Diante da falta de cultura do envelhecimento populacional, os estudantes de serviço social são chamados a refletir como essa forma de discriminação afeta não apenas os indivíduos mais velhos, mas também a sociedade como um todo.
Nelson, T. D., & Dannefer, D. Idadismo: Estereotipagem e preconceito contra pessoas idosas. MIT Press, 1992.
Então, vamos conhecer as etapas do trabalho e pôr a mão na massa!!
PARTE I – Aplicar a ENQUETE a seguir junto a pessoas idosas (até 3 idosos), seja no âmbito familiar, igreja, centro de saúde, centro de convivência para idosos, praças, parques, entre outros. As perguntas podem ser encontradas em MATERIAIS DA DISCIPLINA > ENQUENTE PESSOA IDOSA.
PARTE II – Após a aplicação da enquete, com base nas respostas obtidas, elabore um texto dissertativo sobre o idadismo, de 1 (uma) página a partir dos parágrafos apresentados a seguir:
“A ausência de uma cultura que valorize o envelhecimento traz consequências prejudiciais em diversos aspectos”.
“Os estereótipos negativos e a discriminação contra os idosos, resulta em uma sociedade que não reconhece o valor e a contribuição dos idosos, privando-os de oportunidades e recursos que lhes permitiriam viver com dignidade e participar ativamente da comunidade”.
“É essencial que o serviço social promova uma cultura do envelhecimento que envolve o combate ao idadismo por meio da conscientização e educação, além do desenvolvimento e implementação de políticas e programas que promovam o envelhecimento ativo, saudável e participativo para todos os cidadãos”.
ATENÇÃO!! Informar as referências bibliográficas, caso utilize alguma.
ORIENTAÇÕES:
– A ENQUETE DEVE SER IMPRESSA E ENTREGUE A PESSOA IDOSA PARTICIPANTE PARA QUE RESPONDA;
– VOCÊ DEVE GRAVAR UM VÍDEO DE NO MÁXIMO 1 (UM) MINUTO APRESENTANDO O RESUMO DA ENQUENTE, CONFORME ORIENTAÇÕES ABAIXO.
Identificação – nome do estudante e nome da disciplina;
Tema da Enquete – Idadismo
Nº de idosos que participaram da enquete, faixa etária e sexo.
Resumir o resultado obtido sobre o preconceito em relação a idade, a percepção das políticas públicas para a pessoa idosa e o relacionamento com os jovens.
– O VÍDEO DEVE SER ENVIADO EM FORMATO DE LINK (PARA ISSO DEVE SER POSTADO EM UMA PLATAFORMA), JUNTO A RESPOSTA DA PARTE II NO FORMULÁRIO PADRÃO.
– VOCÊ IRÁ UTILIZAR AS RESPOSTAS PARA FORMULAR O TEXTO DA PARTE II.
– A PARTE II DEVE SER ENTREGUE EM FORMULÁRIO PADRÃO DA DISCIPLINA.
Bons estudos!!
Olá, somos a Prime Educacional!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui