ATIVIDADE 2 – EDU – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – 53_2025
Fonte: CARVALHO, M. A. Fundamentos da Educação: entre saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.
Com base no excerto anterior e nos fundamentos da educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente um princípio fundamental das práticas educativas:
O ato educativo envolve dimensões sociais, históricas e éticas, buscando formar sujeitos críticos e participativos.
A prática educativa deve priorizar a memorização de conteúdos escolares, pois essa é a única via eficaz de aprendizagem.
A reflexão sobre fundamentos da educação não é necessária na prática docente, pois basta seguir as diretrizes curriculares estabelecidas.
A educação tem como finalidade central a preparação técnica do indivíduo para o mercado de trabalho, sem envolver reflexões éticas ou sociais.
Os fundamentos da educação visam exclusivamente à aplicação eficiente de métodos pedagógicos em sala de aula, sem questionar finalidades.
I. A Sociologia e a Antropologia, assim como a Filosofia e a História, são áreas das humanidades que analisam o ser humano em sociedade e sua diversidade.
II. A educação é compreendida apenas como um processo isolado, desvinculado das práticas sociais e culturais das sociedades.
III. A análise sociológica e antropológica da educação permite compreender como os sistemas simbólicos e culturais influenciam os processos de socialização e reprodução da vida em sociedade.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Fonte: CARVALHO, C. L. S. et al. Fundamentos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2022.
Com base no texto, analise as afirmativas a seguir sobre a Pedagogia de Paulo Freire:
I. A concepção bancária da educação, criticada por Paulo Freire, caracteriza-se pela narração como produto didático, em que o educador \”enche\” os educandos como depósitos de conhecimento.
II. Na Pedagogia do Oprimido, a dialogicidade é fundamental, pois considera que os seres humanos se educam entre si, mediatizados pelo mundo, em oposição à educação antidialógica.
III. Para Paulo Freire, a palavra verdadeira é práxis, ou seja, reflexão e ação incidindo sobre as estruturas a serem transformadas, não havendo revoluções apenas com verbalismos ou ativismo.
IV. A Pedagogia do Oprimido busca a restauração da intersubjetividade e se apresenta como pedagogia do homem, em que ninguém liberta ninguém, mas os seres humanos se libertam em comunhão.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Com base no excerto anterior e em seus conhecimentos sobre a Pedagogia Jesuítica no Brasil, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Pedagogia Jesuítica no Brasil, fundamentada no Ratio Studiorum, estabeleceu um sistema educacional caracterizado pelo ensino verbalista e memorístico, em que o educando se limitava a repetir após o mestre.
PORQUE
II. O Ratio Studiorum, baseado no pensamento tomista, recomendava a repetição dos conteúdos estudados para facilitar a memorização, sendo que, entre os jesuítas, nasceu o sistema pedagógico que fez do tema escrito o tipo de tema escolar.
Assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Com base no texto, analise as afirmativas a seguir sobre a Pedagogia Tecnicista no Brasil:
I. A Pedagogia Tecnicista fundamentou-se nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, buscando a objetivação do trabalho pedagógico de forma similar ao que ocorreu no trabalho fabril.
II. Na Pedagogia Tecnicista, o elemento principal passou a ser a organização racional dos meios, ocupando professor e aluno posições secundárias no processo educativo.
III. A Pedagogia Tecnicista propôs a reorganização dos processos de ensino voltados ao \”aprender a fazer\”, em contraposição ao pensamento e à reflexão de outras pedagogias.
IV. A abordagem tecnicista baseou-se exclusivamente nos princípios da Pedagogia Nova, mantendo o educando como centro do processo educativo.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A educação é vista como um direito social fundamental, especialmente no contexto de redemocratização do Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desempenham papel essencial na construção de uma educação que visa à cidadania, à qualificação profissional e ao desenvolvimento humano integral.
Fonte: SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2022.
Considerando o texto apresentado, sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as afirmativas a seguir:
I. A LDB de 1996 estabeleceu a necessidade de uniformizar os currículos das redes de ensino brasileiras, visando garantir o direito à educação de forma igualitária.
II. A BNCC foi criada para substituir a LDB, eliminando sua validade como diretriz educacional no Brasil.
III. A educação, segundo os documentos oficiais como a BNCC, deve promover o desenvolvimento humano em múltiplas dimensões: intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A epistemologia se ocupa de investigar a realidade objetiva e os fenômenos naturais, buscando comprovações empíricas.
A epistemologia é uma prática científica que descreve diretamente os fenômenos da natureza, como faz a física ou a biologia.
A epistemologia e a ciência são equivalentes, pois ambas operam diretamente no mesmo nível de descrição da realidade natural.
Os filósofos e cientistas concordam plenamente sobre o objeto de estudo da epistemologia, o que torna essa área unificada e sem debates.
A epistemologia se dedica a refletir sobre como se faz ciência, ou seja, analisa criticamente os métodos, fundamentos e limites do conhecimento científico.
\”[…] uma etnografia de uma escola específica ou de um grupo específico de estudantes, tentei experienciar etnograficamente a experiência escolar. […] Desse modo, a etnografia suscitou principalmente os seguintes temas: tecnologias, gênero, corporalidade, violência, criminalidade, ludicidade e jocosidade. Desses, as tecnologias e as relações lúdicas e jocosas empreendidas pelos jovens foram percebidas como aspectos centrais das experiências juvenis e escolares observadas em campo. Contudo, o enfoque sobre as ludicidades e as tecnologias não me levou a desprezar os demais elementos que me foram apresentados pelos atores em suas práticas cotidianas. […] Nessa dinâmica de apreensão das múltiplas associações entre os temas ou termos suscitados pela pesquisa de campo, evidenciou-se como cada um, conforme a perspectiva, modificava e era modificado pelo outro. Dessa maneira, se a escola possibilita a configuração de uma experiência juvenil específica, sendo uma das agências responsáveis pela definição contemporânea de juventude, essa, em sua experiência escolar, não apenas reinventa a escola, como, a partir do processo de reprodução das estruturas sociais instituído pela escola, passa também a reproduzir as formas como se dá essa experiência escolar, por meio de desestabilização de regras e objetivos institucionais. Dessa forma, os estudantes também estabelecem as suas relações com a instituição escolar e com os professores, a partir da influência de aspectos hegemônicos das maneiras de classificar o mundo, muitas vezes, pautadas por conteúdos estigmatizantes que reforçam visões reificadas da realidade e legitimadoras de desigualdades sociais.\”
I. A etnografia escolar destacou que as relações lúdicas e tecnológicas são aspectos secundários na experiência juvenil, sendo ofuscadas por temas como violência e criminalidade.
Assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificava correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Com base no excerto anterior e em seus conhecimentos sobre o pensamento platônico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Segundo Platão, a educação deve ser uma responsabilidade do Estado, garantindo acesso universal ao conhecimento para que todos os indivíduos possam desenvolver plenamente seu potencial intelectual.
PORQUE
II. Para Platão, o conhecimento já existe de forma latente no sujeito, sendo necessário apenas o processo educativo adequado para que este conhecimento seja desvelado e desenvolvido por meio da educação pública.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.