Conhecer as regras e as leis para a publicidade já é um desafio em si. Conforme Santos (2008, p. 12), o sistema de regulamentação e fiscalização da atividade publicitária no Brasil é exercido por duas diferentes entidades. A primeira delas é o Estado soberano que, atua na publicidade com seus três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O segundo sistema, considerado alternativo, é o exercido pelo próprio setor publicitário por meio do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – a exemplos de normas temos a Lei Federal n° 4.680/1965, que rege o exercício da profissão de publicidade e propaganda no Brasil, e também os Códigos de Ética, os Códigos de Autorregulamentação e o Código de Defesa do Consumidor. De um modo geral, por mais que os cidadãos geralmente não tenham profundo conhecimento das leis e códigos.são capazes de identificar quando uma situação está incorreta. Tal atitude decorre além do acesso a informação, mais também por conta do bom senso social que, é um guia importante daquilo que pode ou não ser veículado em publicidade on-line, embora o conhecimento das leis e códigos seja essencial.

MAPA – GPV – PROMOÇÕES E PRECIFICAÇÃO PARA LOJAS E PONTOS DE VENDA – 52_2024

Conhecer as regras e as leis para a publicidade já é um desafio em si. Conforme Santos (2008, p. 12), o sistema de regulamentação e fiscalização da atividade publicitária no Brasil é exercido por duas diferentes entidades. A primeira delas é o Estado soberano que, atua na publicidade com seus três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O segundo sistema, considerado alternativo, é o exercido pelo próprio setor publicitário por meio do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – a exemplos de normas temos a Lei Federal n° 4.680/1965, que rege o exercício da profissão de publicidade e propaganda no Brasil, e também os Códigos de Ética, os Códigos de Autorregulamentação e o Código de Defesa do Consumidor. De um modo geral, por mais que os cidadãos geralmente não tenham profundo conhecimento das leis e códigos.são capazes de identificar quando uma situação está incorreta. Tal atitude decorre além do acesso a informação, mais também por conta do bom senso social que, é um guia importante daquilo que pode ou não ser veículado em publicidade on-line, embora o conhecimento das leis e códigos seja essencial.

SANTOS, R. F. A eficiência do CONAR na regulamentação da publicidade de bebidas alcoólicas no Brasil. Monografia (TCC) – Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda. Escola de Comunicação das Faculdades Integradas do Brasil. Curitiba, 2008.


Compreendendo tais aspectos, pense na seguinte situação:

Você é diretor geral de uma agência de publidade, e um importante cliente, uma empresa de filmes de straming, VIVOFLIX, solicitou uma campanha para divulgação dos seus filmes para o dia da mulher nas redes sociais, afim de promover uma sessão de propagonistas femininas. Tal campanha foi criada pelo gerente de criação com publicações que continham mulheres seminuas com o título: ” O poder de chamar atenção sempre foi delas, e agora elas vão também te persuadirna VIVOFIX com a sessão especial para o Dia Internacional da Mulher.” O post foi publicado nas redes sociais Instagram e Facebook, e a empresa VIVOFLIX acabou sendo autuada e penalizada pelos orgãos de fiscalização que solicitaram a imediata suspensaão da campanha, pois o post viralizou e foi compartilhado até mesmo por menores de 18 anos.

Pensando nessa situação hipotética, você, atuante como diretor da agência, precisa utilizar a situação apresentada em uma reunião junto com a equipe de criação de modo a destacar quais foram os erros cometidos. Lembre-se na necessidade de justificar a sua resposta, afinal a equipe precisa compreender. Além disso, aborde se a suspensão da campanha foi uma atitude correta.

Lembrando que a ATIVIDADE MAPA deve ser desenvolvida no Formulário Padrão. Esse formulário pode ser baixado na plataforma STUDEO, na aba Material da Disciplina.

Bons Estudos!

 

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