ATIVIDADE 2 – GCOM – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – 53_2024
QUESTÃO 1
Vivemos em uma sociedade na qual a informação circula em alta velocidade pelos mais diversos meios de comunicação e interação existentes. Com isso, os consumidores passam a ter acesso a diversos e diferentes produtos e/ou serviços existentes no mercado e que são capazes de atender tanto as suas necessidades quanto os seus desejos de consumo. Porém, a propagação desenfreada de comunicação, e a criação de desejo por marcas, produtos e/ou serviços, vem gerando discussões quanto ao consumismo e ao consumerismo dos indivíduos.
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Considerando as informações anteriores, referente ao Consumerismo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O Consumerismo é considerado uma forma de consumo e compra realizada pelos consumidores que ocorre de maneira racional e responsável, com base em questões sociais e culturais.
PORQUE
- Cabe ao Consumerismo levar o consumidor a adoção de determinado estilos de vida e que são propagados pelas ações de comunicação e marketing da empresa e que se adequam a sua realidade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
O processo de decisão de compra do consumidor surge quando este sente a necessidade de algo, ou seja, analisa sua atual situação, reflete e compreende que existe um problema a ser resolvido por meio da aquisição de produto e/ou serviço existente no mercado. Após esse reconhecimento, o consumidor inicia o processo de compra, por meio de diferentes etapas, até que consiga encontrar o que deseja e atender sua necessidade e desejo de consumo. E, durante a etapa de reconhecimento da necessidade, verificamos a existência da (1) Necessidade de Reposição; (2) Necessidade Funcional; e (3) Necessidade Emocional.
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Referente aos 3 (três) grupos de necessidades apresentados anteriormente, analise as afirmativas a seguir:
- Os produtos adquiridos com mais frequência pelos consumidores, sendo esses itens de baixo custo e do cotidiano, são apresentados na Necessidade de Reposição.
- Quando o consumidor busca uma solução para uma determinada necessidade, sendo que está demanda gera uma maior análise do consumidor, definimos como a Necessidade Emocional.
III. A Necessidade Funcional é considerada a mais complexa, pois, existe com base em produtos que despertam o desejo simultâneo no consumidor.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
Luana possui um supermercado em sua cidade, e, quinzenalmente dirige-se a cidade vizinha para realizar compra em uma grande rede de atacadistas e, com isso, abastecer sua empresa para vender os produtos que possui a seus públicos. A situação apresentada descreve os consumidores organizacionais, um perfil de consumidor que deve ser conhecido e analisado pelos gestores. Luana faz parte desse mercado organizacional, representando um tipo de consumidor existente, e atua como uma empresa varejista que compra produtos prontos (acabados) e os revende a seus consumidores com lucro.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Com base nessas informações, no que define o mercado organizacional a qual Luana pertence por meio de sua empresa, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Mercado de Revendedor.
Alternativa 2 – Mercado Produtor.
Alternativa 3 – Mercado de Governo.
Alternativa 4 – Mercado Institucional.
Alternativa 5 – Mercado Comunitário.
QUESTÃO 4
O desenvolvimento do digital com as vendas por e-commerce fazem com que surjam novos comportamentos dos consumidores, e que devem ser estudados pelas organizações para a realização de seus planejamentos e estratégias de vendas no mercado. Observe as informações a seguir:
“Com as datas comemorativas do mês de dezembro de 2023, o saldo de vendas no varejo brasileiro se mostrou positivo […] Enquanto no e-commerce brasileiro, as vendas totais atingiram a marca de R$ 185,7 bilhões em 2023, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), revelando um crescimento de mais de 10% em relação a 2022. Foram cerca de 395,11 milhões de pedidos e ticket médio de R$ 470 por cliente em 2023” (ECOMMERCE BRASIL, 2024).
Fonte: ECOOMERCE BRASIL. Compras on-line atingem R$ 185,7 bilhões no Brasil em 2023, revela ABComm. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/compras-on-line-atingem-r-1857-bilhoes-no-brasil-em-2023-revela-abcomm. Acesso em: 11 maio 2024.
E, com o crescimento nas vendas online, é preciso analisar e entender que os consumidores digitais apresentam alguns fatores que os diferenciam dos consumidores que frequentam as lojas físicas para suas compras, sendo esses os de (1) expertise do consumidor, (2) as atitudes do consumidor em relação à tecnologia, (3) à percepção de riscos, (4) à necessidade sensorial e (5) à orientação para compra.
Considerando as informações anteriores, quanto à Expertise do Consumidor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Envolve toda a experiência que o consumidor tem com o uso da internet para a realização de suas compras on-line.
PORQUE
- Quanto mais o consumidor for experiente em suas compras on-line, mais segurança ele sentirá em suas aquisições pelo e-commerce das organizações.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Existem diversas teorias que auxiliam no entendimento e estudo do comportamento do consumidor, sendo uma dessas a teoria motivacional que, analisa e usa situações de desconforto e que ocasionarão, no consumidor, a necessidade de um determinado produto e/ou serviço.
E, dentro dessa teoria encontramos a Pirâmide das Hierarquias das Necessidades de Maslow, conforme figura a seguir:
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Cada estágio ou etapa da pirâmide é dividido com base nas necessidades do consumidor, partindo-se, no nível de importância, da base para o topo. Assim, referente a Necessidade Social, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – É considerada a principal necessidade do consumidor, sendo importantes para sua sobrevivência.
Alternativa 2 – Buscam satisfazer as necessidades de bem-estar dos consumidores, proporcionando-lhes segurança e conforto.
Alternativa 3 – Envolve o consumo de bens supérfluos para o atendimento das necessidades do consumidor, levando-o a se sentir parte de um determinado grupo.
Alternativa 4 – Busca satisfazer o ego do consumidor, atendendo a necessidade de ser respeitado, sentir-se bem e conquistar prestígio.
Alternativa 5 – Ocorre somente quando o consumidor já passou por todas as demais etapas, satisfazendo as necessidades já existentes.
QUESTÃO 6
Apesar das organizações terem como objetivo de mercado a lucratividade, é preciso entender que não basta apenas vender para ganhar dinheiro e destacar-se no mercado. As vendas, o lucro e o desenvolvimento da empresa devem ser pautados na ética, para que, tanto consumidores quanto organização, sejam beneficiados no mercado. Com isso, as trocas de mercado, entre empresa e consumidores deve ocorrer de maneira que ambos fiquem satisfeitos e não haja prejuízos para nenhum dos dois lados, sendo realizada uma troca ética.
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Considerando as informações anteriores, referente à Troca Ética, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A troca ética ocorre quando empresa e consumidores conhece, por completo, o acordo que estão celebrando no momento de venda e compra.
PORQUE
- É preciso que nenhuma das partes que participam desse processo de troca, ou seja, empresa e consumidores, omita, de maneira intencional, informações relevantes a outra parte.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Ao sentir que algo lhe falta, tornando-se essa situação um problema ser resolvido com a aquisição de um produto e/ou serviço, o consumidor inicia o processo de decisão de compra. Tal ação, até chegar a resultado final, está relacionado ao envolvimento deste na busca, análise, coleta de informações, escolha e compra de um produto e/ou serviço. E, durante esse processo, o consumidor pode sofrer influencias que interferem em suas decisões. Assim, nesse momento de compra o consumidor se depara com diferentes formas de consumo, sendo uma dessas a Compra Espontânea.
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Considerando as informações anteriores, referente à Compra Espontânea, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A Compra Espontânea ocorre de forma planejada ou pela compra por impulso, com um planejamento prévio ou análise do consumidor.
PORQUE
- Tanto a compra não planejada, quanto a compra por impulso, envolvem comportamentos de consumo que ocorrem antes do consumidor chegar ao estabelecimento comercial.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Analisar o consumidor não envolve apenas definir o perfil do público para conhecer seus hábitos e preferências, mas também, compreender como suas escolhas, opiniões, necessidades e desejos, são capazes de influenciar e impactar nas ações de vendas, comunicação e marketing das organizações no mercado. Assim, antes de realizar qualquer ação de mercado, cabe as organizações, além da definição de preço, produtos e local de venda, compreender e criar estratégias que sejam baseadas no mercado e em seus consumidores.
Fonte: FRANCISCO, C. C. B. COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Referente a tais estratégias, analise as afirmativas a seguir:
- Cabe a organização selecionar caminhos que auxiliem na entrega de valor superior a seus clientes.
- É preciso, por parte da organização, compreender e reconhecer o valor que existe nas relações colaborativas com seus clientes e fornecedores.
III. Cabe as organizações posicionarem-se no mercado, bem como suas marcas, usando competência diferentes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9
A personalidade do consumidor é analisada como uma variável individual dentro dos estudos, que as organizações realizam referentes ao comportamento do consumidor. Além disso, é pelo estudo da personalidade que informações, quanto as situações de compra e consumo, são levantadas, analisadas e usadas na elaboração das ações e estratégias de venda, comunicação e marketing no mercado. Desse modo, encontramos diversos modelos que auxiliam no entendimento das diferentes personalidades individuais existentes nos consumidores, sendo um desses, definido como Racional.
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Considerando as informações anteriores, quanto ao modelo de personalidade definido como Racional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Nesse modelo de personalidade, os consumidores fazem suas análises e tomam decisões de maneira lógica, racional e analítica.
PORQUE
- Ao agir de maneira racional, os consumidores evitam interações sociais com os demais pertencentes a seu grupo, procurando e preferindo o isolamento social.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
“Os estudos relacionados ao comportamento do consumidor contribuem para a construção do conhecimento, seja em termos teóricos ou de aplicabilidade. Por isso, pesquisadores de diversas áreas do conhecimento têm se empenhado na busca da compreensão dos fatores que permeiam as decisões dos consumidores. Mas afinal, do que trata o comportamento do consumidor? Quando surgiu? Quais são as algumas das principais linhas de pesquisa desenvolvidas até a atualidade? A elucidação a tais questões proporciona compreensão a profissionais e pesquisadores da área, especialmente para os iniciantes, além de poder instigar a realização de mais pesquisas acerca deste tópico” (Mazon, 2023, p. 32).
Fonte: MAZON, F. S. Comportamento do consumidor: uma revisão teórica sobre conceitos e campos de estudo. Revista Perspectiva, Erechim, v. 47, n. 178, p. 31-43, jun. 2023.
Sobre as Teorias do Comportamento do Consumidor, analise as afirmativas a seguir:
I. A Teoria Racional busca identificar o perfil do consumidor como aquele que analisa o custo-benefício de determinado produto ou serviço antes de realizar a compra. Isto é, verifica diversos fatores antes de concluir a compra.
II. A Teoria da Motivação busca identificar a causa que leva o consumidor a comprar o meu produto. É necessário estar atento a diversos fatores que influenciam, diretamente, o comportamento de compra.
III. A Teoria Comportamental busca moldar o comportamento do consumidor, estando atenta aos incentivos realizados pelo marketing para influenciar a intenção de compra, e buscando explicar as diversas influências do ambiente externo no momento da compra.
IV. A Teoria da Aprendizagem busca demostrar um modelo de consumo no qual se defende que não é preciso recompensar ou punir o consumidor, mas demonstrar o que acontecerá com ele quando realizar uma compra, ou seja, o que receberá em troca.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.