ATIVIDADE 3 – TEOL – PREGAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIAS – 53_2024
QUESTÃO 1
Os espaços religiosos nessa nova plataforma ganham novas configurações e performances por conta da midiatização da religião, fenômeno que, como veremos, só foi possível nas últimas décadas, com a profissionalização dos eventos religiosos na televisão e na internet. Quando dizemos profissionalização, nos referimos à presença de profissionais da área técnica, que fazem a coisa acontecer e utilizam todas as ferramentas de mídia e técnicas de marketing para que o processo tenha sucesso. Com isso surge uma nova categoria de “membresia”: as comunidades de pertença, que observaremos também nesta unidade. Nessa efervescência, também nasce o termo Ciberteologia, que percebe e entende que as novas tecnologias estão mudando a forma como as pessoas pensam e agem.
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018 (adaptado).
Considerando o texto acima, e segundo o teólogo católico Spadaro (2013), o termo Ciberteologia ainda está em construção, pois é um conceito em movimento, mas não é um dogma, e sendo assim, como o termo “Ciberteologia” foi recebido dentro da Igreja Católica?
Alternativas
Alternativa 1 – Com receio
Alternativa 2 – Não foi aceito
Alternativa 3 – Com indiferença
Alternativa 4 – Com entusiasmo
Alternativa 5 – Com ambiguidade
QUESTÃO 2
Fonte: Disponível em: https://encurtador.com.br/aqX48 . Acesso em: 23 jun. 2023.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O esboço de sermão apresentado é classificado como um sermão temático.
PORQUE
As divisões derivam de um tema, as características do amor de Deus, usando textos da Escritura, tanto do Antigo como do Novo Testamento.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
O pregador é “[…] separado pela Igreja, a fim de servir nessa função e tarefa específicas” (LLOYDJONES, 1984, p. 21). Por essa razão, Wiersbe e Sugden (2006, p. 56) aconselham que o pregador esteja intimamente envolvido com as pessoas a quem prega. Não há conflito algum entre apascentar e pregar: uma atividade complementa a outra. Como pastores, podemos conhecer as necessidades do rebanho; como pregadores, usamos a Palavra para alcançar essas necessidades.
FAJARDO, Alexander, PAULA, Rafael de. Pregação, Comunicação e Mídias. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando a situação apresentada, e junto ao conteúdo estudado na disciplina, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – É preciso que o pregador tenha coragem e não se limite na entrega do sermão, ele deve condenar os erros do rebanho.
Alternativa 2 – É preciso que o pregador tenha uma biblioteca equipada para atender todas as tipologias de sermão.
Alternativa 3 – É preciso que o pregador tenha argumentos e persuasão, por isso a necessidade dos estudos.
Alternativa 4 – É preciso que o pregador conheça bem as necessidades e desafios do rebanho que atende.
Alternativa 5 – É preciso que o pregador não se envolva com questões que envolvem o rebanho.
QUESTÃO 4
“O próprio culto religioso é planejado e adaptado para ficar mais parecido com o estilo de programas de televisão, ou quando algumas lideranças religiosas adotam práticas semelhantes a figuras midiáticas, seja no modo de vestir, seja na maneira de lidar com o público, seja em sua preparação específica para conduzir celebrações e cultos em um estilo apropriado para transmissão via TV ou internet, então estamos na lógica da midiatização” (MARTINO, 2016, p. 37). Você já deve ter em mente exemplos diversos na televisão aberta brasileira; o missionário R.R. Soares é um deles. Os cultos da igreja sede são preparados e adaptados para a transmissão on-line e televisiva. O púlpito é um cenário, onde o missionário sabe andar de um lado para o outro e, por vezes, se dirige à câmera, conversando justamente com o telespectador. A midiatização não requer que no templo haja apenas diáconos para abrir as portas e receber as pessoas, mas profissionais da mídia, editores de vídeo, operadores de câmera filmadora, produtores, maquiadores, figurinista etc.
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
- Existe um grande investimento das igrejas televisivas, para tornar o culto público, midiatizado.
- Com a midiatização do culto público, novos atores participam do processo criativo e operacional da celebração.
III. A midiatização do culto público, nada mais é, do que a paganização da fé, transformando a igreja em palco.
É correta o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III apenas.
Alternativa 4 – II, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 5
Diversas igrejas estiveram no ar nas décadas de 60 e 70, com programas locais e regionais. Em sua maioria, tentavam reproduzir uma liturgia de culto na televisão, tendo o momento dos cânticos, corais, seguidos a pela pregação. Não havia um roteiro televisivo, e a linguagem televisiva não era utilizada ou dominada na época. Em meados da década de 60, o primeiro pentecostal ousou apresentar um programa de TV. Foi o bispo canadense Robert McAlister, da Igreja de Nova Vida. O primeiro programa em rede nacional e com grande duração foi do pastor batista Nilson do Amaral Fanini, com seu programa Reencontro. Tudo isto devido à implantação do Sistema de Televisão Pública/Educativa pelo governo brasileiro. A primeira transmissão da TVE Rio foi em 1975, Fanini tinha amizade com o idealizador do projeto no Rio de Janeiro e, com influência e articulação pessoal, iniciou o programa Reencontro no mesmo ano de inauguração da rede. Fanini manteve um programa evangélico em uma emissora estatal por mais de 25 anos. Mesmo com sua morte, em 2009, o programa continuou sendo apresentado por amigos até setembro de 2011, quando o Conselho Curador de emissoras estatais entendeu que programas religiosos em emissoras públicas feriam a Constituição Federal e o conceito de laicidade do Estado. Com isso, três programas são extintos da grade da emissora, dois católicos (Santa Missa e Palavras de Vida) e o programa evangélico Reencontro.
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018.
O primeiro programa evangélico em rede nacional de televisão ocorreu pela TVE Rio. Quem foi esse pioneiro que inseriu o programa em rede nacional?
Alternativas
Alternativa 1 – Silas Malafaia
Alternativa 2 – Nilson Fanini
Alternativa 3 – Edir Macedo
Alternativa 4 – R.R. Soares
Alternativa 5 – Caio Fabio
QUESTÃO 6
Quando falamos em judaísmo, podemos estar falando dessas nomenclaturas, seja etnia, nação, identidade, cultura e religião. Mas temos que convir que todas as modalidades nascem a partir da experiência religiosa de Abraão, ou seja, trabalharemos, aqui, com a questão religiosa e espiritual do judaísmo e os efeitos na interação com as novas tecnologias. Ao fazermos esse recorte religioso, estamos seguindo a linha apresentada por Daniela Susana Segre Guertzenstein, esposa de um rabino da comunidade judaica ortodoxa. Ela, que defendeu sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo sobre a inserção e uso do computador e da internet por judeus ortodoxos, pondera que: Podemos considerar judeus os seguidores do Judaísmo, conhecidos também como membros do Povo Judeu ou da Nação Israelita, ou ainda denominados Filhos de Israel. Portanto, os judeus podem ser considerados um grupo de origem étnico-religiosa, que descende dos antigos israelitas e dos convertidos ao Judaísmo em vários momentos e situações, já que a religião judaica considera judeu ou judia quem nasceu do útero de uma mãe judia e todos aqueles que se convertem ao Judaísmo com o objetivo de cumprir todas as leis da religião judaica. […] Contudo, não se pode definir facilmente o Judaísmo como uma religião, etnia ou cultura. Sua história de 4.000 anos inclui períodos de escravatura, anarquia, teocracia, conquistas, ocupações e exílio. Os judeus foram influenciados pelos antigos egípcios, pelos babilônicos, persas e pela cultura helênica. E, com a dispersão dos judeus pelo mundo, as sociedades, as culturas e os movimentos modernos como o Iluminismo e o Nacionalismo influenciaram a formação de novas tendências doutrinárias, vertentes religiosas, movimentos e correntes dentro do Judaísmo (GUERTZENSTEIN, 2008, p. 42).
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando a pesquisa realizada por Guertzenstein, há uma série de regras e prescrições com relação ao que é considerado excessivo na utilização da tecnologia, em especial na educação de crianças dentro do judaísmo. Dentre os cinco pontos identificados por ela como proibições, encontramos:
Alternativas
Alternativa 1 – A proibição de utilizar o computador e/ou a Internet para pesquisa e navegação de assuntos que não são pertinentes à ortodoxia judaica
Alternativa 2 – A proibição de utilizar o computador e/ou a Internet com rede wi-fi, sendo permitido apenas a sua utilização através de cabo
Alternativa 3 – A proibição de utilizar o computador e/ou a Internet para atividades que proibidas pelos mandamentos judaicos ortodoxos
Alternativa 4 – A proibição de utilizar o computador e/ou a Internet no dia de domingo, considerado um dia sagrado
Alternativa 5 – A proibição de utilizar o computador e/ou a Internet em quaisquer circunstâncias
QUESTÃO 7
Segundo a teologia reformada, os sacramentos são sinais e selos da aliança da graça entre Deus e o crente. Quer dizer que simbolizam nossa salvação e nos garantem essa redenção em Cristo. São dois os sacramentos: o batismo, que simboliza a purificação dos pecados; e a Santa Ceia, que proclama a morte do Senhor até que ele venha.
PAULA, R. de. Pregação e Práticas Ministeriais. Maringá: UniCesumar, 2016.
Sobre os sacramentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Na perspectiva da teologia reformada, os sacramentos são meios de graça.
PORQUE
O Senhor prometeu por meio deles abençoar seu povo, dando condições para que cresçam em sua graça.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
No Brasil, temos uma particularidade em relação à chegada da televisão. Foi o quinto país do mundo a ter uma emissora de TV e, consequentemente, ter transmissões sistemáticas, antes apenas os EUA, França, Inglaterra e México, sendo que na França e Inglaterra as empresas eram estatais. Comercialmente falando, o Brasil foi o terceiro país do mundo a ter uma emissora privada: a TV Tupi. O jornalista e empresário Assis Chateaubriand, proprietário dos Diários Associados, maior conglomerado de jornais até então no Brasil, teve a iniciativa de trazer a televisão para o país. Seu início é em setembro de 1950, um mês depois da primeira emissora na América Latina ter ido ao ar, no México.
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando a situação apresentada, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O Brasil foi um dos últimos países a se utilizar da tecnologia da televisão na América Latina e em todo o mundo.
Alternativa 2 – O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a se utilizar da tecnologia da televisão, com a criação de emissoras nacionais.
Alternativa 3 – O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a se utilizar da tecnologia da televisão, com a retransmissão de emissoras estrangeiras.
Alternativa 4 – O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a se utilizar da tecnologia da televisão, graças ao empresário estadunidense Assis Chateaubriand.
Alternativa 5 – O Brasil foi um dos últimos países a se utilizar da tecnologia da televisão na América Latina, mas um dos primeiros em todo o mundo a ter emissoras próprias.
QUESTÃO 9
O termo “ministério”, no Novo Testamento, aparece em sua maioria com o termo “diakonia”, que significa “serviço”, “aquele que serve”. Todo cristão é um servo e, nesse sentido, um diácono. Qualquer serviço que beneficia a igreja ou um membro encontra sua motivação no Espírito Santo que realiza todas estas coisas (1Co 12.11).
PAULA, R. de. Pregação e Práticas Ministeriais. Maringá: UniCesumar, 2016.
Com base na situação apresentada e no serviço cristão, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Os cristãos que servem o fazem por consciência própria.
Alternativa 2 – Apenas os cristãos que atuam como diáconos são considerados servos.
Alternativa 3 – Apenas os cristãos que atuam como ministros do Evangelho são considerados servos.
Alternativa 4 – O termo <em>diakonia</em> presente no Novo Testamento está associado à exposição das Escrituras.
Alternativa 5 – Todo cristão é considerado um servo e atua em serviço mediante o impulso do Espírito Santo.
QUESTÃO 10
O culto público é definido como celebração conjunta de adoração a Deus, por parte de seus adoradores. O culto em comum precisa ser complementado pela individualidade das devoções pessoais; estas precisam ser equilibradas pelo culto em comunidade.
PAULA, R. de. Pregação e Práticas Ministeriais. Maringá: UniCesumar, 2016.
Com base na situação apresentada e na celebração do culto cristão, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A celebração só pode ser considerada como culto quando celebrada em público.
Alternativa 2 – A celebração só pode ser considerada como culto quando celebrada por um oficial.
Alternativa 3 – A celebração só pode ser considerada como culto quando celebrada individualmente.
Alternativa 4 – A celebração só pode ser considerada como culto quando elementos concretos fazem parte do ritual.
Alternativa 5 – A celebração só pode ser considerada como culto quando as devoções pessoal e comunitária estão presentes.