“O filme estaria nos contando uma outra história. Isto é o que ele denomina de ‘contrahistória’, que nos possibilita realizar uma contra análise da sociedade. Dessa forma, nas produções cinematográficas estariam revelados, por trás das imagens, aspectos da realidade que expressam a ideologia de uma sociedade. Devemos nos lembrar dos diversos elementos que compõem um filme, e que por isso podem nos dizer mais sobre a mentalidade de uma nação do que outro meio artístico, como o fato deles não serem produzidos apenas por um indivíduo, mas que a produção cinematográfica possui um caráter coletivo durante seu processo de criação; e que os filmes são direcionados e interessam às multidões anônimas.”

“O filme estaria nos contando uma outra história. Isto é o que ele denomina de ‘contrahistória’, que nos possibilita realizar uma contra análise da sociedade. Dessa forma, nas produções cinematográficas estariam revelados, por trás das imagens, aspectos da realidade que expressam a ideologia de uma sociedade. Devemos nos lembrar dos diversos elementos que compõem um filme, e que por isso podem nos dizer mais sobre a mentalidade de uma nação do que outro meio artístico, como o fato deles não serem produzidos apenas por um indivíduo, mas que a produção cinematográfica possui um caráter coletivo durante seu processo de criação; e que os filmes são direcionados e interessam às multidões anônimas.”

 

Fonte: https://www.snh2019.anpuh.org/resources/anais/8/1553235185_ARQUIVO_ANPUHTRABALHOCOMPLETO.pdf. Acesso em: 7 jun. 2023.

 

Isto é, os filmes são documentos históricos ricos, que podem render informações como: a sociedade contemporânea em que foi produzida e a mentalidade dessa sociedade sobre determinado período histórico.

Atualmente, no que diz respeito aos filmes de temática grega antiga, somamos uma lista considerável de filmes, tais quais, 300 (2006), Percy Jackson (2010), Hércules (2014), Tróia (2004), Fúria de Titãs (2010), entre inúmeros outros títulos. Entre eles, podemos notar que o interesse atual pela Grécia Antiga se liga à fantasia, aos deuses e heróis, isto é, temas que possam interessar também aos adolescentes e jovens que compõem grande parte dos estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

 

Caro(a) estudante, pensando nessa temática e os usos dos filmes no contexto educacional, assuma o papel de um professor de história e resolva o seguinte desafio:

Uma instituição, que oferta o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, lhe contratou como professor de história. Nas primeiras semanas de orientação sobre suas funções, foi-lhe apresentado que todas as turmas que tiveram os conteúdos de Grécia Antiga demonstraram desinteresse pelo conteúdo, e que você ficaria à frente de um projeto de ensino que estimulasse os alunos, de uma das turmas, a se interessarem pelo conteúdo.

 

Para isso, a instituição solicitou que você entregue um projeto de uma oficina educacional, que contenha os seguintes pontos:

 

  1. a) Ano ou série que a oficina será aplicada.
  2. b) Unidade Temática, Objetos de Conhecimento e Habilidades que serão desenvolvidas (informações que serão retiradas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC).
  3. c) Filme sobre a Grécia Antiga que será exibido (nome e ano de estreia).
  4. d) Encaminhamento (passo a passo de como a oficina ocorrerá).
  5. e) Qual o tema principal a ser observado no filme para discussão com os alunos.
  6. f) Espaço que a oficina será realizada.
  7. g) Quanto tempo será necessário para a aplicação da oficina.
  8. h) Avaliação aplicada aos alunos.
  9. i) Referências que foram consultadas ou que serão necessárias para a elaboração e execução da oficina.

 

Orientações gerais:

– Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”.

– Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo explicativo.

– Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim, observe as Normas da ABNT.

– Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.

– Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.

– Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

– Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do “Fale com o mediador”.

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Home
Minha Conta
Carrinho
Downloads