ATIVIDADE 2 – ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL – 53_2025
I. As primeiras regras escritas sobre o futebol procedem da escola pública inglesa de “Rugby”, em 1845.
II. As escolas públicas de Eton e Rugby, rivais, estão diretamente ligadas às razões da separação do futebol do rúgbi.
III. Na Idade Média as escolas públicas Inglesas passaram a estabelecer a ordem por meio do Rugby, e por consequência, as formas regradas e civilizadas de jogar futebol.
É correto o que se afirma em:
O processo de ensino-aprendizagem do futebol deve garantir que o aluno adquira uma competência de jogo e também, compreenda a importância social do esporte.
Considerando a afirmação acima e a discussão acerca do ensino significativo do esporte, apresentada na Unidade II, assinale a alternativa que corresponde as duas frentes que constituem o ensino do futebol, de acordo com Gonzáles e Fraga (2012):
Com relação às principais regras do Futsal apresentadas na Unidade I, assinale a alternativa correta:
Com base no texto apresentado acima e considerando a importância de desmistificar a “ideologia do dom”, assinale “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as afirmações falsas a seguir:
I. Crianças e adolescentes que não apresentam o “dom esportivo” podem conseguir aprender a jogar futebol de forma adequada.
II. Futebol se ensina. O talento natural pode ser um dos fatores que determina o sucesso no esporte.
III. Todos podem aprender a jogar futebol desde que recebam os estímulos necessários.
As afirmações I, II e III, são, respectivamente:
I. A leitura de jogo, tomada de decisão e eficiência na execução de movimentos estão relacionados a sintonia entre o processo de ensino e a lógica externa.
II. Deve-se centrar os esforços no desenvolvimento das habilidades técnicas pois estas são essências para a concretização das ações.
III. Enquanto defensor o jogador deve impedir a progressão do oponente e enquanto atacante deve criar oportunidades de finalização.
IV. Jogos coletivos reduzidos são uma boa alternativa para o desenvolvimento motor e intelectual dos praticantes.
V. Estruturação do espaço de jogo, comunicação na ação e relação com a bola são ações globais do futebol.
As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:
Considerando o contexto dos jogos com bola na Inglaterra, avalie as afirmações:
I. O jogo kemari, que tem como significado: “chutar a bola”, apresentava uma conotação cerimonial militar.
II. A bola utilizada para os jogos na Inglaterra era considerada a representação da cabeça do comandante invasor dinamarquês.
III. Em 1365, o rei Eduardo III proibiu-o os jogos com bola sob a alegação de que desviava a atenção de práticas mais nobres e úteis.
IV. Os jogos, na Inglaterra, com bola aconteciam anualmente em comemoração à expulsão dos dinamarqueses, na festa popular denominada Schrovetide.
É correto o que se afirma em:
“A participação do futebol de cegos nos Jogos Paralímpicos aconteceu, pela primeira vez, em Atenas 2004. Também neste evento, o Brasil foi o campeão, ao superar, nos pênaltis, os argentinos por 3 a 2. A Seleção Brasileira possui mais três títulos paralímpicos: Pequim 2008, Londres 2012 e, recentemente, no Rio 2016, quando sagrou-se tetracampeão. Além dos títulos, a equipe verde e amarela foi a primeira a marcar um gol em Jogos Paralímpicos. O autor do feito foi o atleta Nilson Silva, falecido em 2012.\”
COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Futebol de Cegos. Disponível em: . Acesso em: 12 de Julho de 2022.
Considerando o crescimento do esporte paraolímpico a nível mundial e analisando a lógica interna do futebol de 5, assinale a alternativa que corresponde a uma característica da modalidade:
Analisando o fragmento exposto acima e entendendo o futebol como representação e manifestação social, analise as afirmações a seguir:
I. Seja por fins competitivos ou pela prática lúdica, o futebol é um esporte que tem um papel fundamental na cultura brasileira.
II. Propicia o desenvolvimento humano e social pela aproximação de pessoas de diferentes religiões, gêneros e classes sociais.
III. O futebol é uma ferramenta do estado que serve como agente de segregação social, exercendo papel essencial na cultura brasileira.
IV. Em constante modificação, o esporte pode ser apropriado de diversas formas. É possível concluir que somos o que o futebol faz de nós.
É correto o que se afirma em: