Os alimentos não são absorvidos em sua forma natural, ou seja, é preciso uma digestão preliminar desses alimentos ingeridos. O sistema digestório é responsável por realizar a digestão alimentar. Ao serem consumidos, os alimentos passam por cada estrutura que compõe o aparelho digestivo e cada uma realiza a sua função.
JUNIOR, J. R. R. et al. O Sistema Digestório e as emoções. Cadernos de Graduação – Ciências Biológicas e da Saúde, v. 1, n. 2, p. 97 – 110, 2013. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/633/370> Acesso em: 12 jul.2021.
Considerando o texto acima e o material da disciplina, o sistema digestório é formado por dois grupos de órgãos, sendo assim, o trato gastrointestinal é formado por quais órgãos?
Boca, faringe, estômago, intestino grosso e delgado.
Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso.
Boca, laringe, faringe, estômago, intestino grosso, delgado e reto.
Boca, faringe, esôfago, estomago, pâncreas, intestino delgado e grosso.
Boca, laringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado e grosso.
A suplementação nutricional e o uso de recursos ergogênicos são práticas comuns no esporte e na atividade física, visando otimizar o desempenho, a recuperação e a composição corporal.
Fonte: SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1. ed. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando as evidências e o uso de suplementos e recursos ergogênicos no contexto da nutrição esportiva, analise as afirmativas a seguir:
I. A creatina é um dos suplementos mais estudados e eficazes para o aumento da força e potência em exercícios de alta intensidade e curta duração, devido ao seu papel na ressíntese de ATP.
II. A cafeína é um recurso ergogênico que pode melhorar o desempenho em exercícios de endurance, devido principalmente à sua ação direta como fonte de energia muscular.
III. A suplementação indiscriminada, sem acompanhamento profissional e baseada em evidências científicas, apresenta riscos mínimos à saúde e é sempre benéfica para o desempenho atlético.
IV. A base para o aprimoramento do desempenho esportivo e da recuperação é uma dieta equilibrada e adequada às necessidades individuais, sendo que a suplementação é complementar e não substitutiva
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
O Sistema Único de Saúde (SUS) organiza-se em três níveis de atenção conforme a complexidade do atendimento: primário, secundário e terciário. A Estratégia Saúde da Família (ESF) é uma abordagem fundamental no sistema, que atua nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e tem como foco a promoção da saúde e prevenção de doenças. Nesse contexto, o profissional de Educação Física tem papel fundamental na promoção da atividade física regular, especialmente no cuidado com indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis.
Fonte: SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Maringá: Unicesumar, 2021.
Com base no texto e considerando a organização do SUS, quanto ao nível de atenção em que atua prioritariamente a Estratégia Saúde da Família (ESF), e qual é a principal contribuição do profissional de Educação Física nesse contexto, assinale a alternativa correta:
No primeiro nível (UBS), na Atenção Primária, onde o profissional de educação física atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças crônicas.
Exclusivamente em programas de educação alimentar em escolas, desvinculados do SUS, por não ter propriedade para prescrição de dietas nutricionais.
No terceiro nível (hospitais de grande porte), onde o profissional de educação física atua principalmente na reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos complexos.
Em todos os níveis de forma igualitária, pois a atuação do profissional de educação física é padronizada e não se adapta ao grau de complexidade do atendimento.
No segundo nível (clínicas, UPAs, hospitais escolas), com foco na intervenção em casos crônicos e agudos de doenças, onde o profissional de educação física orienta exercícios de média complexidade.
O organismo humano precisa ser atendido em todas as suas necessidades fisiológicas de forma equilibrada, isso quer dizer que a dieta alimentar deve conter todos os nutrientes nas quantidades recomendadas. Um bom estado nutricional depende desse equilíbrio. A estabilidade do peso e da composição corporal, requer que a ingestão e o gasto energético estejam balanceados.
MARTINS, B. T.; BASÍLIO, M. C.; SILVA, M. A. Nutrição aplicada e alimentação saudável. 3. ed. São Paulo: Senac, 2019. (adaptado).
Considerando o texto e o material da disciplina, sabe-se que a regulação do comportamento alimentar se baseia em dois centros controladores do Sistema Nervoso Central (SNC), qual a localização desses dois centros?
Bulbo.
Ponte.
Tálamo.
Cerebelo.
Hipotálamo.
O Diabete Mellitus é uma doença crônica que exige um manejo contínuo, em que o estilo de vida, incluindo dieta e exercício físico, desempenha um papel crucial no controle glicêmico e na prevenção de complicações.
Fonte: SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1. ed. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A prática regular de exercícios físicos e um plano alimentar adequado são componentes essenciais no manejo do Diabete Mellitus, auxiliando no controle glicêmico e na melhora da sensibilidade à insulina.
PORQUE
II. O exercício físico em indivíduos com diabete sempre leva à hipoglicemia severa, tornando-o uma intervenção perigosa e desaconselhada para a maioria dos pacientes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A nutrigenômica é uma área emergente da nutrição que investiga a interação entre os nutrientes e o genoma, permitindo um entendimento aprofundado de como as variações genéticas individuais podem influenciar as respostas aos alimentos e, consequentemente, a saúde e o desempenho.
Fonte: SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1. ed. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base nos princípios da nutrigenômica, analise as afirmativas a seguir:
I. A nutrigenômica explora como os componentes da dieta modulam a expressão gênica e as respostas fisiológicas do indivíduo.
II. Polimorfismos de nucleotídeo simples (SNP) são variações genéticas que podem alterar como um indivíduo metaboliza ou responde a certos nutrientes.
III. A aplicação prática da nutrigenômica se restringe ao aconselhamento genético para doenças raras, sem impacto na nutrição personalizada para a população geral.
IV. A pesquisa em nutrigenômica busca entender a interação entre genes e nutrientes para otimizar a saúde e o desempenho, desenvolvendo intervenções dietéticas individualizadas.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Uma alimentação saudável é aquela que atende às necessidades biológicas do organismo, respeitando a cultura alimentar local, promovendo o prazer de comer e contribuindo para a saúde do indivíduo e da coletividade. Deve ser adequada em quantidade e qualidade, variada, acessível, colorida, segura e sustentável. Esses princípios permitem que a alimentação vá além da nutrição fisiológica e integre também aspectos sociais, ambientais e afetivos.
Fonte: SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1. ed. Maringá: UniCesumar, 2021.
Conforme os princípios da alimentação saudável apresentados, qual das alternativas melhor expressa uma prática coerente com esses valores?
Substituir refeições caseiras por suplementos nutricionais industrializados, para facilitar a rotina.
Eliminar completamente grupos alimentares, como carboidratos e gorduras, buscando acelerar o metabolismo.
Priorizar alimentos ultraprocessados pela praticidade, mesmo que não atendam às necessidades nutricionais.
Seguir dietas restritivas de moda, mesmo sem orientação profissional, para alcançar resultados estéticos mais rápidos.
Manter uma alimentação variada, com alimentos in natura, respeitando a cultura alimentar e promovendo o equilíbrio nutricional.
Acesso em: 02 jul.2021. (adaptado).
I. As vitaminas são compostos pequenos e complexos, indispensáveis ao organismo humano.
II. As vitaminas classificadas como hidrossolúveis são conservadas no meio líquido do corpo e eliminadas através das fezes. A Vitamina C e as vitaminas do complexo B são consideradas hidrossolúveis.
III. As vitaminas consideradas lipossolúveis, possuem em sua composição bases gordurosas, o que as diferencia das hidrossolúveis. As Vitaminas A, D, E e K fazem parte das lipossolúveis e a vitamina K é composta de vitamina K1, K2 e K3.
IV. Os minerais se apresentam no organismo em forma de íons e correspondem de 4% a 5% do peso corporal. Podem ser divididos em macrominerais, microminerais e oligominerais. Cálcio, fósforo, cloro e magnésio são exemplos de macroninerais.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I. Os exercícios aeróbicos são caracterizados por sua realização em intensidade abaixo ou muito próxima do limiar anaeróbico, em que o consumo do oxigênio, durante o exercício, supre as demandas energéticas.
II. O consumo de oxigênio em estado estável consegue suprir as demandas energéticas de ATP, porém sabe-se que, quando o mesmo exercício e realizado em um local quente e úmido, a tendencia de um aumento gradativo no consumo de oxigênio ocorre para esse tipo de situação.
III. O aumento da temperatura corporal e a diminuição de adrenalina e noradrenalina, durante o esforço prolongado, promove um aumento no consumo de O2, em que, quando se atinge o limiar anaeróbico, a utilização do piruvato passa a ser maior, as trocas gasosas não suportam o consumo excessivo de O2 e, consequentemente, o acúmulo de ácido lático aumenta drasticamente, levando à exaustão.
IV. Dentre as principais modalidades envolvendo as atividades aeróbicas, podemos mencionar as corridas de explosões (1oom), o ciclismo, a natação, as caminhadas, arremesso de peso, entre outras. Cada modalidade, em específico, apresenta uma especificidade que envolve tanto as demandas energéticas para a modalidade como as particularidades individuais de cada atleta ou praticante para o exercício.
V. Dentro da prática do exercício aeróbico, fatores como a temperatura, altitude, umidade, entre outros passam a ser mais toleráveis e moduláveis quando se relacionam com o condicionamento físico e a estimulação causada pelo treinamento, tornando o indivíduo mais resistente as mudanças térmicas, as necessidades de consumo para determinadas intensidades e, principalmente, ao aprimoramento bioenergético para demandas no esforço prolongado.
É correto o que se afirma apenas em:
I, II e III apenas.
I, II e V apenas.
II, III e IV apenas.
III,IV e V apenas.
I, II, III, IV e V.
Neste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.