Sobre o exposto, analise o caso a seguir: Caso: Joana é a professora regente de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Ao trabalhar gêneros textuais a professora quis oferecer uma experiência imersiva aos alunos levando a música “Águas de Março”, de Tom Jobim, pois estavam finalizando o gênero poema no mês de março.

 

Sobre o exposto, analise o caso a seguir:

 

Caso:

Joana é a professora regente de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Ao trabalhar gêneros textuais a professora quis oferecer uma experiência imersiva aos alunos levando a música “Águas de Março”, de Tom Jobim, pois estavam finalizando o gênero poema no mês de março.

 

A professora planejou levar equipamento de som para a aula; apresentar a música para os alunos; discorrer sobre esse gênero textual; solicitar aos alunos que apresentassem, a partir de suas experiências, um poema que tinham conhecimento; representar graficamente a parte da música que mais chamou a atenção de cada um e por fim, propôs que em grupos de 4 alunos organizassem uma representação teatral da interpretação da música tema da aula.

 

Todas as etapas correram muito bem, com participação ativa e prazerosa da turma a deixando muito feliz. Entretanto, quando a última etapa foi ser executada, tudo virou um caos.

 

A turma que conta com idade entre 9 e 10 anos participou ativamente de todo o planejamento, mas ao reunirem-se em grupo para elaborar a apresentação não conseguiam chegar a um consenso sobre o que fazer, pois passavam muito tempo discutindo quem iria ser o líder do grupo; quem seria o responsável pelo roteiro; quem iria representar o trecho selecionado. Além disso, todos os grupos montaram apresentações que retratavam concretamente o que estava descrito no trecho selecionado.

 

A professora explicou aos alunos que a música retratava o ciclo da vida, no qual as estações, as experiências e a própria vida têm um início e um fim. Destacou aos alunos que águas de março era a metáfora do tempo de chuva deste mês, que o musicista utilizou para representar o fim do verão e início do outono, bem como dissertar sobre a perenidade que a vida e seus eventos têm.

 

Joana ficou aturdida com esses comportamentos e, principalmente, com a dificuldade que os alunos tiveram de interpretar de forma metafórica o poema. Ao se queixar desse ocorrido com a equipe diretiva, foi possível pensar que o planejamento estava excelente, mas que a última etapa não era condizente com o momento do desenvolvimento dos alunos.

Considerando o exposto, sua atividade mapa consiste em fazer uma análise do ocorrido, justificando por meio de um único texto argumentativo (mínimo 25 e máximo 35 linhas), fundamentado na teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo, os motivos pelos quais os alunos tiveram dificuldades em alcançar os objetivos propostos pela professora na última etapa da atividade.

 

Para estruturar seu texto, siga os passos a seguir:

 

  1. a) Primeiramente, identifique e defina em qual fase do desenvolvimento cognitivo os alunos estão, tendo como referência a teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo. Explique sua escolha.
  2. b) Em seguida, justifique os motivos pelos quais os alunos não estavam aptos a alcançar o resultado esperado pela professora.

 

OBSERVAÇÕES:

 

– Assista ao vídeo explicativo da professora Juliana Alencar, disponível na Sala do Café.

– Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download na pasta Material da Disciplina.

– Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”. Após “Finalizar a atividade”, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

– Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.

– Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.

 

Bons estudos!

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Home
Minha Conta
Carrinho
Downloads