Saber identificar e dominar as técnicas de mensuração da frequência de doenças e agravos à saúde é importante para os profissionais da área da saúde. Portanto, é fundamental que seja realizada mensuração adequada, permitindo a caracterização do risco de determinada doença ou agravo à saúde na população, ou, estimando a magnitude de um problema de saúde expresso em termos de mortalidade.  Essa mensuração se faz através de cálculo das taxas em subgrupos populacionais distintos, que podem ser delimitados segundo a idade, sexo, histórico de exposição a algum fator de risco ou outra categoria que possa permitir o reconhecimento de grupos de alto risco e fatores causais. Esses fatores são vitais para a elaboração de ações e intervenções de controle e prevenção de agravos à saúde.   Fonte: BRUSCO, E. C. A. G; SILVA, D. A. S. Epidemiologia na Educação Física. UniCesumar: Maringá, 2021.

MAPA – BEDU – EPIDEMIOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA – 51/2024

Saber identificar e dominar as técnicas de mensuração da frequência de doenças e agravos à saúde é importante para os profissionais da área da saúde. Portanto, é fundamental que seja realizada mensuração adequada, permitindo a caracterização do risco de determinada doença ou agravo à saúde na população, ou, estimando a magnitude de um problema de saúde expresso em termos de mortalidade.  Essa mensuração se faz através de cálculo das taxas em subgrupos populacionais distintos, que podem ser delimitados segundo a idade, sexo, histórico de exposição a algum fator de risco ou outra categoria que possa permitir o reconhecimento de grupos de alto risco e fatores causais. Esses fatores são vitais para a elaboração de ações e intervenções de controle e prevenção de agravos à saúde.

 

Fonte: BRUSCO, E. C. A. G; SILVA, D. A. S. Epidemiologia na Educação Física. UniCesumar: Maringá, 2021.

 

Considerando a grande importância do profissional de saúde citada no exposto acima, de saber identificar, calcular e avaliar medidas de frequências e indicadores de saúde, você acredita que seria capaz de avaliar medidas de frequências e indicadores de saúde que poderiam estar associados à inatividade física, que é considerada um grande fator de risco à saúde? Nesse sentido, suponha que você tenha em mãos uma pesquisa realizada com uma determinada população e precisa avaliar essas medidas de frequência e indicadores de saúde. A descrição da pesquisa e as avaliações necessárias a se fazer estão descritas no MODELO DE MAPA SUBSTITUTIVO – EPIDEMIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Sendo assim, siga as orientações abaixo.

 

 

SITUAÇÕES HIPOTÉTICA 1

 

PESQUISA

 

O laboratório interdisciplinar de intervenção em Promoção da Saúde da UniCesumar desenvolveu um projeto de pesquisa, cujo objetivo foi identificar, ao longo de três meses, a proporção de indivíduos com idade de 18 a 60 anos que apresentavam obesidade em cinco populações distintas, residentes em bairros da cidade de Maringá, Paraná. Obteve-se o índice de massa corporal dos participantes, selecionados aleatoriamente. Os resultados são apresentados na tabela a seguir:

 

Tabela 1. Número de indivíduos que apresentaram obesidade e tamanho das amostras (n) segundo a faixa etária e a área de estudo.

 

FAIXA ETÁRIA JARDIM ALEGRE   CENTRO   BOA VISTA   JARDIM ACLIMAÇÃO   JARDIM LIBERDADE
18 – 26 anos Obesidade

 

8

n

 

50

Obesidade

 

4

n

 

56

Obesidade

 

10

n

 

108

Obesidade

 

8

n

 

66

Obesidade

 

6

n

 

56

27 – 34 anos  

 

59

 

 

100

 

 

35

 

 

145

 

 

33

 

 

90

 

 

87

 

 

100

 

 

8

 

 

43

35 – 42 anos  

 

30

 

 

124

 

 

44

 

 

67

 

 

44

 

 

69

 

 

45

 

 

98

 

 

29

 

 

91

43 – 51 anos  

 

22

 

 

58

 

 

34

 

 

57

 

 

45

 

 

77

 

 

22

 

 

66

 

 

13

 

 

87

52 a 60 anos  

8

 

39

 

15

 

40

 

34

 

99

 

43

 

89

 

30

 

60

 

 

a) Calcule a medida adequada para cada uma das faixas etárias. Interprete os resultados que você encontrar, explicando qual a área e faixa etária que apresentou a maior e a menor medida de frequência.

 

 

 

b) Sabe-se que a obesidade é extremamente prejudicial à saúde, possibilitando o aparecimento de diferentes doenças. Assim, indique pelo menos quatro doenças que podem se desenvolver (ou até mesmo agravar) em indivíduos obesos, de acordo com o seu livro didático.

 

 

c) De acordo com o seu livro didático, indique a doença que apresenta o maior risco à saúde em indivíduos obesos.  

 

 

 

SITUAÇÃO HIPOTÉTICA 2

 

Após uma pesquisa realizada pelo laboratório interdisciplinar de intervenção em Promoção da Saúde, verificou que em 01/01/2021, existiam 3.503 casos de câncer de próstata em tratamento, em uma cidade da região metropolitana de Maringá, Paraná. Ao longo deste ano, foram notificados 1.302 casos novos de câncer de próstata. A população residente neste município, estimada em 2021, era de cerca de 837.000 habitantes.

 

a) Calcule a prevalência de câncer de próstata no início e no final de 2021.

 

 

 

b) Calcule a taxa de incidência de câncer de próstata em 2021 neste município.

 

 

SITUAÇÃO HIPOTÉTICA 3

 

Após você ter realizado todas as pesquisas, agora chegou a hora de você participar de um concurso para saber se de fato aprendeu com o que você trabalhou. Esse concurso tem o objetivo de te oferecer uma vaga para atuar na saúde pública, especificamente no NASF. Assim, você deverá responder corretamente as seguintes questões abaixo para ser aprovado.

 

 

a) Descreva o que é o NASF.

 

 

b) Indique por qual portaria e quando o NASF foi criado.

 

c) Informe quais profissões podem compor uma equipe do NASF.

 

 

 

d) Descreve quais atividades são de responsabilidade do profissional de Educação Física que atua em uma equipe do NASF.

 

 

 

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

 

– Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA SUBSTITUTIVO – EPIDEMIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, que se encontra no Material da Disciplina;

– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;

– Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA SUBSTITUTIVO – EPIDEMIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA;

– Utilize o livro da disciplina como principal fonte de apoio.

– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).

 

 

 – Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA SUBSTITUTIVO – EPIDEMIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA.

 – Cópias parcial ou total serão zeradas.

– Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.

– Todas as informações necessárias sobre o mapa estão descritas e organizadas no MODELO DE MODELO DE MAPA SUBSTITUTIVO – EPIDEMIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA.

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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