As condições de medição das terras no Rio Nilo exigiram que se criassem padrões de medida ou unidade. Essas unidades, no entanto, levantaram a questão de que nem sempre é possível caber um número inteiro de vezes na grandeza a medir. \”Os medidores então reconheceram que o instrumento numérico conhecido – números inteiros – era insuficiente para exprimir bem as medidas. Foi forçoso subdividir a unidade num certo números de partes iguais, considerados frações da unidade\” (CARRAHER, 1989, p. 82).
CARRAHER, T. N. Aprender pensando. Petrópolis: Vozes, 1989.
Em relação a frações, leia as afirmações que seguem:
I. Os números fracionários são obtidos quando dividimos exatamente um todo em partes iguais e tomamos tantas partes iguais a estas quanto quisermos.
II. Ante a impossibilidade do uso dos números inteiros para a medida, criam-se os números fracionários.
III. Nem sempre é possível medir uma grandeza, tomando a unidade e as frações dessa unidade.
IV. O conceito de fração está intimamente ligado ao conceito de divisão.