A filosofia permite o questionamento, abrindo espaço para outros horizontes, introduzindo novas possibilidades, rediscutindo premissas e princípios, fundando um sentido explicativo para as coisas, reavaliando o que parece sólido e consensual, abrindo abordagens diferenciadas para questões antigas… Enfim, no lugar de decidir, sua proposta é a de investigar, no lugar de agir, sua proposta é a de especular, no lugar de aceitar, sua proposta é a de questionar. [. ]”
Somente abraçando a dúvida se pode conviver com uma natureza tão contraditória e complexa como a nossa. É comum ouvir que as perguntas são mais importantes que as respostas e, certamente, alguns questionamentos nos acompanham por toda nossa trajetória, enquanto sociedade. Cabe à filosofia formular as perguntas, contextualizar e conhecer os problemas e, em uma sociedade tão complexa, tão diferente, não conseguiremos nos organizar sem desempenhar essa tarefa. O direito depende dessa problematização, pois é crucial para concretizar seu escopo saber o que é justo ou injusto, certo ou errado, bom ou ruim, ou ao menos conceber as perguntas para chegar a eles. Considerando o exposto até aqui, pergunto: o que a criação do ChatGPT tem a ver com a filosofia? Como a filosofia, que normalmente é atribuída a uma forma rudimentar de pensamento, pode ter serventia para assuntos ultramodernos como o ChatGPT? Indico que a filosofia se dedica a nos permitir uma vida melhor, o que implica em conviver melhor com os problemas de nossa realidade e, certamente, isso vai ao encontro da tecnologia e da disrupção por ela causada.
A partir desta explanação, seguimos para a Etapa 3.
Etapa 3 – Problematizando
Como temas tão distintos podem se relacionar? Tanto podem como se relacionam, e a filosofia não é somente crucial para compreender nossa realidade, mas também ajuda o direito a pensar soluções para os problemas mais inusitados. Visto isso, responda as três questões apresentadas a serguir em um texto argumentativo, contendo no máximo 20 linhas.
Questão 1 – O que o desenvolvimento de novas tecnologias como o estudo de células-tronco, clonagem e a inteligência artificial podem causar na sociedade? E como a filosofia ajuda a lidar com estas situações?
Esta pergunta pode ser respondida a partir da interpretação dos dois textos apresentados a você.
Questão 2 – Vamos imaginar que o ChatGPT causasse danos a menos de dez por cento da população mundial, enquanto gerasse inúmeros benefícios ao restante da humanidade. O ChatGPT deveria ser bloqueado, ou deveria ser liberado? É justo prejudicar pequena parte da população? É justo retirar da maioria os benefícios da tecnologia?
Vamos nos valer do pensamento de John Rawls para tentar responder estes questionamentos. O Importante não é responder todas as perguntas, mas contextualizá-las com o pensamento do autor.
Questão 3 – A tecnologia oferece muitas vantagens. Hoje, temos inúmeras facilidades em razão do desenvolvimento de ideias que um dia não fizeram parte de nossa rotina. Carros, aviões e a própria internet foram um dia inovações, que hoje se incorporaram ao nosso dia a dia.
Entretanto, o desenvolvimento de tecnologias tem um custo, seja ele ambiental, econômico ou social. Por andarmos de carro, poluímos o meio ambiente. Produtos importados com um preço menor podem fazer com que os trabalhadores que os fizeram recebam menos.
Agora, descreva a crítica de John Rawls ao Utilitarismo, relacionando-a com o contexto do surgimento das novas tecnologias
Olá, somos a Prime Educacional!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui