Com base nas discussões acerca dessa modalidade, analise as afirmativas a seguir:
I. Embora não fossem institucionalizadas, já no período colonial, existiam práticas educativas voltadas ao jovens e adultos, para, entre outras coisas, ensinar a língua portuguesa.
II. Com a instauração da República, a educação escolar, que antes se voltava apenas à elite, dedicou-se aos adultos, na tentativa de reverter os altos índices de analfabetos entre a população de baixa renda no Brasil.
III. O Brasil demorou muito para investir na educação de jovens e adultos, o que resultou em um número extremamente alto de analfabetos por muitos anos.
IV. Apenas em torno de 1940 a educação voltada aos jovens e adultos ganhou realmente força, com a inclusão dessa parcela da população no ensino primário gratuito.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Competência 4: Utilizar diferentes linguagens – verbal […], corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC; SEF, 2017. p. 9-10.
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Com base nos estudos acerca da BNCC, na leitura do trecho destacado anteriormente e nas orientações acerca do ensino de língua portuguesa, analise as afirmativas a seguir:
I. O trabalho com a língua portuguesa não possibilita o desenvolvimento de todos os tipos de linguagens destacados pela Base Nacional Comum Curricular, pois a linguagem corporal, por exemplo, não pode ser trabalhada nas práticas dessa disciplina.
II. A orientação acerca da utilização da linguagem digital nas práticas escolares foi uma das inovações da BNCC com relação às indicações do Parâmetros Curriculares Nacionais.
III. As práticas de língua portuguesa de leitura e produção textual oferecem grandes possibilidades de trabalho que colaboram com diferentes desenvolvimentos, inclusive o sentimental, destacado na Competência 4.
IV. As 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular devem ser, obrigatoriamente, desenvolvidas por meio das práticas escolares, conforme o documento.
É coreto o que se afirma em:
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II, apenas.
Marquês de Pombal, por entender que o latim era uma língua eclesiástica, extinguiu-a da grade escolar.
Marquês de Pombal inclui a Língua Portuguesa nos currículos escolares, fortalecendo-a como disciplina escolar.
A gramática e a retórica passaram a ser trabalhadas com foco nas línguas que coexistiam junto à portuguesa, como o tupi.
Pombal uniu as disciplinas retórica, Gramática e poética em uma apenas, nomeada como Língua Portuguesa.
A oralidade deixou de ser uma das prioridades do ensino de Língua Portuguesa, dando lugar ao trabalho com a literatura clássica.
“Quanto mais aprendemos sobre o mundo, quanto mais profundo nosso conhecimento, mais específico, consciente e articulado será nosso conhecimento do que ignoramos – o conhecimento da nossa ignorância. Essa, de fato, é a principal fonte de nossa ignorância: o fato de que nosso conhecimento só pode ser finito, mas nossa ignorância deve necessariamente ser infinita.” (POPPER, 1994, p. 57).
Quanto à aprendizagem, leia as assertivas que seguem.
I. É um processo que envolve transformações e adaptações.
II. Ocorre exclusivamente no campo linguístico.
III. Na escola, envolvem situações didático-pedagógica.
IV. Exige o reconhecimento e a valorização de seus saberes.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
Além disso, BNCC e currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. São essas decisões que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos alunos. Essas decisões, que resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade, referem-se, entre outras ações, a:
[…]
[…] construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos; Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC; SEF, 2017. p. 16-17.
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Fonte: ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1998.
Com base em tal discussão, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ao compararmos a orientação da Base Nacional Comum Curricular em relação ao processo avaliativo escolar, constatamos que os “procedimentos de avaliação formativa” citados no trecho equiparam-se à concepção de Romão (1998), destacada no livro de Prática de Ensino da Língua Portuguesa I.
II. Ambas as nomenclaturas (formativa e mediadora/dialógica) carregam em si a defesa de uma atividade avaliativa processual amparada na realidade do contexto, visando à análise, reflexão e, se necessário, mudança de rota, com vistas ao desenvolvimento das potencialidades dos alunos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Sobre a história da EAD, assinale a alternativa correta:
No Brasil, a EAD começou por meio de programas na televisão, com os chamados telecursos.
Os cursos por correspondência, como os de datilografia, foram os primeiros na modalidade EAD no Brasil.
Os Instituto Rádio Técnico Monitor e Universal Brasileiro foram os primeiros a ofertarem cursos de EAD no Brasil.
O SENAC e o SESC inauguraram os cursos profissionalizantes em EAD no Brasil com aulas voltadas à radiofonia.
O projeto Abrindo Caminhos, da Universidade do Ar, foi o primeiro na modalidade EAD no Brasil.
A interdisciplinaridade é uma atividade proposta por várias disciplinas, mas deve ser trabalhada sem que haja, necessariamente, relação entre elas.
Uma proposta interdisciplinar deve somente ocorrer com subdivisões da mesma área de conhecimento (ciência: biologia, química e física, por exemplo).
A proposta interdisciplinar é importante, no entanto não promove uma interação profícua entre os conteúdos afins das disciplinas envolvidas no processo.
É possível realizar a interdisciplinaridade apenas no Ensino Fundamental, pois, no ensino Médio, precisamos focar na preparação dos alunos para o vestibular.
A interdisciplinaridade é uma forma conceitual e prática de apresentar ao aluno o conhecimento como algo amplo e contextualizado, favorecendo um ensino mais completo.
A internet é a ferramenta que possibilitou a criação da EaD no Brasil.
O foco exclusivo da EaD é a utilização correta da tecnologia na educação.
Os instrumentos comunicativos na EaD se restringem ao uso do computador.
A interação promovida pela EaD não é tão significativa, devido ao distanciamento.
A EaD permite uma interação suficiente entre os envolvidos no processo educacional.
Fonte: SOLIGO, R. Para ensinar a ler. In: BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Coletânea de Textos – Módulo 1. Brasília, DF: MEC; SEF, 2001.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Conforme a teoria de Soligo (2001), a concepção de ensino do professor pode interferir positiva ou negativamente no processo de ensino/aprendizagem.
II. Soligo (2001) considera o planejamento prévio uma das variáveis que podem interferir no processo de ensino/aprendizagem.
III. A autoconfiança do aluno com relação ao seu processo de ensino/aprendizagem tem influência em seu desenvolvimento escolar.
IV. Para Soligo (2001), família e escola são instituições separadas, portanto essa relação não é considerada uma variável na educação.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Diante disso, leia as assertivas a seguir.
I. O professor é responsável pelo planejamento.
II. O professor deve dominar o conteúdo a ser ministrado.
III. O professor é a única fonte de conhecimento na escola.
IV. O professor não deve refletir sobre sua prática diária.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.