ATIVIDADE 3 – SER – ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL – 53_2024
QUESTÃO 1
Podemos ver o profissional do Serviço Social como um estimulador de mudanças, que tem dentre a sua atuação profissional a função de criar formas de atuação e concretização de tais estímulos. Para alcançar esse patamar deverá desenvolver ações como assessorias e consultorias, planejamento e organização de atividade de formação, estabelecendo assim a interação entre pessoas e grupos, propiciando intervenção planejada que estabelece o desenvolvimento entre pessoas interessadas.
Fonte: CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito; SIKORSKI., Daniela. Administração e Planejamento em Serviço Social. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Reimp. 2019.
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- É competência do Assistente Social elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.
PORQUE
- É indispensável compreender que estamos inseridos num processo de trabalho capitalista, como assalariados, portanto, submetidos ao controle do nosso empregador.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.<strong> </strong>
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
A complexidade da questão social brasileira, configurada sob diversas expressões que se materializam no cotidiano de pessoas que vivem a condição de exclusão social e de diferentes vulnerabilidades, as colocam em situação de constante risco social. Para o enfrentamento destas expressões, o Estado tem a responsabilidade de criar, fomentar e financiar políticas sociais de âmbito federal, estadual e municipal, cuja proposta atual é de que sejam implantadas e executadas de forma participativa e provocando as mudanças necessárias na direção do desenvolvimento social.
Fonte: FROSSARD, Selma. O Planejamento na Gestão de Organizações que Atuam com Políticas Sociais. Curitiba: Apriss, 2020. Cap.1, pg 18-24.
Sobre o assunto, analise as asserções abaixo:
I.O Estado como o gestor das políticas sociais públicas, no âmbito municipal e no que se refere à Política de Assistência Social, terá na Secretaria de Assistência Social a principal formuladora e executora do Plano Municipal de Assistência Social.
PORQUE
- Ela detém todas as informações das situações de vulnerabilidade social no Município
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 3
Conforme Maximiano (2009), burocracia indica uma forma de organização que se baseia na racionalidade das leis, sendo que a conotação negativa dos papéis e regulamentos têm sua origem nas disfunções das organizações burocráticas. Atualmente, entende-se que a burocracia é vista como importante para as organizações, porém o que se critica é o excesso de burocracia.
Fonte: CUNHA, M. C.; SIKORSKI, D. Administração e Planejamento Social. Maringá: Unicesumar, 2016.
Considerando que a Teoria da Burocracia surgiu por volta dos anos de 1940, assinale qual foi o cientista responsável por sua defesa.
Alternativas
Alternativa 1 – Henry Ford.
Alternativa 2 – Max Weber.
Alternativa 3 – Henry Fayol.
Alternativa 4 – Albert Einstein.
Alternativa 5 – Frederick Taylor.
QUESTÃO 4
Conforme o que preconiza a Lei n° 8.662/93, que regulamenta sobre a profissão, constituem competências do Assistente Social “prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades”. As consultorias e assessorias têm sido novos espaços sócio ocupacionais que vêm emergindo no cenário atual, em que um profissional especializado em determinado assunto apresenta uma proposta de trabalho que trará influência e impactos no processo de trabalho institucional.
Fonte: CUNHA, M. C.; SIKORSKI, D. Administração e Planejamento Social. Maringá: Unicesumar, 2016.
Nesse contexto, algumas etapas são necessárias para a realização de uma consultoria, avalie as alternativas abaixo marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
- Avaliação do trabalho realizado.
- Alteração do organograma institucional.
III. Primeiro contato com o cliente para realização de um contrato.
- Analisar as informações colhidas e planejar as ações necessárias ao atendimento das demandas do cliente.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V, F.
Alternativa 2 – F, V, F, V.
Alternativa 3 – V, F, V, V.
Alternativa 4 – V, F, V, F.
Alternativa 5 – V, V, F, V.
QUESTÃO 5
Despertado/a para o fato de que o planejamento é instrumento para a ação profissional, o/a Assistente Social o coloca como uma atividade de importância central à proposição de ações sociais efetivas; ou seja, o planejamento é um instrumento de gerência que orienta as ações profissionais na direção da mudança social (BAPTISTA, 1979).
Fonte: SIKORSKI, D.; CUNHA, M.C.A. de B. Administração e Planejamento em Serviço Social. Maringá: Unicesumar, 2016. Pg. 147.
Assim, com base nesta afrmação, analise as asserções abaixo:
- No cotidiano do Assistente Social, o planejamento é de fundamental importância somente quando este profissional está em posição de gerência
PORQUE
- Nas demais é levado a resolver situações pontuais e emergenciais do cotidiano institucional
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Em uma organização, os objetivos da Gestão de Pessoas devem estar alinhados à missão, visão, valores da organização, para que se alcance maior efetividade. Sendo que cada organização possui uma missão, ou seja, a sua finalidade, os seus valores, bem como as nomenclaturas e denominações especificas para cada um dos setores, que deve ser articulada a partir da cultura organizacional.
Fonte: CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito; SIKORSKI. Daniela. Administração e Planejamento em Serviço Social. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Reimp. 2019.
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:
- As pessoas podem, ao mesmo tempo, agregar valores, contribuir com o crescimento e sucesso da organização, e também ser geradoras de problemas, pois todas as pessoas são dotadas de subjetividade, o que singulariza o olhar sobre os processos.
- Aumentar a competitividade dos talentos para incrementar o capital humano da organização é um risco, pois pode gerar desconforto e ansiedade entre os colaboradores, fazendo por não se sentirem aptos a responder a demanda.
III. Gestão de Pessoas dentro de uma organização pode desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho e manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
- As práticas e políticas ligadas à Gestão de Pessoas estão voltadas ao desenvolvimento da pessoa, do capital humano, suas potencialidades e qualidade de vida, o que gera motivação, satisfação, desempenho e aumento dos resultados.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
Ao falarmos em gestão de pessoas, estamos tratando de uma construção social formada a partir de uma visão particularizada de organização e de pessoa, variando no tempo e no espaço há pesquisas recentes que buscam integrar à Gestão de Pessoas uma visão subjetiva da realidade humana nas organizações. Tal olhar é significativo para compreensão dos aspectos processuais e construtivos.
Fonte: CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito; SIKORSKI. Daniela. Administração e Planejamento em Serviço Social. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Reimp. 2019.
Partindo do exposto, analise as afirmativas a seguir:
- O indivíduo é continuamente construído pelas relações sociais, discursos e práticas, ou seja, constituído pela relação conhecimento poder.
- As práticas organizacionais não são simples processos de acessos ao conhecimento adquirido pelas pessoas; são também atos para constituir a pessoa, fornecendo-lhe certa identidade.
III. O trabalhador é tido pela empresa, na atualidade, como um diferencial que contribui ativamente para o sucesso da organização.
- As pessoas passam a ser tratadas como parceiras no processo de manutenção do processo produtivo da organização.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
A Planificação no processo de planejamento é realizada após a tomada de um conjunto de decisões, definidas em face de uma realidade determinada. Inicia- se o trabalho de sistematização das atividades e dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados previstos. Essas decisões são explicitadas, sistematizadas, interpretadas e detalhadas em documentos que representam graus decrescentes de niveis de decisão: planos, programas e projetos.
Fonte: SIKORSKI, D.; CUNHA, M.C.A. de B. Administração e Planejamento em Serviço Social. Maringá: Unicesumar, 2016, p. 166.
Nesse sentido, avalie as afirmativas a seguir.
- Os Projetos fazem parte da estrutura do planejamento, não podendo estar isolados dos Programas que os determinaram;
- O Plano define as linhas gerais da intervenção que se procederá, norteando a elaboração dos Programas e Projetos;
III. Os Projetos são os que estão mais próximo das ações a serem executadas;
- O planejamento, em seu processo total de elaboração é visualizado pelo Plano, seus Programas e Projetos;
- Os Programas detalham o Plano por setores, áreas fazendo aproximações com as partes que compõem a realidade da intervenção.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – V, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 9
No que tange aos planos e benefícios sociais no Brasil, podemos observar que esses podem ser financiados, parcial ou totalmente pela empresa, se constituindo como meios indispensáveis na manutenção de força de trabalho dentro de um nível satisfatório de moral e produtividade. No entanto, não se pode negar o viés paternalista de tais planos objetivando a retenção da mão de obra na empresa.
Fonte: CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito; SIKORSKI. Daniela. Administração e Planejamento em Serviço Social. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Reimp. 2019.
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O trabalhador ao buscar um emprego em uma organização não visa apenas o cargo, salário, oportunidades, ou um bom clima organizacional, os planos e benefícios ofertados pela empresa são atraentes e têm um papel importante no processo de aceite ou não da vaga disponibilizada.
PORQUE
- O perfil aceito dentro das organizações é o do funcionário que trabalha em equipe, em conjunto e tem visão futurista fazendo de maneira diferente e criativa suas atividades diárias.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
O/a Assistente Social no contexto empresarial atua, na maioria das vezes, na mediação das relações entre capital e trabalho, integrando a área de Recursos Humanos da empresa, ocupando um espaço importante porém delicado porque as relações empregador-empregado nem sempre são fáceis de mediar. Por isso mesmo o/a Assistente Social desempenha um papel, nas empresas, que vai além daquele que administra os Beneficios Sociais do trabalhador.
Fonte: SIKORSKI, D.; CUNHA, M.C.A. de B. Administração e Planejamento em Serviço Social. Maringá: Unicesumar, 2016, p. 125 e 126.
A partir dessa afirmação, podemos apontar como atribuições atuais do/a Assistente Social, no âmbito empresarial:
- Contribuir na construção e execução de planos e programas sociais internos à empresa e até de Responsabilidade Social empresarial;
- Mediante ao acirramento da questão social brasileira, apoiar os empregados em suas reivindicações salariais e por benefícios, não assumindo a mediação de conflitos;
III. Atuar em projetos e ações relacionadas ao Clima Organizacional para a diminuição do stress no ambiente de trabalho;
- Contribuir para o desenvolvimente de potencialidades e espírito de equipe;
- Assessoria às gerências para que melhor resolvam os problemas afetos à sua abrangência.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – V, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – I, III, IV e V, apenas.