ATIVIDADE 3 – TEOL – HISTÓRIA DA IGREJA II – 53_2024
QUESTÃO 1
Durante um longo tempo, a reputação da Igreja Católica ficou manchada por conta dos diversos escândalos envolvendo o mais alto clero. Esta crise foi, de certa forma, intensificada pela reforma Protestante, que colaborou historicamente para o enfraquecimento do poder papal. No entanto, no século XX, a Igreja Católica criou ações que colaboraram para a reaproximação do clero com a população, principalmente aquela menos favorecida pelo capitalismo industrial.
AZEVEDO, Israel Belo de. História da Igreja II. Maringá-PR.:Unicesumar, 2018
Sobre essa questão, analise as proposições e assinale a alternativa correta:
I – Após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu a transferência do centro hegemônico da Igreja Católica da Europa para os Estados Unidos, tendo em vista sua grande prosperidade econômica e industrial.
II – O Vaticano empreendeu um grande esforço para melhorar seus canais de comunicação no continente americano.
III – O Concílio Vaticano II foi um instrumento que possibilitou a aproximação da Igreja com a população.
IV – Como uma consequência do declínio na popularidade da Igreja Católica, houve uma maior abrangência e alcance das tendências positivistas e anticlericais no século XX.
Alternativas
Alternativa 1 – Somente as proposições I e III estão corretas.
Alternativa 2 – Somente as proposições II e IV estão corretas.
Alternativa 3 – Somente as proposições I, II e III estão corretas.
Alternativa 4 – Somente as proposições II e III estão corretas.
Alternativa 5 – Todas estão corretas.
QUESTÃO 2
O Protestantismo dá ênfase a três doutrinas principais: a justificação pela fé, o sacerdócio universal e a infalibilidade apenas da Bíblia. Essa teologia respondia certamente às necessidades religiosas do seu tempo, sem o que ela não teria conhecido o sucesso que foi.
Fonte: DELUMEAU, J. Nascimento e afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989. p. 59.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Lutero argumentava que a salvação não era alcançada por rituais ou intermediários humanos, mas pela fé. Essa mensagem oferecia alívio espiritual para muitos cristão que viviam com um medo constante da condenação eterna.
PORQUE
- Quando proclamou que a salvação se recebe na justificação pela fé, Lutero catalisou os anseios expressos num grande medo de punição pessoal diante das desgraças que se abateram sobre os seus contemporâneos, então insatisfeitos com a resposta sacramental, organizada pela Igreja Católica.
A seguir, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
No período da colonização do Brasil (1572-1810), o aparecimento de protestantes integrava o esforço das grandes potências europeias em busca de mercados e de mais domínio. Houve poucos episódios envolvendo protestantes no período, confirmando a realidade do século XVI. A presença da colônia holandesa no nordeste do Brasil é o acontecimento mais importante, mas também absolutamente improfícuo.
AZEVEDO, Israel Belo de; História da Igreja II. Graduação – EAD. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
Sobre o caso do estabelecimento holandês entre 1630-1645, uma parte integrante do projeto de expansão colonial da Holanda, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O apogeu da expansão territorial da colonização holandesa no nordeste foi alcançado sob o conde Maurício de Nassau, responsável por assegurar aos católicos romanos, fossem de origem espanhola ou portuguesa, total tolerância religiosa e cargos públicos.
Alternativa 2 – Além da expulsão de judeus do território por ordem expressa do Conselho Eclesiástico e da Classe, em certo ponto foram proibidas as procissões e todas as manifestações externas do culto católico, bem como a extrema-unção a portugueses condenados à morte.
Alternativa 3 – O alto número de agentes religiosos da Igreja Católica na colônia ao final da década de 1630 impediu que o calvinismo fosse estabelecido como religião do Estado, como queria o Conselho Eclesiástico do Recife, com sua proposta como órgão assessor do governo.
Alternativa 4 – A principal preocupação da Igreja Reformada no Brasil, definida no Sínodo de Pernambuco pelos membros do clero, era que os pontos doutrinários ensinados e o exercício do culto fossem os mesmos em todas as áreas de domínio, do Recife à Paraíba.
Alternativa 5 – Em 1638, estabeleceu-se que era dever de todos levar os seus escravos negros à igreja e instruí-los na religião cristã quando as circunstâncias permitissem, não importando de que religião fossem os seus donos, além de ter sido ordenado o seu descanso dominical.
QUESTÃO 4
O traço geral da produção teológica latino-americana é o seu conservadorismo, triunfando uma tendência para a minimização do estudo teológico e para supervalorização da fé pessoal, com uma mentalidade de radical separação entre Igreja e mundo, entre fé e política, entre Cristo e cultura.
AZEVEDO, I. B., AMARAL, L. D. História da Igreja II. Maringá-PR: UniCesumar, 2018, p. 256.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Para o pensamento protestante latino-americano faltou, principalmente, espaço. Os seminários, por exemplo, nunca puderam (com poucas exceções) tornar-se realmente centros de excelência.
PORQUE
- As relações entre protestantes e católicos se caracterizaram até os anos 1940 por uma absoluta hostilidade. Depois dessa época, cessou em parte a luta (apologética) em que se envolviam, mas permaneceram fortes desconfianças do comportamento anterior. Essa é a questão religiosa que perpassa todo século XX na América Latina.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 5
A teologia de Lutero se caracteriza como resposta e proposta de reafirmação da certeza da salvação, que, na percepção dele, a religião medieval e a teologia escolástica abalaram ou tornaram insegura. A concepção de Lutero sobre a justificação por graça (sola gratia) mediante a fé (sola fide) e predestinação são fundamentos para a reafirmação da certitudo salutis (“certeza da salvação”).
WACHHOLZ, Wilhelm. Sola gratia e livre-arbítrio: a certeza da salvação na teologia de Martim Lutero. Teocomunicação, v. 49, n. 1, 2019, p.2.
Os três princípios essenciais da Reforma religiosa do século XVI, a partir da experiência de Martim Lutero, são conhecidos como “Sola Fide”, “Sola Scriptura” e “Solus Christus”. A este respeito, analise as afirmativas a seguir:
I – O traço comum da abrangência do termo “protestante” foi dado pela afirmação dos três princípios da Reforma: “solus Christus”, “sola Fide” e “sola Scriptura”.
II – A concepção de que a alma pode prescindir de todas as coisas, menos da Palavra de Deus está associada ao princípio Sola Fide.
III – A reforma protestante se ampliou e diversificou, dando início a novas reformas e novos princípios basilares.
IV – Todos os homens cristãos são sacerdotes e todas as mulheres são sacerdotisas, sejam jovens ou velhos, senhor ou servo, senhora ou serva, douto ou leigo, pois todos são ordenados sacerdotes através do Batismo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – I, II, e III apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV apenas.
QUESTÃO 6
Nascido em um ambiente no qual a religião concentrava-se no esforço para compreender a fé, erigindo para ela um sistema teológico de características escolásticas para completar a herança da Reforma, o pietismo pode ser compreendido como uma consequência do puritanismo, movimento de onde veio e com o qual interagiu. Tomados os traços do pietismo na sua fórmula germano-britânica, nota-se que todos estavam presentes no puritanismo, mesmo que marginalmente.
AZEVEDO, Israel Belo de; História da Igreja II. Graduação – EAD. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
Sobre o pietismo e seus princípios, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O pietismo, semelhantemente ao iluminismo, pode ser compreendido como um esforço pela autonomização do pensamento. Ele almejava remover a fé da tutela da experiência dos outros e colocá-la no espaço do indivíduo, opondo-se à ênfase à doutrina e ao dogma.
Alternativa 2 – O pietismo exigia uma “Reforma Invisível” da Igreja, como algo que deveria tomar a forma de um compromisso com a vida cristã assumido por cada crente na intimidade de seu lar e sua devoção privada, sem envolver transformações ou melhorias na instituição.
Alternativa 3 – O pietismo acreditava que o povo deveria ser levado e acostumado a crer, o que significava que o uso diligente da Bíblia e o exercício do sacerdócio eram formas de vivência prática da fé mais do que suficientes para o verdadeiro conhecimento da fé cristã.
Alternativa 4 – O pietismo afirmava ser a libertação do homem de suas tutelas bíblicas. O propósito da Escritura teria sido o de causar no cristão hesitação e falta de coragem em usar seu próprio entendimento e poder de raciocínio dedutivo sem a firme orientação do dogma.
Alternativa 5 – O pietismo defendia o ideal da necessidade de uma vida piedosa unida ao máximo esforço intelectual do homem para captar a luz divina, como demonstrado pela proposta de Phillip Spenner de que estudantes universitários apresentassem atestados de conduta.
QUESTÃO 7
Considerando os desenvolvimentos históricos decorrentes da Reforma e, mais especificamente, a formação do protestantismo em solo brasileiro, Azevedo (2018) observa que quando as igrejas sofrem mudanças ao longo do tempo, há uma tendência à adoção de um ideal de restauração por parte dos grupos que compõem o movimento, os quais declaram ter como sua missão e bandeira o resgate da identidade original da Igreja – cada um deles, assim como os iniciadores da Reforma, vê-se como um guardião exclusivo da fidelidade originária do cristianismo. Essa busca é comparável a um mito do “eterno retorno”.
AZEVEDO, Israel Belo de; História da Igreja II. Graduação – EAD. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
Sendo assim, leia atentamente as proposições abaixo a respeito do processo histórico ao longo do qual, segundo o pensamento de Niehbur (1992), uma seita torna-se uma Igreja, integrando-se à sociedade:
I – O tipo sectário de organização é válido para quantas gerações forem necessárias, isto é, até que as convicções assumidas no calor do conflito e sob o risco do martírio sejam institucionalizadas em um corpo doutrinário coerente e interno.
II – Uma seita visa conformar os seus membros aos ideais e costumes que se tornaram tradicionais, e como as gerações se sucedem e o grupo obtém sua maturidade teológica, o seu isolamento em relação ao mundo é gradualmente facilitado.
III – São os filhos nascidos dos membros voluntários da primeira geração que começam a fazer da seita uma Igreja, e muito antes de chegarem à maturidade, pois então a seita deve passar a ser uma instituição educacional e disciplinar.
IV – É na segunda geração que os membros de uma seita são conformados aos ideais e costumes da sociedade pela qual o movimento está sitiado e abdicam de seus valores, pois estes raramente assumirão convicções no calor do conflito.
É correto o que se diz em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – III e IV, apenas.
QUESTÃO 8
O protestantismo anunciado pelas missões expandiu-se enormemente no século XX, mas o crescimento se deu de maneira exponencial com a entrada das chamadas “missões de fé”. As igrejas de missão passaram por dois grandes períodos: o primeiro, caracterizou-se pela lenta implantação e pela planificação do trabalho; o segundo, de 1930 até os anos 70, marcou uma “invasão” de missionários enviados por Juntas ou vindos “pela fé”.
AZEVEDO, I. B., AMARAL, L. D. História da Igreja II. Maringá – PR: UniCesumar, 2018, p.243. (Adaptado).
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- Grupos pentecostais surgiram desde a primeira década do século XX, principalmente no Brasil e no Chile, estabelecendo-se inicialmente devido a cisões nas igrejas históricas. No entanto, a verdadeira explosão do pentecostalismo está ligada à formação e expansão das “missões de fé” a partir de 1938.
PORQUE
II – As missões de fé introduziram um modelo de evangelização baseado na dependência divina para sustento e na ênfase na experiência pessoal e no poder do Espírito Santo, o que ressoou profundamente em contextos sociais e religiosos diversos da América Latina, ampliando significativamente a influência e o alcance do pentecostalismo na região.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Há muitas razões para acreditarmos que o protestantismo norte-americano, não obstante carregar consigo a herança da Reforma Inglesa, teve seu DNA próprio. Influenciados pelo puritanismo misturado com o pietismo, crendo no calvinismo, mas acolhendo o arminianismo, os cristãos reformados da Nova Inglaterra consolidaram-se de forma peculiar e, de certa maneira, redesenharam o Cristianismo Reformado em tantas outras partes do mundo tempos depois.
AZEVEDO, I. B., AMARAL, L. D. História da Igreja II. Maringá-PR.: UniCesumar, 2018, p. 103.
A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que o protestantismo norte-americano:
Alternativas
Alternativa 1 – Manteve de maneira rígida e sistemática todos os ideais puritanos, fato que resultou em certo enrijecimento dessa teologia.
Alternativa 2 – Foi majoritariamente influenciado pelo anabatismo, na medida em que os mesmos se dedicaram a realizar o que lhes havia sido impossível na Inglaterra.
Alternativa 3 – Teve sua história de formação nos Estados Unidos em quatro períodos, os quais foram marcados pela emergência do neopuritanismo no seu formato wesleyano.
Alternativa 4 – A maioria dos protestantes da Nova Inglaterra era formada por congregacionalistas e separatistas que tinham abrigado a esperança de manter a ordem estabelecida a partir da Igreja.
Alternativa 5 – Pode ser considerado um amálgama. Isso se dá em grande parte pelo terreno fértil encontrado em tal território por parte das sociedades missionárias, que realizaram seu ideário, em associação aos ideais liberais.
QUESTÃO 10
O desenvolvimento do protestantismo pode ser interpretado a partir de dois polos: o protestantismo de doutrinas e o protestantismo de princípios. O protestantismo de doutrinas é basicamente denominacional, desenvolvendo-se a partir de si mesmo, já o protestantismo de doutrinas não se preocupa com as perguntas da filosofia, porque se entende fazendo uma meditação apenas para explicitar o que já está posto numa fonte divina (a Bíblia).
AZEVEDO, I. B., AMARAL, L. D. História da Igreja II. Maringá-PR.: UniCesumar, 2018, p. 41. (adaptado).
Analise as seguintes afirmativas:
I – O protestantismo de doutrinas se originou no pietismo e enfatiza a meditação filosófica para questionar as doutrinas estabelecidas.
II – A Reforma anabatista foi fortemente influenciada pelo Calvinismo.
III – No início, a Reforma Anglicana não representou uma mudança teológica tão profunda quanto a de outras reformas protestantes, mantendo muitas características da teologia católica.
IV – O protestantismo de princípios desenvolveu-se no interior do protestantismo denominacional.
Sobre o protestantismo e os seus desdobramentos é correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e IV apenas.
Alternativa 2 – I, III e IV apenas.
Alternativa 3 – I, e III apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – III e IV apenas.