MAPA – PSICO – PSICOPEDAGOGIA APLICADA AOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS – 52_2024
A categoria sexta baseia-se no princípio do Constitucionalismo Organizacional (LIMONGI-FRANÇA, 2012). Em outras palavras, refere-se às normas de convivência, códigos de conduta ética, manuais de procedimentos de cada setor e documentos que delineiam e explicam a missão, visão e valores da empresa, bem como as atitudes esperadas de cada indivíduo diante das situações cotidianas. Essas políticas internas são descritas e organizadas de forma a facilitar uma comunicação clara e eficaz, evitando mal-entendidos que possam prejudicar as relações de trabalho. Muitas vezes, as empresas acabam implementando uma cultura de advertência e punição sem que os funcionários estejam cientes das regras que devem seguir. A falta desses registros pode resultar em conflitos internos significativos em relação ao relacionamento entre colegas de trabalho.
Fonte: LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Constitucionalismo Organizacional: Proposição de um Modelo. Revista de Administração Contemporânea, v. 1, pág. 80-101, 2012.
Imagine que você já é um profissional formado e foi contratado por uma empresa para desenvolver estratégias de intervenção voltadas para lidar com a resistência dos colaboradores em seguir as regras e normas estabelecidas pela organização. Nessa empresa da área de produção de móveis, há uma sequência de atividades que precisam ser desenvolvidas até que o produto chegue ao resultado. As atividades englobam os cuidados com os avisos de segurança, uso de IPIs, registro de entrada e saída de matéria-prima além da comunicação contínua entre os colaboradores.
Após uma análise inicial, você percebe que a empresa possui políticas internas bem definidas, porém, muitos funcionários parecem ignorá-los ou não compreendê-los completamente. Além disso, há um aumento nos conflitos internos entre os colegas de trabalho, possivelmente resultando da falta de clareza nas expectativas e consequências das quebras de normas. Como psicopedagogo, você é desafiado a desenvolver estratégias que promovam uma melhor compreensão e adesão às políticas da empresa, reduzindo os conflitos e promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
Para isso, você deverá criar uma apresentação em PowerPoint em que irá evidenciar quais as estratégias promoverá para alcançar o objetivo proposto. Para isso, sua apresentação deverá seguir as instruções abaixo:
- Slide de Abertura:
Inserir título da apresentação: “Estratégias para Colaborador com Resistência a Regras”
- Identificação do Problema:
Considerando essa empresa da área de produção de móveis, escreva no mínimo 2 e no máximo 3 problemas que a não compreensão das regras institucionais podem ocasionar no ambiente de trabalho.
- Descrição da Estratégia:
Detalhar a estratégia específica a ser adotada. Coloque no mínimo 2 estratégias e explique-as. Para elaboração das Estratégias leia a unidade 1 p.15-38 e as reflexões apresentadas pelo autor acerca do ambiente colaborativo, justo e democrático.
- Benefícios Esperados:
Destacar os possíveis benefícios das estratégias, descreva em que elas poderão auxiliar.
- Considerações Finais:
Escreva a importância de se adotar estratégias para lidar com resistência a regras e como o psicopedagogo pode contribuir para isso. Fundamente teoricamente sua resposta.
6. Referências
Sua apresentação deve ter no mínimo 6 slides e no máximo 15. Lembre-se de utilizar imagens ao longo de sua apresentação para melhor apresentação do conteúdo.
ATENÇÃO:
– Utilize o formulário padrão, disponível no material da disciplina, que está em formato de PowerPoint (PPT).
– Lembre-se de que este é um trabalho acadêmico, assim sendo, observe as Normas ABNT e fundamente teoricamente sua apresentação.
– Formatação: letra Times New Roman ou Arial; tamanho de letra 24; espaçamento entre linhas 1,5; alinhamento justificado e demais Normas da ABNT.
– Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o arquivo, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
– Acesse a Sala do Café, lá foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, entre elas, um vídeo da professora com orientações de como realizar o Mapa.
– Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum “MOMENTO TIRA-DÚVIDAS DO MAPA”.
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