ATIVIDADE 2 – BEDU – PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO – 53_2025
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas:
I. O desenvolvimento de teorias e métodos específicos da Psicologia para o contexto esportivo pode contribuir para o desenvolvimento do esporte.
II. A intervenção psicológica na prática esportiva deve focar na autoconfiança, autodeterminação e controle das emoções dos atletas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
I. Apresenta dois níveis de consciência moral chamados de orientação legalismo social-contratual e orientação no sentido de princípios éticos universais.
II. A principal característica desse estágio é o sujeito agir de acordo com os princípios morais universais, baseados na reciprocidade e igualdade.
III. Nesse período está presente o conceito de competência de juízo moral, além dos conceitos de reversibilidade e universalidade.
É correto o que se afirma em:
II apenas.
III apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
Diante das informações apresentadas sobre a Psicologia Educacional do Esporte, analise as afirmativas a seguir:
I. Os profissionais da Psicologia Educacional do Esporte são habilitados a tratar transtornos emocionais dos atletas.
II. O treinamento em ciência do esporte, Educação Física e Cinesiologia capacita os profissionais a melhorar o desempenho dos atletas.
III. O controle da ansiedade e o desenvolvimento de habilidades psicológicas não necessitam de habilitação em Psicologia para serem trabalhados por profissionais de Educação Física.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I. O planejamento de carreira deve ser baseado nas características pessoais, nos níveis de escolaridade e nos aspectos socioeconômicos do sujeito.
II. Tendo em vista que, geralmente, as crianças iniciam a prática esportiva baseada no lúdico, na brincadeira e sem considerar a hipótese de se tornar um atleta profissional, falar em planejamento da carreira não é simples.
III. Nem todas as crianças e os adolescentes que se inserem no contexto esportivo chegarão a ser atletas profissionais, mas aqueles que o fazem, o fazem baseados em alguns pontos importantes que precisam ser discutidos.
É correto o que se afirma em:
I apenas.
II apenas.
III apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
Diante das informações apresentadas sobre os papéis na Psicologia do Esporte e do Exercício, analise as afirmativas a seguir:
I. O papel de pesquisador visa aumentar o conhecimento científico da área e compreender as variáveis psicológicas envolvidas no esporte.
II. O papel de professor é voltado exclusivamente ao desenvolvimento de habilidades práticas em atletas profissionais.
III. O papel de consultor tem como objetivo principal a intervenção para melhorar o desempenho de atletas em competições e treinamentos.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
No que explica como o envolvimento no esporte pode influenciar o desenvolvimento moral de um indivíduo, assinale a alternativa correta:
Ao incentivar a adoção de estratégias imorais para alcançar objetivos pessoais.
Ao minimizar a importância das relações humanas e sociais na prática esportiva.
Ao promover a competição acirrada, que incentiva a busca pela vitória a qualquer custo.
Ao focar exclusivamente no desenvolvimento físico, sem influenciar as áreas moral e emocional.
Ao facilitar a descentralização do eu e do grupo, promovendo comportamentos baseados em autonomia e maturação.
O estudo científico do comportamento das pessoas quando estão envolvidas em atividades esportivas, em atividades físicas e, principalmente, na aplicação prática deste conhecimento.
É uma disciplina que visa o aperfeiçoamento, controle e manutenção da saúde do corpo e da mente do ser humano.
É a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo.
É a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às atividades de vida diária.
É a área que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes para melhorar o desempenho esportivo.
É uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana para a prática esportiva.
É uma teoria que explica o desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, mostrando que este desenvolvimento se dá por assimilação e acomodação.
A ideia central desta teoria é a de que existem várias aptidões além do raciocínio lógico-matemático, e quanto mais aptidões o atleta tiver, melhor o seu desempenho.
Esta teoria oferece-nos a possibilidade de compreender o desenvolvimento humano a partir de sistemas que influenciam o desenvolvimento, ao mesmo tempo em que são influenciados.
Esta teoria auxilia os profissionais da psicologia a compreender como cada atleta se comporta em determinada situação para poder melhorar os critérios de seleção dos mesmos.
Sobre os principais objetivos da Psicologia do Esporte e do Exercício voltado ao contexto esportivo profissional, assinale a alternativa correta:
Proporcionar aos praticantes de esportes uma busca mais adequada aos resultados, levando em consideração os aspectos sociais e de desenvolvimento.
Compreender como a prática esportiva e de exercícios pode afetar o desenvolvimento psicológico e a saúde dos indivíduos.
Entender a capacidade de utilizar conhecimentos e habilidades psicológicas para o bem-estar dos atletas e aspectos sistêmicos das organizações esportivas.
Investigar como os fatores psicológicos dos atletas podem afetar o seu desempenho físico durante competições esportivas.
Estabelecer um plano de leitura e estudo para uma melhor compreensão do desenvolvimento da Psicologia do Esporte.
No que indica um dos principais objetivos do trabalho psicológico no contexto esportivo, assinale a alternativa correta:
Desenvolver laboratórios de pesquisa especializados em Psicologia do Esporte.
Aumentar a aceitação do trabalho psicológico entre atletas e comissões técnicas.
Promover a inclusão do trabalho psicológico em todas as disciplinas de graduação.
Integrar a Psicologia do Esporte e do Exercício aos cursos de Educação Física de forma obrigatória.
Fortalecer a estrutura psíquica dos atletas para que fatores psicológicos não interfiram negativamente em seu rendimento.