AE3 – PED – LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO – 51/2024
QUESTÃO 1
“Ler não é ver o que está escrito, nem tampouco lhe atribuir uma versão oral. Quem ousaria dizer que sabe ler em latim só porque sabe pronunciar as frases que lhe são apresentadas? Ler é ser questionado pelo mundo e por si mesmo, é saber que certas respostas podem ser encontradas na produção escrita, é poder ter acesso ao escrito, é construir uma resposta que entrelace informações novas àquelas que já se possuía” (Maria, 2008, p. 21).
Fonte: MARIA, L. de. Leitura & colheita: livros, leitura e formação de leitores. Petrópolis: Vozes, 2008.
Após ler o excerto, é possível afirmar sobre a importância da leitura que:
Alternativas
Alternativa 1 – É uma habilidade simples e por isso deve ser aprendida com a família.
Alternativa 2 – É uma habilidade fundamental para o desenvolvimento humano.
Alternativa 3 – É uma habilidade que compete exclusivamente a escola.
Alternativa 4 – É uma habilidade dissociada de outras práticas comunicativas.
Alternativa 5 – É uma habilidade que se fundamenta na gramática normativa.
QUESTÃO 2
A cultura de um povo/nação é construída ao longo de sua história e suas experiências, isso envolve uma grande quantidade de eventos, fatos, habilidades desenvolvidas e evolução. A língua materna está dentro dessa evolução pela qual o ser humano passou e ainda passa, pois, é a partir da utilização da linguagem elaborada que o desenvolvimento humano ocorre de forma exponencial. A partir disso, não podemos separar a língua/linguagem humana de sua cultura, ou seja, aquela tem um papel fundamental na formatação da cultura humana e há uma interação constante entre elas. Segundo Antunes (2009, p. 21).“dessa forma, todas as questões que envolvem o uso da língua não são apenas questões linguísticas, são também questões políticas, históricas, sociais e culturais.” Sendo assim, a língua materna tem um caráter dinâmico e em plena transformação, por isso sempre há o que aprender, também quando ouvimos essas frases na escola:
“Cê vai lá em casa?”
“Nóis vai sim na festa”
“Eita égua, gostei desse trem”
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.(Adaptado)
Diante deste contexto, analise as alternativas e assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Há muita dificuldade dos alunos compreenderem o uso certo da língua.
Alternativa 2 – A escola não está cumprindo o seu papel de ensinar as regras corretas.
Alternativa 3 – Não há maturidade por parte dos alunos para assimilarem as regras linguísticas.
Alternativa 4 – A língua portuguesa tem muitas regras, por isso é possível que a criança entenda-a.
Alternativa 5 – A variação linguística é um processo normal da língua e deve ser respeitado também em sala de aula.
QUESTÃO 3
Roman Jakobson (1896 – 1982) propôs em seus estudos um modelo de comunicação que se baseia em seis elementos: remetente, mensagem, referente, código, canal e destinatário.
Para explicar a aplicação desses seis elementos para seus alunos, uma professora criou um exemplo em sua aula. Como exmplo a professora utilizou o seguinte estudo de caso com seus alunos “Em um determinado dia meu filho mandou uma mensagem de texto em português pelo celular, dizendo que não iria voltar para almoçar em casa.”.
Considerando o estudo de caso apresentado pela professora, é correto afirmar que.
- O remetente é a professora.
- A mensagem é que o filho não iria almoçar em casa.
III. O código é a língua portuguesa.
- O canal é o celular.
Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – I e II apenas.
Alternativa 3 – II e III apenas.
Alternativa 4 – I, II e III apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV apenas.
QUESTÃO 4
O texto dissertativo é uma das tipologias textuais mais utilizadas no Ensino Superior devido ao seu critério argumentativo e a necessidade de debater, discutir, analisar e argumentar que esse ciclo educacional exige. Todo texto argumentativo passa por uma delimitação do assunto, isto é, uma focalização sobre o que será tratado.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Sempre haverá um assunto novo totalmente inexplorado/inédito em um texto dissertativo.
PORQUE
- Isso justifica o conceito de originalidade de um texto dissertativo, uma vez que, se trata de uma tipologia que discute somente novos assuntos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Dentro da linguagem é possível encontrar um uso denotativo, restrito ao significado, ao sentido de informar especificamente, e o conotativo, aproveitando o lado figurado e inventivo da linguagem. Diante desse contexto, analise as afirmativas:
- Na escola só há o uso da linguagem denotativa.
- Na escola há o uso das duas linguagens.
III. A conotação só é encontrada no meio literário.
- A língua permite o uso figurado por meio de figuras de linguagem.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – Apenas I.
Alternativa 2 – Apenas I e II.
Alternativa 3 – Apenas II e III.
Alternativa 4 – Apenas II e IV
Alternativa 5 – Apenas I, III e IV.
QUESTÃO 6
Pensamento que se constrói sobre a informação visual impressa, pensamento que é alimentado e dirigido pela escrita. O ato de construir sentido a partir do texto impresso é pôr em exercício o pensamento, interagindo com o texto, interagindo com o autor do texto. O envolvimento emocional do leitor com a experiência da leitura é o mesmo que se pode ter em qualquer tipo de experiência e, da mesma forma, dela extraímos sempre algum aprendizado (Maria, 2008).
Fonte: MARIA, L. de. Leitura e colheita: livros, leitura e formação de leitores. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 24-25.
Após ler o excerto e compreender a importância da leitura, é possível afirmar que:
- A formação de um aluno leitor ocorre somente nos anos iniciais da escola.
- A habilidade de leitura associa-se a outras habilidades comunicativas.
III. A escola é parte fundamental para a formação de um leitor autônomo e competente.
- Só a escola tem a obrigação de desenvolver habilidades comunicacionais na criança.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 7
Ao pensarmos no conjunto de obras de Monteiro Lobato, que ficou conhecido na televisão como O Sítio do Pica-pau Amarelo, sabemos que a personagem Emília tem um papel fundamental em todas as histórias.
Sobre a personagem Emília, considere V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
- Emília é uma personagem que representa a visão dos pais sobre a realidade.
- Emília é uma personagem que represente a criança livre do cerceamento pater-materno.
III. Essa personagem demonstra a emancipação dos personagens infantis na obra lobatiana.
- Essa personagem demonstra o desencaixe que é o universo infantil, pois até uma boneca de pano ganha vida na obra.
É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – V,V,V,F.
Alternativa 2 – F,V,V,F.
Alternativa 3 – F,V,F,V.
Alternativa 4 – V,V,F,F.
Alternativa 5 – F,F,V,V.
QUESTÃO 8
“Se considerarmos que ler e produzir textos significa produzir sentido e que isso só é possível no confronto com o outro, com o diferente, com as múltiplas vozes que nos constituem e que nos transformam em estranhos para nós mesmos; que ler e produzir textos significa também nos inserir numa dada formação discursiva, conhecendo a regra de seu jogo então, compreenderemos por que a escola não está formando leitores nem produtores de texto, mas apenas artífices da reprodução e da passividade, silenciando a uns e a outros, naturalizando as construções que servem apenas a interesses escusos” (Coracini, 2002, p. 264).
Fonte: CORACINI, M. J. R. F. et al. Leitura: decodificação, processo discursivo…?. In: CORACINI, M. J.R. (Org.). O jogo Discursivo na Aula de Leitura. Língua Materna e Língua Estrangeira. São Paulo: Pontes, 2002.
Após ler o excerto e compreender a importância de formar leitores críticos e bons produtores de texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O processo de comunicação humana é dinâmico, interativo e com múltiplas possibilidades de sentido, uma vez que ler e escrever são funções básicas da interação social.
PORQUE
II- A construção social do indivíduo se faz na interação com o outro e na produção de sentido por meio da leitura e escrita do mundo, evidenciando a importância de uma formação discursiva ampla e competente.
A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
A literatura infantil é um universo de magia, encantamento e fantasia. A escola deve aproveitá-la no âmbito pedagógico para estimular práticas significativas de aprendizagem. Sobre a literatura infantil, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – Toda criança gosta de ouvir histórias, de ler livros, pois há um encantamento sinestésico que carrega essa criança para dentro das histórias. Por isso, o professor não precisa mediar essas leituras ou contações.
Alternativa 2 – Na literatura infantil, a criança se identifica com o herói, com o belo, reconhece a maldade e a semelhança entre a fantasia e a realidade, que podem ser trabalhadas de forma pedagógica.
Alternativa 3 – As crianças não precisam de personagens infantis nas histórias para elas se identificarem, pois, na verdade, elas precisam conhecer a realidade dos adultos por meio da literatura.
Alternativa 4 – A literatura infantil tem por obrigação ser pedagógica, ou seja, ensinar valores, conceitos, moral, para que ela possa ser utilizada de forma adequada no ambiente escolar.
Alternativa 5 – A fantasia da literatura infantil é fundamental para as crianças, mas elas, obrigatoriamente, devem interagir com histórias realistas para conhecer a realidade que as cerca.
QUESTÃO 10
“Considera que a leitura e a escrita apareçam como objetivos prioritários da Educação Fundamental. Espera-se que no final dessa etapa, os alunos possam ler textos adequados para sua idade de forma autônoma e utilizar os recursos ao seu alcance” (Sole, 1998, p. 34).
Fonte: SOLE, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artemed, 1998, p.34.
Após ler o excerto, fica evidente que a escola deve ter o compromisso com o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos, isso se justifica, pois:
- Essas habilidades só são utilizadas na escola, por isso elas devem desenvolvidas nesse ambiente.
- É parte fundamental da habilidade humana usar práticas de leitura e escrita para comunicar-se.
III. Como o uso da leitura e escrita restringe-se ao uso escolar, é lá que devem ser estimuladas.
- Mesmo sendo habilidades distintas, ambas fazem parte de necessidade humana de comunicação e interação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.