ATIVIDADE 2 – RH – ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS – 53_2024
QUESTÃO 1
“Como consequência da criação dos processos industriais, foram desenvolvidas as estruturas organizacionais. A despeito do tipo de estrutura adotada pela empresa, os profissionais da antiga área de O&M não sabiam como abordar processos administrativos, e suas atuações resumiam-se a descrever rotinas e estruturas físicas. Esses dois tipos de estruturas organizacionais (formais e informais) sempre existiram. Embora no início da Era industrial as estruturas fossem mais informais que formais, nos dias atuais as estruturas informais continuam causando muitos transtornos”.
Fonte: CRUZ, T. Processos Organizacionais & Métodos: BPM & tecnologias da informação, metodologia DOMP, desafios da revolução 4.0. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021. p. 35.
Considerando a estrutura organizacional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A estrutura de uma organização está além de sua representação gráfica, que acontece por meio do organograma, pois abarca uma série de elementos que influenciam e são influenciados diretamente pela dinâmica organizacional.
PORQUE
- As estruturas formais são aquelas oficialmente definidas pela empresa, enquanto as estruturas informais surgem naturalmente dentro das organizações, muitas vezes devido às relações pessoais e interações entre os funcionários.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
O desenho de processos é essencial para esclarecer as etapas para a realização da atividade permitindo compreender as tarefas que antecedem e posteriores a que será executada. Para isso, pode ser utilizado o Fluxograma, que é uma espécie de gráfico que tem um apelo visual interessante para compreender o funcionamento das atividades organizacionais. Uma característica é que pode ser aplicado em qualquer área de um negócio independente do porte e da atuação. Dessa forma, é possível compreender do início até o final do processo permitindo demonstrar o que fazer em caso de erro ou necessidade de correção e/ou complementação e a próxima etapa quando for bem-sucedido. Podemos encontrar a aplicação de forma vertical, parcial ou global sendo que o primeiro é também chamado de folha de análise utilizado para levantar rotinas de um setor de trabalho específico.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Um fluxograma é importante de ser utilizado em um negócio por permitir a visualização das etapas dos processos feitos um departamento
PORQUE
- Existem diferentes tipos de fluxograma sendo um deles a de forma vertical que é utilizado para rotinas de trabalho.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
O início de um negócio é repleto de atividades que precisam ser desenvolvidas para tornar viável a sua existência. São tarefas complicadas pelo fato de estarem sendo criadas e feitas ainda sem muita noção de como se organizar internamente para atender o mercado. Com o tempo uma outra dor surge, que é referente ao crescimento, porque as atividades começam a ganhar escala e o que poderia ser operado de forma manual e sem organização se torna impossível de ser feita. É nesse momento que a estruturação da área de OSM se torna fundamental porque a simples atividade de aumentar a mão de obra é insuficiente para surtir resultados positivos.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Com base no texto exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O retrabalho ocorre em pequenas organizações devido a falta de dinheiro para contratar mais colaboradores.
Alternativa 2 – O crescimento de técnicas de OSM se deu no contexto industrial com a diminuição dos colaboradores morando nas cidades.
Alternativa 3 – Quando um gestor investe em estratégias e técnicas organizadas, evita falhas de processos que levam ao desperdício de tempo e recursos.
Alternativa 4 – As dificuldades de um negócio em crescimento são maiores do que um empreendimento em início de atividades porque se desconhece o mercado.
Alternativa 5 – Uma organização que está no início precisa criar métodos sistemáticos apenas quando tem planos para se tornar uma referência internacional.
QUESTÃO 4
Um organograma também pode representar um determinado departamento e suas subdivisões ou diferentes departamentos da mesma organização. Por exemplo, dividir departamentos por processo, por cliente ou por localização geográfica. Mais importante aqui é entender que um organograma não é o mesmo que um departamento. Gráficos de suporte para o processo de representação visual, não de realização da organização.
Considerando o texto-base e as técnicas utilizadas na elaboração de um organograma, analise as afirmativas a seguir:
I. Retângulos representam facções ou divisões organizacionais.
II. A representação gráfica é sempre feita verticalmente.
III. Uma linha vertical sólida indica a hierarquia desse privilégio.
IV. No alto da folha, obrigatoriamente, deve constar o título da organização ou departamento representado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
Um negócio para que seja bem gerido é fundamental ter a compreensão da estrutura de funcionamento. Existem elementos tangíveis e intangíveis que tornam cada organização única, sendo imprescindível analisar para que as decisões sejam tomadas de acordo com as características do negócio.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as características de cada abordagem, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Indicadores em um negócio o torna único, por isso, trata-se de uma perspectiva tangível.
Alternativa 2 – Um elemento tangível é o espaço físico visto que pode ser observado somente ao visitar o local.
Alternativa 3 – Quando uma organização foca em elementos implícitos, significa que existe uma perspectiva tangível.
Alternativa 4 – A decoração é parte importante considerado como elemento intangível porque o estilo de cada negócio é abstrato.
Alternativa 5 – Se uma organização foca na construção de manuais e regulamentos na operação, quer dizer que há elementos tangíveis.
QUESTÃO 6
Um dos motivos que pode levar um negócio ao fechamento é a desorganização das atividades processuais, ou seja, não há um padrão do que é feito nem o registro de como é executado no momento, o que impossibilita saber como era realizado anteriormente e até a otimização dos processos. O controle dos processos é essencial para um negócio que deseja se manter competitivo, por isso, é recomendado fazer o controle em estágios preliminar, em tempo real ou pós-controle.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as características de cada um dos estágios, analise as afirmativas a seguir.
- A abordagem preliminar visa atuar de forma preventiva antes que ocorra o processo de forma a evitar problemas.
- É importante o controle no momento que o processo está ocorrendo para corrigir os erros que possam surgir, ou seja, se tratar de uma abordagem em tempo real.
III. O estágio pós-controle ocorre quando as atividades são feitas após o processo, visando avaliar os erros para identificar as causas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 7
Os níveis hierárquicos e os fluxos de processos são apenas alguns modelos de análises, com bases comparativas. Fora estes, temos as análises estruturais dos processos, que buscam alcançar os mais diversos escopos da empresa, estes também são conhecidos como níveis de abrangência.
Diante do apresentado, analise as afirmativas a seguir:
- Nível de abrangência da empresa: levamos todos em consideração em nossas pesquisas e análises, como a empresa, seus negócios e condições de mercado.
- Nível de abrangência da Unidade Estratégica de Negócio (UEN): a análise abrangente é realizada em uma divisão da empresa ou divisão responsável pelo desenvolvimento de uma ou mais áreas.
III. Nível de abrangência da corporação: se o escopo da análise considerar a governança corporativa, esse é o caso se o estudo abranger várias unidades estratégicas de negócios.
- Avaliação da estrutura organizacional, pois o analista de OSM deve ser capaz de comparar aspectos da estrutura atual da estrutura organizacional e a estrutura ideal da organização e avaliá-los.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
Vemos nossa organização como um sistema. Francamente, você tem que considerar o ambiente, como: Mercados, concorrência, consumidores e clientes, comunidades, sindicatos, governos, fornecedores e outros grupos que exercem pressão sobre as organizações de alguma forma. É importante enfatizar que o ambiente externo é importante. Influenciar a organização e influenciar no desenvolvimento de suas atividades.
Fonte: SILVA, Patrícia Rodrigues. Organização, Sistemas e Métodos. Maringá – PR.: Unicesumar, 2016. Reimpresso em 2023.
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmações e assinale a alternativa da fonte que defende tal posicionamento:
Alternativas
Alternativa 1 – Gestão.
Alternativa 2 – Métodos.
Alternativa 3 – Sistemas.
Alternativa 4 – Processos.
Alternativa 5 – Stakeholders.
QUESTÃO 9
A busca pelo aperfeiçoamento é importante para qualquer negócio, entretanto, é uma jornada desafiadora que exige conhecimentos específicos e uma equipe qualificada que esteja disposta a mudança, e que acompanhe as principais modificações que estejam acontecendo no mercado. A Reengenharia de Processos é uma opção importante visto que permite reformular as atividades visando a otimização que permite o alcance das metas.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as características da Reengenharia de Processos, analise as afirmativas a seguir.
- Pode ser aplicado visando a redução de gastos e também para melhorar a qualidade de produtos e serviços oferecidos pelo negócio.
- O responsável pela equipe de OSM se relaciona com a área pela capacidade de observar problemas e estruturar formas de solucionar o problema.
III. A gestão de processos deve focar a atuação em momentos de contingência de recursos visto que é quando os recursos devem ser otimizados para evitar a falência.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 10
“Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos — humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos — em unidades organizacionais. A departamentalização pode ser considerada, entre todos os componentes e subcomponentes de estrutura organizacional, como o mais conhecido pelos executivos e funcionários das empresas, embora ainda ocorram sérios desconhecimentos quanto à sua melhor aplicação”.
Fonte: OLIVEIRA, D. de P. R. de. Sistemas, Organização e Métodos: uma abordagem gerencial. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 101.
Em relação ao modelo de departamentalização funcional, analise as afirmativas a seguir:
- Esse tipo de departamentalização é o mais utilizado pelas organizações, em que agrupa os empregados de acordo com as suas funções desempenhadas.
- Em geral, existem algumas desvantagens para esse tipo de departamentalização, como, por exemplo, o pior cumprimento de prazos e orçamentos pelo foco estar na execução da tarefa.
III. Esse tipo de departamentalização apresenta como vantagem a especialização de mão de obra e a sua contribuição para a melhora do desempenho e da qualidade de produtos e serviços.
- Embora ofereça diversas vantagens em relação ao gerenciamento estratégico da produção, esse tipo de departamentalização representa um aumento de custos em decorrência de instalações, mão de obra e outros fatores nas diferentes filiais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.