresarial possibilita um ambiente econômico mais estimulante e torna a implementação de iniciativas de gestão do conhecimento mais viável. 

O desafio primordial na implementação da gestão do conhecimento é identificar de maneira clara e específica as bases de conhecimento que uma organização deve gerenciar de maneira sistemática, metódica e estratégica. 

 

6ª QUESTÃO 

No que tange ao processo educacional contemporâneo, a gestão do conhecimento (GC) é considerada imprescindível para otimizar o tempo, o espaço e os recursos; estabelecimento da cultura de aquisição e compartilhamento por meio de processos de mediação; aproveitamento dos capitais intelectuais e interatividade dos recursos humanos; melhor qualidade, eficiência e dedicação educacionais; mais entendimento dos processos informacionais para a tomada de decisões, com vista a melhores resultados educativos (LLARENA, 2015). 

 

Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal- Gestão do Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023. A

 

ssim, com base nessas informações, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas: 

  1. O processo de gestão do conhecimento para os desafios educacionais se efetiva por meio das habilidades e competências individuais. 

PORQUE 

  1. Esse processo desenvolve-se através da contribuição das pessoas, ajudando a aprimorar a experiência de cada um. 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 

 

ALTERNATIVAS 

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 

As asserções I e II são proposições falsas. 

 

7ª QUESTÃO 

De acordo com Terra e Bomfim (2006, p. 1-2), as universidades corporativas atuais são distintas das pioneiras: antigamente elas atendiam basicamente ao pessoal mais graduado e de maneira presencial; hoje, agem sobre todos os funcionários da corporação e têm de se manter com recursos próprios, implicando na abertura de salas de aula para públicos externos, como os clientes e fornecedores, e investem pesado em tecnologia para viabilizar ferramentas de ensino a distância. 

 

Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal- Gestão do Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023. 

 

Assim, com base nessas informações, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 

  1. O conhecimento é uma ferramenta simplificada para as universidades corporativas e também organizações. 

PORQUE 

  1. Buscam criar expectativas embasadas em um conhecimento totalmente empírico, ou seja, um conhecimento baseado no senso comum. 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 

 

ALTERNATIVAS 

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 

As asserções I e II são proposições falsas. 

 

8ª QUESTÃO 

A gestão do conhecimento envolve a incorporação de um novo “raciocínio e foco gerencial” na dimensão ou recurso do conhecimento. Envolve também a utilização de uma série de novos métodos recentes e consolidados, por exemplo: mapeamento de conhecimentos, gestão por competência, comunidades de prática, gestão de talentos, e também uso de novas tecnologias de informação, colaboração virtual e comunicação. O verdadeiro desafio é a articulação desta ampla gama de ferramentas gerenciais e tecnológicas que servem para melhorar a capacidade das organizações para aprender, inovar, utilizar suas competências e proteger seus conhecimentos e ativos intangíveis estratégicos (SALDANHA, 2004). 

 

Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal- Gestão do Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023. 

 

Considerando o texto acima e os estudos relacionados a Cadeia de Valor do Conhecimento, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta. 

 

ALTERNATIVAS 

A cadeia de valor do conhecimento busca apenas informações concretas. 

O conhecimento é um ativo valioso, mas não é resultante de combinações. 

A cadeia de valor do conhecimento está relacionada somente a informações e competências. 

O conhecimento é um ativo dependente de base, dados concretos, habilidades e competências do ser humano. 

O conhecimento é um ativo precioso, resultante da combinação de dados, informações, conhecimento e competências. 

 

9ª QUESTÃO O Artigo de Vergara (2009 apud Zanchett, 2023) vem responder à questão das possibilidades e das limitações de compartilhamento do conhecimento. É necessário ter continuamente um ambiente de trabalho colaborativo entre as pessoas e organizações. 

 

Fonte: ZANCHETT, P. S. Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento. Maringá, UniCesumar, 2023. 

 

Considerando a leitura do excerto e os conhecimentos apresentados no livro, analise as afirmações a seguir: I. A partir do momento em que a organização incentiva muito a competição e a luta pelo poder, ela está promovendo o compartilhamento do conhecimento. II. A organização que compreender como o compartilhamento do conhecimento pode ser incentivado, possibilitará a operacionalização da gestão do conhecimento de forma eficiente. III. Podemos entender o compartilhamento do conhecimento como sendo a interação relacional entre pessoas, que partilham conhecimento tácito e explícito como forma de gerar conhecimento novo e de valor para a organização. 

 

É correto o que se afirma em: 

 

ALTERNATIVAS 

 

I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III. 

 

10ª QUESTÃO 

A aprendizagem e a gestão do conhecimento são fenômenos estudados em diversas áreas do conhecimento. Nas instituições de ensino devem existir incentivos à produção de conhecimento mesmo que não identificado. A pesquisa, uma atividade que representa um dos pilares da administração escolar moderna, exige, muitas vezes, abstrações e experimentos, e este conhecimento, embora indefinido e não classificado, pode ainda não apresentar maturação suficiente para sua formalização, mas poderá gerar uma inovação quando concluído e formalizado (NETO; AZEVEDO, 2016). Tomando como base o conceito de Fleury e Fleury (2005) no qual a aprendizagem é caracterizada como um processo de modificações provenientes de experiências anteriores, sejam elas manifestadas ou não em uma mudança de comportamento visível, surgem indagações acerca da propriedade dos conhecimentos gerados pelos processos de aprendizagem nas organizações. Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal- Gestão do Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023. 

 

Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas: 

 

  1. Em relação ao processo educacional contemporâneo, podemos dizer que a gestão do conhecimento é fundamental para otimizar o tempo, o espaço, e os recursos, o estabelecimento da cultura de aquisição e compartilhamento por meio de processos de mediação. 

PORQUE 

  1. Uma das metas cruciais da educação, para corresponder às demandas desta nova sociedade de aprendizado, é promover nos indivíduos habilidades de gestão do conhecimento que vão além da mera aquisição de conhecimentos pontuais concretos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 

 

ALTERNATIVAS 

 

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Home
Minha Conta
Carrinho
Downloads