ATIVIDADE 2 – GESTÃO DO COMPOSTO PROMOCIONAL E BRANDING – 53_2025
A promoção de vendas consiste em um conjunto de ações destinadas a aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período específico. Portanto, é uma estratégia eficaz para todos os tipos de empresas, pois incentiva os consumidores a comprarem através de descontos ou benefícios adicionais. Na prática, a promoção de vendas pode ser utilizada em diversas situações, como no lançamento de um novo produto, no aumento das vendas de um produto já existente, ou até mesmo para tornar a marca mais conhecida pelo público-alvo.
MAZZOTTI, Marcelo. Promoção de vendas: o que é e como planejar? Salesforce Brasil. 28, mai. 2021. Disponível em: https://www.salesforce.com/br/blog/promocao-de-vendas-como-planejar/. Acesso em: 22 jul .2024.
Sobre promoção de vendas, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. A promoção de vendas é uma ferramenta do composto promocional que visa estimular a compra imediata dos produtos.
PORQUE
II. A promoção de vendas geralmente oferece benefícios adicionais ao consumidor, como descontos, amostras grátis e concursos.
Assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Fonte: SILVA, S. de A.; BIAZON, V. V.; AYRES, W. D’A. Gestão do composto promocional e branding. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Cross-selling ocorre quando os consumidores da marca são expostos a produtos considerados premium, ou seja, são mais caros, levando-os a uma compra que exige um maior investimento.
PORQUE
II. Up-selling envolve a ação, realizada pela marca, em oferecer a seus clientes produtos complementares àqueles que foram adquiridos ou estão sendo comprados por eles.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Fonte: SILVA, S. de A.; BIAZON, V. V.; AYRES, W. D’A. Gestão do composto promocional e branding. Maringá: UniCesumar, 2020.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que determina corretamente o conceito de produto descrito no enunciado:
Atributos salientes.
Atributos importantes.
Atributos determinantes.
Atributos relacionados ou intrínsecos.
Atributos não relacionados ou extrínsecos.
Fonte: SILVA, S. de A.; BIAZON, V. V.; AYRES, W. D’A. Gestão do composto promocional e branding. Maringá: UniCesumar, 2020.
Com base em tais informações, analise as afirmativas a seguir:
I. O produto é composto por bens tangíveis (bens materiais), como serviços e ideias, e bens não tangíveis (bens imateriais), sendo esses os bens duráveis e não duráveis.
II. O preço é considerado um fator decisivo no momento da compra, sendo esse considerado um elemento que proporciona a transferência de posse de um produto entre consumidor e organização.
III. A praça refere-se aos elementos que tornam o produto disponível ao consumidor, realizando a movimentação física deste desde a fábrica ou empresa até o público consumidor da organização.
IV. A promoção envolve as ações de comunicação realizadas pela organização no mercado para atingir seus objetivos de marketing, utilizando ferramentas como venda pessoal, merchandising e promoção de vendas.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Selecione a alternativa que corresponde à estratégia promocional que se baseia em interações diretas entre o vendedor e o comprador:
Publicidade.
Venda pessoal.
Marketing digital.
Relações públicas.
Promoção de vendas.
A comunicação integrada, aliada a um planejamento organizado, estimula a criação de diferentes estratégias e possibilidades de mensagens com o público-alvo. Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo.
I. A comunicação integrada, no campo do marketing, ajuda a criar o posicionamento da marca no mercado.
PORQUE
II. As ações feitas por meio de uma comunicação integrada podem fortalecer a imagem que o consumidor tem de uma marca.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Selecione a alternativa que corresponde à principal função da publicidade no composto promocional:
Determinar o preço do produto.
Reduzir os custos de produção.
Aumentar a eficiência da distribuição.
Facilitar o desenvolvimento de novos produtos.
Criar uma imagem positiva da marca e informar os consumidores.
Selecione a alternativa que melhor define branding:
A criação de um produto novo.
A promoção de vendas sazonais.
A definição do preço de um produto.
A distribuição de produtos no mercado.
A gestão de todas as ações e estratégias para construir e fortalecer uma marca.
Fonte: SILVA, S. de A.; BIAZON, V. V.; AYRES, W. D’A. Gestão do composto promocional e branding. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Em busca de representar visualmente a empresa no mercado, as organizações utilizam-se de um conjunto de símbolos, imagens e tipografias que representarão a marca, a logomarca, o logo ou o logotipo.
PORQUE
II. A marca, utilizada sozinha, é capaz de comunicar diversas informações, exceto sua representação estética e conceitual, que deve estar acompanhada de seu slogan.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir quanto aos papéis desenvolvidos pelos varejistas e pelos atacadistas no mercado:
II. Os atacadistas compram os produtos em grandes variedades e quantidades, podendo realizar essas ações de vários fabricantes, além da empresa de Jaqueline.
III. Os atacadistas, para os quais Jaqueline pretende vender seus produtos, são aquelas organizações que vendem produtos aos varejistas, em grande quantidade e com entrega eficiente.
IV. Os varejistas, para os quais Jaqueline já possui parceria, vendem seus produtos para os consumidores finais, utilizando-se de estratégias de preço, em horários convenientes e com pessoal de vendas treinado.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.