ATIVIDADE 2 – TEOL – HISTÓRIA DA IGREJA II – 53_2024
QUESTÃO 1
O fim do domínio ibérico na América Latina abriu o continente para a presença protestante, um fenômeno intensificado pelo fato de que a entrada dos novos recursos (financeiros, técnicos e humanos) dava-se por acordos com nações majoritariamente protestantes. O estabelecimento do protestantismo de missão conheceu, aqui, duas fases: na primeira, a obra das sociedades bíblicas contribuiu para a abertura dos caminhos, sem, no entanto, significar no todo a implantação do protestantismo. Isto só aconteceu na segunda fase (a partir dos anos 70), com a vinda de missionários enviados por organismos próprios.
AZEVEDO, Israel Belo de; História da Igreja II. Graduação – EAD. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
Sobre a relevância, as abordagens e a atuação de esforços missionários protestantes na América Latina a partir do período dos estados nacionais, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As escolas dominicais tinham a finalidade de alfabetizar crianças católicas. As primeiras pessoas a perceberem o valor desta instituição foram os pastores locais, que, interessados na evangelização dos pais dos alunos, usaram-nas para substituir a prática da pregação pública.
Alternativa 2 – O vigor das igrejas protestantes norte-americanas se manifestou em termos de força missionária com o envio de suas juntas (“boards”) para o mundo inteiro. No caso da América Latina, estes demonstraram possuir uma preocupação específica com os negros escravos.
Alternativa 3 – O método evangelístico da conversa individual, ou evangelização pessoal direta, foi o que demonstrou a menor efetividade dentre os vários utilizados no século XIX. O que mais gerou conversões foi a distribuição de literatura cristã, como Bíblias, folhetos e outras publicações.
Alternativa 4 – A base para o trabalho de missões, direcionado a conversões individuais e à fundação de igrejas, era uma teologia calvinista estrita e uma filosofia de igrejas orientadas para a formação de comunidades locais, familiares e sem o acúmulo de um número excessivo de membros.
Alternativa 5 – O agente missionário James Thomson verificou que não se poderia utilizar a palavra impressa como instrumento de evangelização, pois diante do analfabetismo praticante geral do povo latino-americano, eles não teriam muitos leitores. Logo, a educação era uma necessidade.
QUESTÃO 2
Desde o século XVII até globalizar-se no século XIX, o Protestantismo norte-americano foi moldado pelo movimento puritano, o que fez com que algumas ênfases fossem desenvolvidas ao longo da história.
Sobre as ênfases puritanas do protestantismo nos Estados Unidos, avalie as afirmações a seguir:
- Uma das ênfases fundamentais adotadas foi a teologia do pacto, a partir da qual relacionava-se a soberania de Deus com a responsabilidade humana.
- O missionarismo e o predestinacionismo constituem-se enquanto ênfases puritanas importantes. O primeiro pois tornou possível a disseminação do protestantismo norte-americano ao mundo; já o segundo, de maneira modificada, abrigou também os ditames da razão.
III. O denominacionalismo, também foi desenvolvido, trazendo enquanto consequência a fragmentação e complexificação do cenário do protestantismo norte-americano.
- Uma das ênfases do protestantismo norte-americano que destoava do movimento puritano deu-se em relação à adoção do princípio de não separação entre igreja e estado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Desde Max Weber (1906), tem-se dado ênfase à ética protestante como fundamental para o desenvolvimento do mundo moderno, por valorizar o trabalho, a poupança e a autorrealização. Em contraste, a ética católico-romana tradicionalmente valoriza a esmola e rejeita a cobrança de juros. Parte dessas diferenças está no tema da graça.
Fonte: AZEVEDO, I. B., AMARAL, L. D. História da Igreja II. Maringá–PR.: UniCesumar, 2018, p. 71. (adaptado).
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- No catolicismo, a população percebe a graça como sendo oferecida continuamente por meio da participação nos sacramentos, ministrados pela Igreja.
PORQUE
- Definida como um favor imerecido, o protestantismo acabou por dar ênfase à necessidade de uma vida coerente com a graça, que se realiza por meio do esforço pessoal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Para Max Weber, o protestantismo favoreceu o surgimento do espírito moderno, especificamente por sua ética do trabalho, segundo a qual a atividade laboral contribui para aumentar a glória de Deus. À medida que a concepção de vida puritana se difundiu, ela favoreceu o desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa. Essa era a sua mais importante e, antes de mais nada, a sua única orientação consistente.
Elaborado pelo Professor, 2024.
Considerando a análise de Max Weber sobre a relação entre o protestantismo e o espírito do capitalismo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O protestantismo eliminou qualquer meio de se obter a graça de Deus, que, no mundo medieval, era alcançada através da participação nos sacramentos da igreja.
PORQUE
- O capitalismo foi um produto direto da Reforma Protestante, que surgiu exclusivamente a partir das influências religiosas do período.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Leia o excerto:
“A capacidade de concentração mental bem como a atitude absolutamente central de sentir-se “no dever de trabalhar” encontram-se aqui associadas com particular frequência a um rigoroso espírito de poupança que calcula o ganho e seu montante geral, a um severo domínio de si e uma sobriedade que elevam de maneira excepcional a produtividade. Para essa concepção do trabalho como fim em si mesmo, como vocação numa profissão, o solo aqui é dos mais férteis, e das mais amplas as oportunidades de superar a rotina tradicionalista em consequência da educação religiosa”.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Trad. M. Irene Q.F. Szmrecsányi e Tameis J.M.K. Szmrecsáneyi. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1987, p. 55-56.
Em sua obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” Max Weber explora como o protestantismo influenciou a formação da sociedade moderna. Nesse sentido, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – Para Max Weber, o meio para se obter a graça de Deus é sempre objetivamente mediado através do trabalho para o indivíduo que possui vocação em uma profissão.
Alternativa 2 – Max Weber acreditava que o capitalismo foi um produto direto da Reforma Protestante, que surgiu exclusivamente a partir das influências religiosas da modernidade.
Alternativa 3 – Segundo Max Weber, com o advento da Reforma Protestante houve uma ?desmistificação? religiosa do mundo, de modo que a bíblia e o trabalho vocacional passaram a ser os únicos meios de salvação estabelecidos.
Alternativa 4 – Max Weber concluiu que toda a cultura erudita da modernidade e o novo protestantismo da Ilustração surgiu aliado à filosofia moderna e ciência natural de modo que a Renascença e a Reforma apareceram como as grandes conquistas da modernidade.
Alternativa 5 – Para Weber, o protestantismo favoreceu o surgimento do espírito moderno, especificamente por sua ética do trabalho, e rejeitou a mediação institucional da igreja, enfatizando a predestinação e a graça divina alcançada através da fé pessoal, não mais dependendo dos sacramentos.
QUESTÃO 6
Em 1514, o monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546) era professor de teologia moral da Universidade e padre da igreja de Wittenberg. Por essa época, ele convivia com a incerteza acerca da sua salvação, que tanto buscava. Preparando suas aulas, deparou-se com a afirmativa de Paulo, em Romanos 1.17, de que o homem é justificado pela fé. Para ele, foi o que ele mesmo chamou de “a descoberta do evangelho”, descoberta que mudou a história do Cristianismo.
AZEVEDO, Israel Belo de; História da Igreja II. Maringá: UniCesumar, 2018.
Com relação ao protestantismo no Brasil, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A liturgia protestante aplicada ao contexto brasileiro tornou-se impedimento para sua aceitação na mentalidade brasileira, isso se deve à sua complexidade simbólica dominical.
Alternativa 2 – O que favoreceu o protestantismo para sua aceitação definitiva no Brasil foi sua tendência ao pensamento abstrato e subjetivo da experiência particular e carismática.
Alternativa 3 – A alta adesão da fé reformada no Brasil levou à superação do catolicismo que, mesmo chegando primeiro em solo brasileiro, não foi capaz de permanecer hegemônico.
Alternativa 4 – O protestantismo no Brasil teve origem nos missionários europeus, advindos de movimentos avivalistas do final do século XX.
Alternativa 5 – No Brasil, o protestantismo tem influência norte-americana, como uma releitura da percepção europeia.
QUESTÃO 7
O pentecostalismo no Brasil passou por três gerações distintas, marcadas pelo surgimento de diversas igrejas em diferentes períodos. A primeira geração começou com a fundação da Congregação Cristã no Brasil e da Assembleia de Deus no início do século XX, a segunda foi impulsionada pela prática da cura divina, com a Cruzada Nacional de Evangelização na década de 1950, e a terceira onda incluiu o surgimento de novas igrejas e centenas de autodenominadas comunidades evangélicas, a partir da década de 1960.
Elaborado pelo Professor, 2024.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O crescimento do pentecostalismo no Brasil foi impulsionado inicialmente pela fundação da Congregação Cristã no Brasil e da Assembleia de Deus, seguido por igrejas focadas na cura divina e, posteriormente, por uma terceira onda de novas igrejas a partir da década de 1960.
PORQUE
- Grupos pentecostais surgiram desde a primeira década do século XX, principalmente no Brasil e no Chile, estabelecendo-se inicialmente devido a cisões nas igrejas históricas. No entanto, a verdadeira explosão do pentecostalismo está ligada à formação e expansão das “missões de fé” a partir de 1938.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Ao longo da história cristã no continente latino-americano, a trajetória missionária nunca foi apenas uma questão de vocação divina. Sempre envolveu a relação com o Estado, a luta por poder e a relação com outro que é estranho, mas que deve ser alvo da catequese. Não há, portanto, como compreender a religião na América Latina sem se entender essas relações que extrapolam o campo religioso. Elas afetam não somente os resultados palpáveis na formação de uma mentalidade religiosa, mas também a configuração territorial, a governança política, o perfil institucional e a produção teológica em solo latino-americano.
AZEVEDO, I. B., AMARAL, L. D. História da Igreja II. Maringá-PR.: UniCesumar, 2018, p. 137. (Adaptado).
Sobre isso, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
- Para a Igreja Católica, a conquista das Américas significava um enorme espaço a evangelizar; como também uma subserviência maior aos Estados da Península, tornando-se cada vez mais um instrumento das monarquias.
- A conquista e a evangelização das américas começaram juntas, sendo que a segunda seguiu os caminhos da primeira, tanto que na segunda viagem de Cristóvão Colombo já haviam sacerdotes a bordo representando a Igreja Católica. Apesar disso, a evangelização, efetivamente, se deu de diferentes maneiras e iniciou-se em momentos distintos em cada território.
III. A partir do fim das guerras de independência e a formação dos Estados Nacionais nas Américas, a Igreja Católica passa por um processo de empobrecimento material e religioso. No Brasil, desde de 1822, apesar de ainda estar vinculada ao Estado, a Igreja tem seus privilégios extintos, seu trabalho missionário barrado e inúmeros bispos e autoridades que não concordavam com a nova ordem, exilados.
- A evangelização foi facilitada e desenvolvida sob o instituto jurídico-religioso do Padroado Régio, a partir do qual intensificaram-se os laços entre a monarquia e a igreja. O monarca passava a ser, na prática, o chefe da Igreja. No Brasil, esse vínculo só será rompido com a Proclamação da República, ao final do século XIX.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V, F.
Alternativa 2 – F, F, V, V.
Alternativa 3 – F, V, V, F.
Alternativa 4 – F, V, V, V.
Alternativa 5 – V, V, F, V.
QUESTÃO 9
Historicamente nomeado como “Solus Christus”, este pilar da Reforma tanto posiciona Cristo no centro da fé em termos doutrinários, como instaura o princípio do sacerdócio universal de todos os crentes, formando no homem um sentido de autonomia individual. Firmados nele, figuras como Thomas Helwys e John Bunyan viriam a entrar em conflito com autoridades seculares por negarem a estas qualquer pretensão de emitir leis de natureza espiritual. Ao longo da história, tal conceito viria a contribuir para a consolidação de valores essenciais no Ocidente, tais como a separação entre Igreja e Estado e a liberdade individual nos campos da política e da religião.
AZEVEDO, Israel Belo de; História da Igreja II. Graduação – EAD. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
Sobre as considerações de Lutero relativas ao pilar do “Solus Christus”, leia atentamente as seguintes proposições:
I – Lutero atribuiu a prática do culto aos santos à fraqueza e debilidade humanas. Para ele, é mais fácil à humanidade crer em tudo aquilo que não é Cristo, considerando isso um grave erro, pois é apenas em Cristo e em nenhuma outra criatura que o cristão poderá confiar para ser salvo.
II – Mediante o relacionamento de Cristo com os crentes, todos eles estariam acima das coisas terrenas em um sentido espiritual, tal como o Reino de Deus, e teriam a função sacerdotal de comparecer diante de Deus e orar pelos outros, o que anula a distinção entre sacerdotes e leigos.
III – Com a retomada da definição bíblica de “sacerdote” e de cargos como “ministro” e “administrador”, Lutero postula o preceito de que todo cristão deve prestar-se a servir e a ensinar publicamente aos outros sobre o Evangelho.
IV – A única precondição que torna um cristão um sacerdote é o seu novo nascimento do Espírito, sem a necessidade do batismo (nascimento da água) por imersão ou aspersão ou de qualquer ordenação formal, pelo qual ele passa a ser filho de Deus e co-herdeiro com Cristo.
É correto o que se diz em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 10
Max Weber, em sua análise sobre a relação entre o protestantismo e o espírito do capitalismo, apresentou conclusões que geraram diversas interpretações simplificadas, tanto por parte daqueles que as apoiavam quanto por aqueles que as rejeitavam. Parte daqueles que argumentavam a favor de sua tese basearam seus argumentos em uma compreensão superficial da sua pesquisa e nas conclusões também de outros autores. De modo que as suas ideias chegaram a ser utilizadas por apologistas, interessados em mostrar o protestantismo como a alavanca principal do progresso tecnológico e econômico.
AZEVEDO, I. B., AMARAL, L. D. História da Igreja II. Maringá – PR.: UniCesumar, 2018, p. 34. (adaptado).
Com base nas diferentes interpretações que surgiram a partir de Max Weber, analise as afirmativas a seguir:
- Para Richard Tawney (1971), as virtudes da dedicação ao trabalho, da diligência e da frugalidade são essenciais para o desenvolvimento de qualquer civilização complexa e próspera. O puritanismo, ao conferir a essas virtudes uma justificativa divina, as transformou de excentricidades antissociais em hábitos profundamente enraizados e em uma forma de religiosidade.
- Para Rubem Alves (1982), o Brasil não conheceu o tipo de protestantismo descrito por Max Weber, a medida em que a espiritualidade protestante não implicou neste país numa ética de caráter político a exigir a transformação para a glória de Deus.
III. Prócoro Velasques Filho (1990), interpreta o protestantismo brasileiro como uma anti-Reforma pela perda da ênfase na justificação pela fé.
- Ernst Troeltsch (1949), percebe na Reforma Protestante a convivência de um princípio humanista e anti-humanista, ao mesmo tempo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – III, e IV, apenas