ATIVIDADE 3 – GCOM – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – 53_2024
QUESTÃO 1
É preciso identificar o que leva o consumidor a realizar a busca por um determinado produto e/ou serviço no mercado, compreendendo suas necessidades e desejos de consumo. Com essas informações, se deve traçar ações e estratégias que auxiliem na venda, comunicação e marketing das marcas, produtos e/ou serviços no mercado, gerando lucratividade às empresas, e mantendo-as ativas frente a seus concorrentes. Com isso, se compreende que o consumidor possui e apresenta necessidades que estão relacionadas ao seu Estado Real e ao Estado Ideal.
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre os Estados Real e Ideal do consumidor, analise as afirmativas a seguir:
- O Estado Real relaciona-se ao que o consumidor precisa; enquanto o Estado Ideal está relacionado àquilo que o consumidor almeja e deseja.
- O Estado Real envolve o desejo de consumo do indivíduo, sendo algo além do que precisa; enquanto o Estado Ideal envolve sua necessidade básica de compra.
III. Tanto o Estado Real quanto o Estado Ideal trabalham apenas com o desejo de consumo, que é gerado pelas ações de marketing e comunicação das empresas, levando o consumidor a comprar algo que não necessita.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
Vivemos em um mercado dinâmico, e que leva as organizações a se atualizarem constantemente. Além disso, tanto produtos quanto serviços contam com um grande número de concorrentes, e que buscam seu espaço no mercado, bem como conquistar consumidores. Para isso, as empresas contam com diversas teorias que auxiliam no entendimento do comportamento de seus consumidores, para que com isso tracem suas ações e estratégias de mercado. Uma dessas teorias é a Teoria Econômica.
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando a Teoria Econômica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A Teoria Econômica avalia a taxa de utilidade marginal de um determinado produto.
PORQUE
- É o momento em que o consumidor está adquirindo o produto pela primeira vez, o que não permite à empresa realizar comparações e ter opiniões de seus públicos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Durante as análises referentes ao comportamento do consumidor, é preciso compreender que o consumidor possui um conhecimento a respeito dos produtos e/ou serviços existentes no mercado, e que é definido com base em suas experiências e nas informações que possui. Os conhecimentos adquiridos pelos consumidores são formados com bases nos conceitos que acumulam e nos conhecimentos que aprendem durante suas experiências de compra e consumo. Entre os diferentes tipos de conhecimentos existentes, verificamos a existência do Conhecimento da Existência do Produto.
Referência bibliográfica: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- No Conhecimento da Existência do Produto, o consumidor avalia dois fatores, sendo esses o que ele é capaz de lembrar e o que está relacionado ao reconhecimento do nome e da marca do produto.
PORQUE
- Ao realizar ações direcionadas ao consumidor, é preciso apresentar um conjunto de características dos produtos e/ou serviços, e que permita ao consumidor associá-lo a uma determinada marca existente no mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Leia o excerto a seguir:
Os dados da pesquisa também apontam que os consumidores da Geração Z se consideram conectados, comunicativos, modernos e intelectuais. Com relação à moda consideram-se modernos, despojado, conceituais, inovadores e possuem um estilo próprio, valorizando a moda sem gênero, àquela que condiz com a neutralidade e pode expressar os anseios de pessoas que não se identificam com gênero algum. Nesse sentido, estratégias de marketing devem considerar coleções com produtos despojados e unissex para atingir este público.
Fonte: GOLLO, S. S.; SILVA, A. F. da; ROSA, K. C. da; BOTTONI, J. Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z. Brazilian Journal of Development, [s. l.], v. 5, n. 9, p. 14498-14515, 2019.
O excerto de pesquisa apresenta um caso concreto de elementos individuais utilizados para estabelecer estratégias de marketing. Com base nesse exemplo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O que se percebe é que características gerais são observadas em cada faixa etária, conhecê-las é importante para definir e aplicar as estratégias mercadológicas.
PORQUE
- Cada geração, seja a Baby Bommer, a geração X, a geração Y, a geração Z ou a geração Alpha, apresenta comportamentos de compra e consumo diferenciados.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
A teoria psicossocial, que avalia e analisa o comportamento do consumidor, envolve o estudo da psicografia na qual se analisa e compreende os diferentes estilos de vida dos indivíduos, e que são capazes de influenciar em suas escolhas e no seu processo de compra. Com isso, a psicografia compreende o consumidor analisando seus valores, interesses e modalidade de vida, tendo como base o Modelo AIO (Atividade, Interesse e Opinião).
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando o Modelo AIO (Atividade, Interesse e Opinião), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A Atividade ocorre por meio da resposta emitida pelo individuo, com base em uma questão lhe foi realizada.
PORQUE
- É por meio da atividade que a resposta é emitida pelo consumidor, e que as organizações são capazes de interpretar e analisar as expectativas e avaliações de seus públicos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Além de consumidores finais, é preciso avaliar e compreender os consumidores organizacionais, ou seja, empresas que compram de outras organizações para que possam realizar, produzir e vender seus produtos e/ou serviços a seus públicos. Com isso, o processo de tomada de decisão das organizações também se utiliza de etapas que auxiliam na identificação, avaliação e escolha de marcas e fornecedores. Outro ponto a ser avaliado nesse momento envolve os diferentes tipos de mercados organizacionais existentes, sendo esses: (1) Mercado de Produtor; (2) Mercado de Revendedor; (3) Mercado de Governo; e (4) Mercado Institucional.
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando o Mercado de Produtor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Trata-se das organizações que compram, de outras empresas, produtos que serão usados na produção de outros produtos para vender a seus consumidores.
PORQUE
- São organizações que compram matérias-primas e itens acabados ou semiacabados de outras empresas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Vivemos em sociedade, na qual, os indivíduos apresentam a necessidade de se inserirem e pertencerem a determinados grupos com os quais possuem identificação e compartilhem necessidades ou objetivos em comum. E, um dos grupos refere-se ao grupo de referência que inclui indivíduos ou instituições que a pessoa recorre para orientar seu comportamento, podendo afetá-lo de maneira positiva ou não. Assim, os grupos de referências podem ser divididos em primário e secundário, devendo esses serem conhecidos e analisados pelas organizações, para que possam compreender as influências que seus consumidores estão expostos em suas decisões (Francisco; Coutinho; Domingues, 2021).
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. A.; DOMINGUES, D. A. S. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O grupo de referência Primário envolve a família e amigos, sendo esse o que exerce a menor influência nos comportamentos e nas escolhas dos indivíduos.
PORQUE
- O grupo de referência Secundário envolve as relações mais formais e impessoais dos indivíduos, fazendo parte desse, por exemplo, os grupos religiosos e as associações profissionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Compreendemos a existência de diversos estágios da tomada de decisão do consumidor, e que devem ser compreendidos pelas organizações para que possam contribuir na análise e entendimento do comportamento do consumidor. Um desses estágios envolve analisar as opções e alternativas que estão disponíveis no mercado para compra. Por exemplo, ao resolver que precisa comprar um relógio de pulso novo, o consumidor pesquisa diversas marcas, avalia as opções existentes no mercado e verifica os produtos que estão disponíveis para compra.
Assinale a alternativa correta que define a tomada de decisão do consumidor referida no texto-base:
Alternativas
Alternativa 1 – Reconhecer a Necessidade.
Alternativa 2 – Busca de Informações.
Alternativa 3 – Avaliação das Alternativas.
Alternativa 4 – Escolha do Produto.
Alternativa 5 – Resultados.
QUESTÃO 9
Carlos, após pesquisar, analisar e consultar seus amigos, adquiriu um novo carro para uso diário em seu trabalho e com sua família em seus passeios. Um dos maiores motivos que o fez comprar o automóvel foi a sua economia de combustível, que foi muito indicada pelos seus amigos e pelos vendedores da concessionária, afinal esse era o maior risco (receio) que Carlos tinha em sua compra. Contudo, após um mês de uso, Carlos percebeu que o carro adquirido não era tão econômico como tinham lhe dito e indicado, e que já não estava mais satisfeito com o produto comprado.
A situação apresentada anteriormente exemplifica um dos riscos percebidos pelos consumidores durante a aquisição de um produto e/ou serviço no mercado. Assinale a alternativa correta que define o risco analisado e enfrentado por Carlos na aquisição de seu automóvel:
Alternativas
Alternativa 1 – Risco de Desempenho.
Alternativa 2 – Risco Físico.
Alternativa 3 – Risco Financeiro.
Alternativa 4 – Risco Social.
Alternativa 5 – Risco Psicológico.
QUESTÃO 10
Tomar uma decisão, do que será comprado ou não, envolve diversos estágios que o consumidor precisa realizar. Além disso, a decisão do que será ou não comprado é baseada em diversas variáveis, e que envolvem a análise da forma de pagamento, a marca, a fidelidade do consumidor, a necessidade e o desejo de consumo, entre outros. Nesse momento, as tomadas de decisões do consumidor podem ocorrer de três maneiras, sendo elas: (1) Tomada de Decisão Rotineira; (2) Tomada de Decisão Limitada; e (3) Tomada de Decisão Extensiva.
Referência bibliográfica: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre os três tipos de tomada de decisão do consumidor, analise as afirmativas a seguir:
- A Tomada de Decisão Rotineira ocorre com produtos que necessitam de pesquisa pelo consumidor, porém não se trata de um envolvimento profundo em suas escolhas e compras.
- A Toma de Decisão Limitada ocorre no momento em que o consumidor procura e escolhe produtos usados em seu cotidiano, e que não demandam envolvimento em sua escolha e compra.
III. A Tomada de Decisão Extensiva ocorre com a análise de produtos considerados complexos e caros, exigindo uma atenção especial e maior dedicação por parte do consumidor.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.