Uma vertente que tem se tornado cada dia mais popular no ensino de Língua Inglesa (LI) é o chamado English for Specific Purpose (ESP). “An ESP course is purposeful and is aimed at the successful performance of occupational or educational roles. It is based on a rigorous analysis of students’ needs and should be ‘tailor-made’. (…) It is likely to be of limited duration. Students are more often adults and may be at any level of competence”.

 

Uma vertente que tem se tornado cada dia mais popular no ensino de Língua Inglesa (LI) é o chamado English for Specific Purpose (ESP).
“An ESP course is purposeful and is aimed at the successful performance of occupational or educational roles. It is based on a rigorous analysis of students’ needs and should be ‘tailor-made’. (…) It is likely to be of limited duration. Students are more often adults and may be at any level of competence”.

ROBINSON, P. ESP – English for Specific Purposes. Oxford, Pergamon Press, 1980.

Compreendendo a definição de ESP de Robinson(1980), apresentada acima, considere a seguinte situação hipotética.
Você é um professor que atua ministrando aulas particulares de LI, pautando-se na metodologia ESP. Você foi procurado por Eduardo, de 30 anos, médico clínico geral, que deseja estudar LI por seis meses, e precisa aprender a se comunicar nessa língua rapidamente para atuar no programa Médicos Sem Fronteiras (ONG que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência). Eduardo irá para a região de Ashanti, no Gana, prestar assistência médica para a população de garimpeiros que tem sofrido graves problemas de saúde devido ao garimpo de ouro. É necessário que Eduardo consiga se comunicar em LI com os pacientes que atenderá nessa região para entender suas necessidades e viabilizar tratamento.

Partindo dessa situação hipotética, escreva um texto dissertativo-argumentativo, de 10 a 30 linhas, sobre como você utilizaria o ESP para ajudar Eduardo a alcançar seu propósito de aprendizagem. Você deve mencionar que tipo de vocabulário o aluno precisa conhecer, bem como frases ou expressões que possibilitarão a interação médico/paciente. Além disso, você deve descrever pelo menos duas atividades que utilizaria nas aulas para esse aluno, no intuito de praticar o conteúdo estudado, e justificar o porquê dessas escolhas.

Atenção:
– Utilize o formulário padrão para o envio do mapa. O arquivo encontra-se na pasta material da disciplina;
– Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente online de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem;
– Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível na página da disciplina;
– Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão na pasta material da disciplina;
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
*Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor(a) mediador(a). Bons estudos!

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Home
Minha Conta
Carrinho
Downloads