ATIVIDADE 2 – EDU – ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES – 53_2025
Fonte: SOUZA, C. R. T. de. Organização de Eventos Escolares. Maringá: UniCesumar. 2019. (Adaptado).
Considerando o texto apresentado, sobre os itens essenciais de um projeto, analise as afirmações a seguir:
I. Um dos itens essenciais de um projeto é a participação da comunidade.
II. O projeto deve conter alguns itens essenciais, como capa, introdução e objetivo.
III. Um dos itens essenciais de um projeto é o referencial teórico para fundamentar o texto.
IV. O projeto deve conter itens essenciais como o abstract e a lista de abreviações, que ficam no final.
É correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
As etapas de um evento podem ser divididas em pré-evento, o evento em si e o pós-evento. Dentro do pré-evento está o momento da inscrição. Na etapa do evento, existe o momento do cerimonial de abertura, independente se o evento é mais simples ou complexo, o momento da abertura é muito importante. Já no pós-evento, pode ser destacado o momento da avaliação, onde os organizadores se reúnem e discute e avalia o evento realizado.
Com base no excerto sobre as etapas de um evento, analise as afirmações a seguir:
I. No momento da cerimônia de abertura existem algumas ações importantes e não devem variar, independentemente do tipo de evento.
II. Ao realizar um evento esportivo, o momento do hino nacional, ou hino da cidade ou hino do time, é muito importante, pois é uma ação muito simbólica e cria um sentimento de acolhimento entre os participantes.
III. Se um evento escolar for uma feira de ciências, no momento do desenvolvimento do evento, no evento em si, é preciso que cada turma ou grupo de alunos estejam em seus devidos lugares com os trabalhos para serem apresentados.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I. O nível baixo é aquele em que a participação acontece para que haja acompanhamento da tomada de algumas decisões e também para a busca de informações.
II. A participação da comunidade e família no contexto escolar não proporciona uma troca de conhecimento e não gera os resultados esperados dessa participação, pois essa participação não é contínua, e sim somente quando ocorre os eventos escolares.
III. O nível médio é aquele em que a família e a comunidade estão buscando participar de ações que os coloquem a par de algumas situações dentro do ambiente escolar, mas não todas as situações, nesse nível acompanham algumas decisões que são tomadas dentro da comunidade escolar, é aqui também que as relações sociais começam a tomar forma e ser mais constante.
IV. O nível alto é o mais difícil de ser conquistado, isso porque é o nível em que a participação vai além de só tomar decisões, mas também ajudar na definição de regras, de pensar e construir coletivamente e ter uma ação permanente no ambiente escolar, é o nível em que a participação vai além dos eventos, ela se torna constante e que estreita as relações sociais entre família, comunidade e comunidade escolar.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
As práticas da recreação espontânea e criativa na escola podem conduzir as crianças para o aprendizado e reflexão quando se considera a tríplice relação: o homem – pessoa em seu contexto social, cultural e afetivo; o tempo – período histórico social em que o indivíduo está inserido e a sua disponibilidade para a vivência lúdica, e o espaço – ambiente cultural onde ocorrem as manifestações, sejam estas em escolas públicas ou colégios particulares localizados em bairros periféricos ou centrais.
AWAD, H. Z. A. Recreação escolar: em prol da qualidade lúdica no ensino. in: AWAD, H.; PIMENTEL, G. (Orgs.).
Recreação total. 2.ed. Várzea Paulista – SP: Fontoura, 2019. cap.10, p.133-143.
Entre os eventos escolares mais comuns, estão as gincanas, elas podem acontecer em diferentes ocasiões e datas ao longo do ano letivo. A respeito das características da Gincana escolar, avalie as afirmações abaixo.
I. É um evento com caráter educativo pois está inserido no contexto escolar.
II. É um evento com caráter competitivo para seleção dos alunos que irão compor as equipes esportivas da escola.
III. É um evento com caráter recreativo que são promovidas situações de brincadeiras, de jogos, diversão e criatividade.
IV. É um tipo de evento que podem ser trabalhados temas específicos relacionados ao contexto escolar ou comunitário.
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Os Jogos Olímpicos ocorrem de 4 em 4 anos. No ciclo de Tóquio, o período foi maior, por conta da Pandemia. Os dias de ocorrência dos jogos variam, mas é um evento que sempre é realizado. Considerando essa informação, qual classificação proposta por Coutinho (2010) se encaixa na descrição acima?
Específico.
Esporádico.
Dirigido.
Geral.
Móvel.
Um dos erros mais comuns na construção da equipe do projeto é não realizar contato prévio com os profissionais escalados para fazer parte da equipe, acertando as funções assumidas, cronogramas etc. Sem um acordo prévio, não devemos supor que determinado profissional participará do nosso projeto, muito menos como parceiro. Não delegar tarefas é também um erro muito comum, principalmente se temos um perfil centralizador, pois, mesmo em projetos menos complexos, será necessário delegar tarefas para o bem do próprio projeto. Conte com profissionais de confiança e experientes na tarefa a ser desempenhada. E finalmente, um projeto só se desenvolverá com tranquilidade se possuir uma equipe coesa e consciente de seu papel. Cabe ao coordenador do projeto (ou profissional que assuma função similar) promover essa harmonia.
SEBRAE; INSTITUTO ALVORADA BRASIL. Projetos Culturais: como elaborar, executar e prestar contas.
Brasília: Instituto Alvorada Brasil : Sebrae Nacional, 2014. Adaptado.
Analisando fragmento de texto exposto acima, ressalta-se que:
I. No planejamento do evento, é importante buscar parcerias dentro da escola como também na comunidade ao redor.
II. Todos os funcionários da escola são importantes para o sucesso do evento, o bom relacionamento e a administração de conflitos faz-se necessário nesse processo.
III. A motivação, o interesse e o envolvimento da equipe de trabalho no evento são fundamentais, e fazem parte das atribuições do coordenador/responsável geral acompanhar e estimular todos os envolvidos.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
V, F, V.
F, V, V.
V, F, F.
V, V, V.
F, F, F
I. Os Campeonatos possuem caráter eliminatório e são destinados para quando há prazo curto, visto que nem todos os participantes competem entre si. São direcionados para quando não há tempo para execução de um evento maior.
II. Os torneios se caracterizam pela competição direta entre os concorrentes, pois todos se enfrentam no mínimo uma vez. É uma competição mais longa, podendo durar semanas ou meses.
III. Os Jogos Escolares envolvem mais de uma modalidade e também são realizados por mais de uma escola. Necessita de muita organização, pois são ações que ocorrem ao mesmo tempo.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
V, V, V.
F, V, F.
V, F, V.
F, F, V.
F, F, F.
A universalização do Ensino Fundamental nas escolas assegurou o ingresso de crianças, jovens e adultos. Contudo, a permanência dos alunos de escolas públicas e a conclusão dos estudos é um grande desafio para gestores escolares e professores. Nesse sentido, deve-se buscar meios para incentivar e despertar o interesse dos alunos nos estabelecimentos de ensino, para que procurem sempre aumentar sua qualificação estudantil. É necessário desenvolver aspectos como a criatividade e a inteligência através de projetos práticos proporcionando o uso da reflexão e análise.
CABRAL, A. et al. Importância de eventos escolares para complemento do ensino-aprendizagem de jovens carentes.
In: PURIFICAÇÃO, M. M. (org.) Processos de organicidade e integração da educação brasileira.
Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. p. 1-11. Adaptado.
Considerando a importância de valorizar os interesses e habilidades dos alunos, é necessário que no espaço escolar sejam promovidos diferentes tipos de eventos a fim de atender a pluralidade escolar. Com base na disciplina de Organização de Eventos Escolares, associe as duas colunas, relacionando o tipo de evento com as suas respectivas características.
(1) Festivais. ( ) São eventos com caráter lúdico que possibilitam a diversão e a interação.
(2) Festas. ( ) São eventos que promovem a exposição dos trabalhos criados pelos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento.
(3) Feiras escolares. ( ) São eventos para comemorar alguma data específica, podendo incluir entre essas festa junina, dia da família, aniversário da escola.
(4) Gincanas. ( ) São eventos não competitivos que visam a demonstração de uma modalidade, como a ginástica, dança, teatro, além de poderem ter diferentes temas.
A sequência correta desta classificação é:
1, 3, 4, 2.
1, 4, 2, 3.
2, 3, 1, 4.
4, 3, 2, 1.
3, 1, 2, 4.
Júlia é professora de Educação Física na cidade em que reside. Ela é a responsável por organizar a maior parte do evento denominado “Festival de Danças do Mundo”. Para o festival acontecer, é necessário que outros professores e funcionários da escola também auxiliem no processo.
Acerca disso, analise as etapas de definição de recursos humanos que devem ser utilizadas em um evento:
I. As tarefas direcionadas à criação, realização e término do evento devem ser identificadas.
II. É necessário organizar o número de alunos que irão participar das atividades, bem como o número de pais que irão assistir as apresentações.
III. Para formar uma força de trabalho, é preciso identificar o número de funcionários, professores, voluntários, entre outros, que irão auxiliar no evento.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A afirmação de que “o esporte educa” tem, normalmente, seu fundamento na ideia de que, por meio do esporte, as crianças e os jovens incorporam valores importantes para a vida social, para o pleno desenvolvimento da cidadania: espírito de grupo, espírito competitivo, respeito às regras (leis), entusiasmo pelo esforço, assimilação adequada das derrotas, atitude humilde na vitória etc. – essas são razões mais do que suficientes para fomentar a ampliação do seu acesso via escola.
BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe. Esporte, escola e a tensão que os megaeventos esportivos
trazem para a Educação Física Escolar. Em Aberto, v. 26, n. 89, 2013.
Considerando a situação mencionada e as características dos eventos escolares, a seguir analise as asserções:
I. A competição no ambiente escolar, em especial os eventos com esse caráter, sempre causou divergência de opiniões devido à compreensão superficial e desvalorização da competição.
PORQUE
II. O professor ao pensar e planejar um evento escolar, deve se atentar aos critérios de organização para desenvolver a atividade, as intenções educativas que o evento escolar apresenta e a proposta metodológica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.