MAPA – SER – SERVIÇO SOCIAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL – 53_2024
Conhecendo conceitos presentes na sociedade contemporânea e sua relação com o Serviço Social!
Pobres: Pessoas indesejáveis!
Uma das palavras difundidas no Brasil recentemente é Aporofobia! Você já ouviu falar deste termo? Imagina o que ela significa?
O termo Aporofobia é tido como uma patologia social pela filósofa espanhola Adela Cortina: Aporofobia: vem do grego “áporos”, o pobre, o desamparado, e “fobéo”, que significa temer, odiar, rejeitar. A palavra, prima da xenofobia, homofobia e islamofobia, significa a aversão ao pobre pelo fato de ser pobre. Adela, ainda acrescenta: “é comum tratar bem quem pode nos fazer favor ou dar algo em troca e abandonar aqueles que não podem nos dar nada disso”. Disponível em: https://l1nk.dev/seWLz. Acesso em 30 maio 2023.
Aporofobia é tida como um fenômeno social, não físico, que não pode ser apontado com o dedo. Nomear a rejeição aos pobres permite-nos tornar visível esta patologia social, investigar as causas e decidir se concordamos que continue a crescer ou se estamos dispostos a desativá-la por nos parecer inadmissível.
De acordo com o Pe. Julio Lancelotti “A criminalização da pobreza não criminaliza os produtores da pobreza, apenas os pobres e empobrecidos”.(Disponível em: https://l1nk.dev/seWLz. Acesso em 30 maio 2023.)
Elaborado pelo professor. 2023
Fonte: Disponível em: https://www.brasil247.com/blog/padre-…. Acesso em: 30 maio 2023.
Um dos exemplos mais evidentes que podemos citar (dentre tantos) é a arquitetura (construção) hostil, onde se criam “barreiras” físicas para que “pobres miseráveis” não estraguem a beleza de prédios públicos e privados, chamado também de arquitetura anti-pobre.
Proposta da atividade:
Partindo destas reflexões siga as orientações abaixo para a construção do seu texto:
1- Leia o texto: Aporofobia (Autor Miguel Luzio-Santos), disponível no material da disciplina.
2- Consulte os sites listados abaixo, procurando identificar em cada um exemplos de práticas de aporofobia.
Site 01 https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/not…
Site 02 https://www.csem.org.br/noticias/reje…
Site 03 https://noticias.uol.com.br/cotidiano…
Site 04 https://www.correio24horas.com.br/not…
3- Leia o tópico: O projeto ético político do Serviço Social e o Projeto Neoliberal, Unidade II do Livro da Disciplina: Serviço Social e Formação Profissional. O objetivo da leitura é que você compreenda inicialmente o Código de Ética Profissional do Assistente Social e os seus principais princípios de atuação profissional.
4- A partir das leituras baixe o template (formulário padrão) para a apresentação da atividade MAPA, onde você irá estruturar a atividade da seguinte maneira:
- A) Elaboração de um texto dissertativo de no mínimo 2 e no máximo 3 páginas constando os seguintes elementos: apresente sua compreensão do termo/conceito de aporofobia; considerando suas reflexões, apresente a interpretação e análise da frase do Pe. Julio Lancelotti: “A criminalização da pobreza não criminaliza os produtores da pobreza, apenas os pobres e empobrecidos” e a relação da citação de Lancelotti com o objeto de intervenção do Serviço Social (questão social e suas múltiplas expressões); como os princípios do código de ética do Assistente Social contribuem para o enfretamento da Aporofobia (não esqueça de apresentar no seu texto os princípios presentes no Código).
- B) Ação concreta: supondo que você atue em uma instituição de atendimennto às pessoas em situação de rua, elabore um material informativo para a sociedade explicando o que significa o termo APOROFOBIA, e os impactos deste preconceito. O objetivo da elaboração deste material, é levar informação e promover a ruptura deste preconceito, uma vez que existem leis e serviços que atuam diretamente com esta população.
Você pode elaborar um cartaz, uma cartilha, um folder, etc. usando por exemplo a ferramenta CANVA. Não esqueça de inserir (copiar e colar) o seu material logo abaixo do seu texto.
Dicas de Ouro:
– Assista ao vídeo de orientações da atividade (sala do café).
– Seguir as normas da ABNT.
– Ao redigir sua resposta atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.
– Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
Boa atividade!