Pede-se:
Passo 1
1) Elabore seu relatório de análise de viabilidade financeira com o Passo 1. Apresentando:
(a) Payback.
– Em quanto tempo o valor investido será recuperado?
– Qual a sua conclusão, vale o investimento no congresso de segurança no trabalho?
Para fazer o Payback utilize a sua fórmula:
Payback = investimento / receita.
Apresente o cálculo e explique o valor achado e se ele demonstra a viabilidade do projeto. A resposta que você vai encontrar é o tempo em que o dinheiro investido será recuperado.
(b) VPL. Valor Presente Líquido.
Para achar o VPL, vamos utilizar o site: https://fazaconta.com/matematica-financeira-val-tir.htm
Para isso, basta ir no campo “Cálculo On line do VPL” e lançar os seguintes valores: “Taxa de juros” e Fluxo de caixa:
Digite a taxa de 8,5%
Fluxo de Caixa digite a última linha da sequência do fluxo de caixa do congresso (quadro 1):
-733.333,34 | 1.696.666,67 | 1.696.666,67 | 1.696.666,67 | 1.696.666,67 | -733.333,34 |
A resposta que você vai encontrar é o valor em reais do investimento feito ao longo do tempo, trazido para o presente. Você vai perceber que quanto maior o VPL maior a viabilidade do investimento.
(c) TIR. Taxa Interna de Retorno.
Para TIR vamos usar o site “Cálculo On line da TIR: https://fazaconta.com/matematica-financeira-val-tir.htm
Para efetuar o cálculo vamos digitar os dados conforme a sequência:
Digitar a última linha do fluxo de caixa do congresso (quadro 1):
-733.333,34 1.696.666,67 1.696.666,66 1.696.666,67 1.696.666,67 -733.333,33
A análise tem que considerar que quanto maior a TIR, melhor e mais lucrativo será o projeto. A TIR trabalha como se fosse uma taxa de juros que uma aplicação financeira vai render para ser tão lucrativa quanto o projeto.
Passo 2. Apresentação dos cálculos de gestão dos custos.
Agora que você demonstrou a viabilidade de realização do congresso, começa o seu grande desafio: acompanhar de perto a organização do evento e ficar de olho nos custos desta organização.
No começo da organização do congresso, todos muito envolvidos a animados, de certa forma fez com que alguns deslizes fossem encobertos. Agora, você está diante de um cenário que precisa ser analisado, conforme dados do Quadro 2.
QUADRO 2 | ||||||
CONTROLE DOS CUSTOS | ||||||
Período | ||||||
Mês 1 | Mês 2 | Mês 3 | Mês 4 | Mês 5 | Mês 6 | |
Pagamentos planejados | – R$ 733.333,33 | – R$ 733.333,33 | – R$ 733.333,33 | – R$ 733.333,33 | – R$ 733.333,33 | – R$ 733.333,33 |
Pagamentos realizados | R$ 650.000,00 | R$ 980.000,00 | R$ 898.000,00 | |||
Planejamento acumulado | – R$ 733.333,33 | R$ 1.466.666,67 | R$ 2.200.000,01 | R$ 2.933.333,34 | R$ 3.666.666,67 | R$ 4.400.000,00 |
Realizado acumulado | R$ 650.000,00 | R$ 1.630.000,00 | R$ 2.528.000,00 |
Chegando ao término do terceiro mês da organização do congresso, 50% da montagem está concluída e R$ 2.528.000,00 já foram gastos. Com esse desenvolvimento do projeto, você precisa mostrar aos investidores a realidade do projeto e calcular os índices básicos da gestão de custos.
Pede-se:
Passo 2
Você tem que apresentar os cálculos do Valor Agregado (VA) e do Índice de Desempenho de Custos (IDC), trazendo uma conclusão de como está a gestão de custos da organização do congresso.
Para analisar o IDC, recorra a tabela abaixo:
>1 (ou > 100%)– Desempenho positivo, está adiantado e/ou mais barato.
=1 (ou = 100%)– Desempenho dentro do esperado.
< 100%) – Desempenho fraco ou abaixo do planejado.
Para apresentar a gestão dos custos, preencha o quadro a seguir, e em seguida apresente seu parecer sobre esses custos apresentados.
VP | R$ | Valor Planejado |
VA | R$ | Execução de 50% |
CR | R$ | Custo Realizado |
VC | – R$ | Variação de Custos |
IDC = VA/CR | Índice de custos |
ORIENTAÇÕES:
– Faça o download do arquivo Formulário Padrão, que está disponível no Material da Disciplina, para responder sua atividade MAPA;
– Assista ao vídeo explicativo disponível na SALA DO CAFÉ;
– Utilize o MATERIAL indicado para pesquisa e realização da atividade (não fazer cópia fiel do conteúdo) e referencie a(s) fonte(s) de pesquisa no final da atividade;
– Ao finalizar a atividade, envie o arquivo FORMULÁRIO PADRÃO preenchido corretamente no campo indicado dentro do ambiente da atividade MAPA (não serão aceitos arquivos fora da data de realização da atividade).
– CUIDADO PARA NÃO INSERIR O ARQUIVO ERRADO.
Olá, somos a Prime Educacional!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui