ATIVIDADE 3 – ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL – 53_2025
Considerando o decreto-lei apresentado acima e entendendo os desdobramentos históricos, políticos e sociais da prática do futebol de mulheres no Brasil, assinale a alternativa correta:
SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.
Com base no texto exposto acima e valorizando o futebol de botão como ferramenta de ensino, assinale a alternativa correta.
Considerando as informações acima, assinale a alternativa correta.
DRUBSCKY, R. O universo tático do futebol: escola brasileira. Belo Horizonte: Health, 2003, p.19.
Considerando o texto apresentado acima, assinale a alternativa que apresenta conteúdos associados somente à dimensão tática do futebol:
A lógica de uma partida de futebol pode se assemelhar a da engrenagem de uma máquina, todas as peças são importantes para que ela funcione de forma correta. Como diria o professor Tite, atual técnico da seleção brasileira masculina de futebol, “para que as individualidades apareçam, é preciso um jogo coletivo forte”. Nesse sentido, ao discutir a lógica interna dos Esportes Coletivos, compreendemos que o futebol possui dois traços fundamentais: o apelo à cooperação e o apelo à inteligência.
SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.
Com base no exposto e considerando o significado dos dois traços fundamentais do futebol “apelo à cooperação” e “apelo à inteligência”, assinale a alternativa correta:
GARGANTA, J. Para uma teoria dos Jogos Desportivos Coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, 1998. (adaptado).
Com base no texto, assinale a alternativa correta acerca das fases e níveis de jogo apresentados por Garganta (1996):
“À medida que os cientistas examinam as carreiras dos seres humanos mais proficientes, em várias atividades, menor parece ser o papel atribuído ao “talento inato” e mais significativo se afigura o contributo da aprendizagem e do treino. De facto, os executantes excepcionais parecem ser beneficiários de “vantagens escondidas”, oportunidades extraordinárias e legados culturais que lhes permitem aprender e trabalhar bastante” (GLADWELL, 2008 apud GARGANTA et al., 2013, p. 200).
GARGANTA, J.; GUILHERME, J.; BARREIRA, D.; BRITO, J.; REBELO, A. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In: TAVARES, F. (Ed.). Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar. Porto- -PT: Editora FADEUP, 2013. 301 p.
Com base no texto e considerando a discussão acerca dos “capitais futebolísticos” proposta por Damo (2007), assinale a alternativa correta.
Ofutsal possui regras oficiais associadas à aspectos que compõem uma partida, como por exemplo: tempo e espaços de jogo, ações dos jogadores, tiros, infrações, punições e etc.
Com relação às principais regras do futsal apresentadas na Unidade I, assinale a alternativa correta.
Considerando o fragmento exposto acima e a lógica interna do Fútbol Callejero, analise as afirmações a seguir:
I. Jogo em dois tempos: o primeiro para o jogo propriamente dito e o segundo para elaborar as regras.
II. Jogo misto: o jogo é praticado por homens e mulheres conjuntamente, não havendo a divisão por gêneros.
III. Presença de mediador(a): deve organizar o processo de construção das regras, fomentando uma discussão mais rica.
IV. Jogo sem árbitro: o jogo é disputado sem a presença de árbitro, sendo as regras de responsabilidade dos próprios participantes.
É correto o que se afirma em:
Considerando o ensaio pedagógico proposto pelo professor Osmar Moreira de Souza Júnior (2016), assinale a alternativa correta: