ATIVIDADE 2 – SER – ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL – 53_2024
QUESTÃO 1
Sabemos que a Revolução Industrial foi um marco importante na vida do Homem e alterou não apenas as relações de trabalho, mas também influenciou mudanças no cotidiano da sociedade em diferentes aspectos como cultural, social, econômico e mesmo político. No entanto, essa revolução não se consolidou em um momento apenas, ela veio se articulando, desenvolvendo e conquistando espaço ao longo do tempo, se modernizando e agregando novas caraterísticas.
Fonte: CUNHA. Maria Cristina Araújo de Brito. SIKORSKI. Daniela. Administração e Planejamento em Serviço Social. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Reimp. 2019.
Considerando o exposto acima, analise as afirmativas a seguir:
- Entre 1760 a 1860, com a Revolução Industrial ocorreu o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico e aprimoramento das máquinas a vapor.
- O uso do computador, do fax, da engenharia genética, do celular entre outras inovações, são consideradas por historiadores, como a terceira etapa da Revolução Industrial.
III. A quarta etapa da Revolução Industrial, 4.0, se consolida com o uso do aço, do desenvolvimento da indústria petroquímica e do avanço da inteligência mais constante da artificial.
- A segunda fase da Revolução Industrial é marcada pelo ingresso da Alemanha, França, Rússia e Itália no processo de industrialização.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
A atuação do assistente social no setor empresarial está relacionada ao contexto socioeconomico vivido nas organizações e relações de trabalhos, onde novas demandas tem surgido. Desde a entrega a um técnico a administração racional dos serviços sociais até o desenvolvimento da responsabilidade social por parte das empresas.
Fonte: CUNHA, M.C.A.; SIKORSKI, D. Administração e Planejamento Social. Maringá: Unicesumar, 2016.
Considerando esse novo espaço sócio ocupacional do assistente social, assinale a alternativa que indica quais conhecimentos e habilidades são necessários para este profissional:
Alternativas
Alternativa 1 – Visão individualista e dinamismo
Alternativa 2 – Visão negociadora e individualista.
Alternativa 3 – Visão de processo e dinamismo.
Alternativa 4 – Visão messiânica e de proatividade.
Alternativa 5 – Visão de assistencialismo e liderança.
QUESTÃO 3
(…) o trabalhador, que antes era tido como uma extensão da máquina, na atualidade passou ocupar um papel de destaque. São tidos pelas empresas como um diferencial e, muitas vezes, são um diferencial competitivo, contribuindo ativamente para o sucesso da organização. Este entendimento fez tambem com que a maneira de gerenciar e conduzir as pessoas da organizacao tambem sofresse alteracoes. Nao se pensa somente no cliente final, mas o trabalhador e visto tambem como cliente, o chamado cliente interno, pois partimos do pressuposto que, grande parte do nosso dia, passamos dentro da organizacao onde trabalhamos. E nela que empregamos nosso maior esforço, concentração e atenção, pois do trabalho tiramos o nosso sustento.
Fonte: SIKORSKI, D.; CUNHA, M.C.A. de B. Administração e Planejamento em Serviço Social. Maringá: Unicesumar, 2016.
Baseado/a na concepção humanística de Gestão de Pessoas, você, como assistente social, contratado como gestor de uma organização pública que atua com famílias em situação de vulnerabilidade social (um CRAS, por exemplo) considera que:
- As funções do CRAS tem que ser cumpridas, independente o perfil das pessoas que lá atuam;
- Os trabalhadores desta organização são agentes ativos e podem contribuir com o processo de gestão;
III. As pessoas que atuam no ambiente institucional são alvos da atenção do gestor e não somente os usuários dos serviços;
- A preocupação do gestor institucional é prioritariamente os usuários dos serviços, cabendo-lhe monitorar se os funcionários cumprem suas funções para o alcance dos objetivos institucionais;
- O foco do gestor é conduzir e motivar pessoas a exercerem suas tarefas, aproveitando suas potencialidades individuais para o bom desempenhodo grupo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – IV, apenas.
Alternativa 2 – II, III e V, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 4
O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para estabelecer-se a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciado, sendo ele também uma ferramenta de atuação do assistente social.
Fonte: CUNHA, M.C.A.; SIKORSKI, D. Administração e Planejamento Social. Maringá: Unicesumar, 2016.
A respeito do planejamento estratégico, analise as afirmações a seguir:
I – Com o planejamento estratégico é possível prever o futuro.
II – O planejamento estratégico não é uma caixa de mágica e nem um monte de técnicas.
III – O papel do planejamento estratégico é identificar os riscos e escolher qual organização está mais preparada para enfrentar.
IV – O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, visando maior grau de interação com o ambiente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 5
Nas três últimas décadas, as empresas perceberam que na disputa por trabalhadores qualificados, os benefícios que iam além da remuneração salarial padrão eram o diferencial que necessitavam para atrair bons trabalhadores e motivá-los no cumprimento de suas funções. Aumentando assim a produtividade e consequentemente o lucro das companhias. Benefício Social é todo tipo de remuneração, facilidade, conveniência, vantagens e serviços oferecidos aos empregados, sendo eles uma remuneração indireta e o salário uma remuneração direta.
Fonte: SIKORSKI, D.; CUNHA, M. C. A. de B. Administração e Planejamento em Serviço Social. Maringá: Unicesumar, 2016.
Sobre o plano de benefícios sociais estudado, analise as alternativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
- Os benefícios sociais podem ser classificados por sua exigência, natureza e objetivo.
- O adicional noturno pode ser classificado, por sua natureza, de benefícios espontâneos.
III. O plano de benefícios reduz a rotatividade e absenteísmo e pode aumentar a produtividade.
- A natureza dos benefícios pode ser monetária ou não monetária, sendo os refeitórios e clube ou grêmios exemplos de benefícios não monetários.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, F, V.
Alternativa 2 – F, V, V, F.
Alternativa 3 – V, V, V, F.
Alternativa 4 – F, V, F, V.
Alternativa 5 – V, F, V, V.
QUESTÃO 6
Com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos, o engenheiro norte-americano Taylor, considerado um revolucionário em relação aos processos tradicionais dos métodos de trabalho, e que aplicou métodos científicos em várias empresas norte-americanas, publicou um dos livros mais utilizados no estudo da Administração até os dias de hoje: “Princípios da Administração Científica”.
Fonte: CUNHA. Maria Cristina Araújo de Brito. E Sikorski. Daniela. Administração e Planejamento em Serviço Social. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016.
Em relação a produção de Taylor, analise as afirmativas abaixo:
- Objetivo da boa administração era pagar salários altos e ter baixos custo de produção.
- Subordinação do interesse individual ao interesse coletivo.
III. A administração deveria aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas.
- Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis.
- Deveria haver uma atmosfera de íntima e cordial cooperação entre a administração e os trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico favorável desses princípios.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 3 – II, IV e V, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, III, IV e V, apenas.
QUESTÃO 7
De conformidade com o que preconiza Código de Ética profissional do Assistente Social (1993):
Art. 4o – Constituem competências do Assistente Social:
II – elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuaçãoo do Servico Social com participaçãoo da sociedade civil.
VIII – prestar assessoria e consultoria a orgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação as materias relacionadas no inciso II deste artigo.
Fonte: SIKORSKI, D.; CUNHA, M.C.A. de B. Administração e Planejamento em Serviço Social. Maringá: Unicesumar, 2016, p. 116 e 117
Considerando os artigos mencionados do Código de Ética do Assistente Social sobre assessoria e consultoria, analise as seguintes afirmações:
- Para ambas as atuações, o/a assistente social necessita de conhecimentos tecnicos especificos e implicam em analise de dados e elaboração de pareceres;
- O/a assistente social necessita entender a realidade em que está inserido, com suas contradições;
III. O/a profissional do Serviço Social está inserido num processo de trabalho capitalista, como assalariado, portanto submetido ao controle do empregador;
- Ser consultor significa articular-se com os gerentes responsaveis pela gestao da força de trabalho, pois estes já conhecem a realidade a ser trabalhada;
- Como consultor interno na gestão de Recursos Humanos deve entender a demanda apresentada, avaliando as informações obtidas e elborando propostas de ação com processos que sejam coerentes com o projeto ético-político da profissão.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – V, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e V, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e V.
QUESTÃO 8
Com os novos arranjos e relações sociais em desenvolvimento ao longo do tempo, as teorias da administração buscaram a construção de alternativas que pudessem dar respostas aos problemas organizacionais e a realidade, considerando que a organização é formada por pessoas cujo comportamento poderia ou não influenciar no seu desempenho profissional, mas sem perder de vista o bom funcionamento, aumento de produção, redução do tempo e do custo, qualidade, sua eficácia e eficiência, entre outros.
Fonte: CUNHA. Maria Cristina Araújo de Brito. SIKORSKI. Daniela. Administração e Planejamento em Serviço Social. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Reimp. 2019.
Considerando o exposto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A impessoalidade não existe no ambiente organizacional, pois o lado pessoal age nesse ambiente, porque há anseios pessoais e profissionais que contribuem para o sucesso de uma organização.
PORQUE
- Para Taylor e Fayol, a atuação das pessoas no ambiente de trabalho deve ser impessoal, caso contrário, os lucros da empresa podem sofrer queda diante dos humores dos funcionários, podendo até mesmo causar a falência do empreendimento.
Arespeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Administração é a ciência que se utiliza de métodos para tomar decisões e estabelecer um curso de ações, ela estuda e operacionaliza as organizações burocráticas. Em nossa história recente tivemos um marco nesse processo que foi a Revolução Industrial, trazendo significativas mudanças para a sociedade e exigindo organização e planejamento em diferentes espaços.
Fonte: CUNHA. Maria Cristina Araújo de Brito. SIKORSKI. Daniela. Administração e Planejamento em Serviço Social. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Reimp. 2019.
Considerando o exposto acima, analise as afirmativas a seguir:
- Ao conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX, chamamos de a Revolução industrial, que dentre as ações substituiu o trabalho artesanal pelo assalariado e o uso das máquinas.
- A Revolução Industrial organiza as relações sociais e comerciais que já estavam em andamento e visavam melhorar a qualidade de vida das pessoas, permitindo aos artesãos a especialização mais aprofundada no seu trabalho individual para dominar o todo do processo de produção.
III. No processo de produção implantado com a Revolução Industrial, o trabalhador perdeu o conhecimento do todo e da técnica de fabricação dos produtos e artefatos, passando a executar apenas uma etapa.
- Buscando a organização e administração do processo desencadeado pela Revolução Industrial, surgem os teóricos da administração, trazendo concepções e teorias para o desenvolvimento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II e IV, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
De acordo com Chiavenato (2009), Gestão de Pessoas é o conjunto integrado de atividades de especialistas e gestores – como agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas – no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização.
Fonte: SIKORSKI, D.; CUNHA, M. C. A. de B. Administração e Planejamento em Serviço Social. Maringá: Unicesumar, 2016.
Leia as afirmações sobre os aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas, e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
- As pessoas devem ser vistas como recursos da organização.
- As pessoas devem compreendidas como talentos fornecedores de competências.
III. Pessoas entendidas como parceiras, capazes de conduzir a organização à excelência e ao sucesso, gerando reciprocidade.
- Pessoas como ativadores de recursos organizacionais que dinamizam a organização como agentes ativos.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, F, V.
Alternativa 2 – F, V, V, V.
Alternativa 3 – F, V, V, F.
Alternativa 4 – V, V, V, F.
Alternativa 5 – F, V, F, V.