ATIVIDADE 3 – EDU – ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES – 53_2025
As etapas para elaborar um projeto escolar são diversas, porém muito importantes e podem ser organizadas de diversas maneiras, mas ao focar no contexto escolar, alguns itens são fundamentais, como: tema, introdução, metodologia e objetivos. Um projeto pode ser considerado como o que se pretende fazer, até mesmo um instrumento orientador da ação que se deseja realizar.
SOUZA, C. R. T. Organização de Eventos Escolares. Maringá: UniCesumar, 2020. (Adaptado)
De acordo com o exposto acima e o material da disciplina, avalie as afirmações abaixo:
I. Em um projeto a capa é fundamental e deve conter informações do evento como o tema, nome e dados do idealizador do evento.
II. No projeto é importante apresentar a proposta de atividades juntamente com as comissões. Sendo um item que pode estar em aberto para receber as contribuições.
III. A o inserir os objetivos do evento é essencial levar em conta o que se quer, qual a meta do evento, para que será realizado. E devem ser pensados, principalmente, em relação ao público.
IV. Ao pensar em um evento é interessante pesquisar e estudar alguns livros e autores para desenvolver a proposta escolhida, porém não é necessário pontuar essas referências no momento do projeto.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
A atuação de professores em eventos escolares suscita questionamentos sobre a satisfação desse profissional, o conhecimento necessário para tal função e o que de relevante essa atuação pode contribuir para a escola, enquanto fomentadora de atividades multidisciplinares. O organizador de eventos na escola deverá ter características pessoais que o destaquem para a função. Para isso, é preciso que tenha disponibilidade para se aprimorar e buscar sempre o melhor, priorizando assim a busca pela perfeição para que se obtenha o sucesso desejado com o evento.
DALMOLIN, F. R. C.; KADOTA, F. EVENTOS ESCOLARES: PERFIL E CONHECIMENTOS TÉCNICOS DOS
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS–FASE 2 RELATÓRIO FINAL. Caderno PAIC, v. 16, n. 1, p. 367-384, 2015.
A disponibilidade de um professor para a realização de um evento também diz respeito a disponibilidade em idealizar e elaborar um projeto de evento, a respeito desse último, analise as afirmações a seguir.
I . O projeto serve como um instrumento que irá orientar as ações, indicando o que precisa ser feito, como e porquê.
II. Em um projeto de evento podem ser contemplados em sua estrutura vários itens que vão desde os objetivos e justificativas, até avaliação e referências bibliográficas.
III. Na elaboração do projeto, o idealizador terá a oportunidade de fazer pesquisas bibliográficas, a fim de apresentar argumentos para o desenvolvimento da proposta com base em referencial teórico.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
De acordo com Souza (2019), os resultados de um evento escolar podem ser apresentados de duas formas diferentes. Podemos elaborar uma apresentação quantitativa, isto é, apresentando resultados com parâmetros mensuráveis do evento como: a quantidade de pessoas participantes do evento, se houve a arrecadação de valores ou materiais, o quanto isto significou em números como resultado do evento, a questão dos gastos com materiais, alimentação e outros itens que podem ser associados a questões quantitativas dos resultados. Por outro lado, a autora destaca que esses resultados podem ser oferecidos pela abordagem qualitativa, relacionado à questões pedagógicas e educativas do evento, como: a percepção sobre os conteúdos, as atitudes e ações das pessoas no durante e após o evento, as relações que se estabeleceram, participação da comunidade e da família, como foram as relações entre alunos e professores e demais participantes durante o evento.
SOUZA, Cléia Renata Teixeira de. Organização de Eventos Escolares. Maringá. UniCesumar. 2019. (Adaptado).
Considerando o texto apresentado, a forma de expor os resultados de um evento escolar, analise as afirmações a seguir.
I. A exposição dos resultados mostra apenas que a escola está ativa, produzindo eventos com conteúdo relevante para justificar a sua existência e a relevância dos professores. *
II. Os resultados não são relevantes para o processo avaliativo, pois eles representam apenas um feedback para a comunidade escolar tomar ciência sobre o que foi feito. *
III. A apresentação dos resultados pode ser por meio de fotos, imagens e desenhos feitos pelos alunos, carta de agradecimento, que retrate os resultados do evento à comunidade e a todos que participaram.
IV. A exposição dos resultados pode ocorrer por diferentes meios, desde de que sejam viáveis. Assim, o público fica ciente sobre o que o evento escolar provocou no cenário educacional, isso caracteriza a importância do evento.
É correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
No componente curricular Educação Física (EF), em conjunto com outras unidades temáticas (dança, ginástica, cultura corporal e saúde, brincadeiras populares e lutas, entre outras), o esporte apresenta diversas possibilidades de enfoques. No entanto, a reprodução do modelo competitivo de alto rendimento mostra-se historicamente inadequada ao ambiente escolar, parecendo desconsiderar as particularidades das crianças e adolescentes e o processo de ensino-aprendizagem preconizado nesse contexto.
SUZIN, Francieli Hein et al. Eventos culminantes na Educação Física escolar: o caso do
Festival de Jogos de Toledo-PR. Conexões, v. 19, e021014, 2021. Adaptado
I. Os eventos escolares organizados a partir dos conteúdos da Educação Física serão sempre de caráter competitivo.
II. Os eventos escolares organizados a partir dos conteúdos da Educação Física devem sempre ter seu objetivo orientado pela intencionalidade educativa da ação.
III. Os eventos escolares organizados a partir dos conteúdos da Educação Física nem sempre serão de caráter competitivo, porém sempre com objetivo de descobrir talentos esportivos.
IV. Os eventos escolares organizados a partir dos conteúdos da Educação Física podem ter no seu planejamento jogos ou esportes competitivos adaptados para a realidade local e para os objetivos educativos.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
V, V, F, F.
F, V, F, F.
V, F, V, F
F, F, V, V.
F, V, F, V.
Um evento é dividido em pré-evento, evento em si e pós-evento. No pós-evento uma das etapas é a avaliação do evento escolar, um procedimento muito importante para o desenvolvimento e o processo dos eventos no contexto educacional. Pois a avaliação é tida como uma ferramenta essencial, pois com o ato de avaliar, é possível aprender e ensinar.
SOUZA, C. R. T. Organização de Eventos Escolares. Maringá: UniCesumar, 2020. (Adaptado)
Considerando o texto acima, avalie as afirmativas abaixo:
I. O ato de avaliar é revisar a prática pedagógica, revisar as ações e compreender se essas apresentaram os resultados esperados.
II. Com a avaliação do evento é possível entender se ele tem alcançado o objetivo proposto e se as intenções educativas fornecem efeitos no cenário educacional.
III. Ao falar sobre avaliação dentro do contexto escolar, provas e testes vem à mente, já que alunos e professores convivem com essa prática, porém a avaliação de um evento é um processo avaliativo.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
O registro é um procedimento muito importante para o processo de avaliação, especialmente no caso de eventos e no contexto escolar não é diferente. Com o método do registro, pode-se juntar elementos que permitem comparar momentos e realizar alterações necessárias para os próximos eventos.
SOUZA, Cléia Renata Teixeira de. Organização de Eventos Escolares. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).
Considerando o texto acima, examine as afirmações abaixo:
I. O registro pode sofrer edições por quem registra e por quem observa.
II. Um registro pode ser feito de diferentes formas e é considerado um instrumento de apoio e reflexão sobre a prática.
III. As formas de se registrar podem ser várias, como registro fotográfico, registro por filmagens, registros por gravações de áudios, registros descritivos.
IV. O ato de registrar, no caso do contexto de um evento escolar, permite a quem registra entender a proposta do evento e a temática discutida, além de perceber se o objetivo e a metodologia propostos estão ou estiveram a contento, e isto é avaliar o processo.
É correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II. A recreação na escola é um instrumento que pode ser utilizado como via para a desenvolvimento do ensino e aprendizagem e, assim, os eventos recreativos no cenário escolar devem ter este papel, ou seja, serem educativos.
III. Os eventos recreativos se caracterizam por utilizarem o brincar, o criar, o jogar e a diversão. Muitos são os tipos de eventos com esse perfil, são eles: caça ao tesouro, noite do pijama, colônia de férias, piqueniques, rua de recreio, gincanas etc. Os mais usados no contexto escolar são as gincanas.
IV. As gincanas escolares são organizadas para discutir diversos temas da e na escola, são ações recreativas que contam com um conjunto de atividades a serem realizadas para cumprir com a tarefa de desenvolver ou executar a gincana, e se organiza em estações ou em objetivos a serem atingidos como metas para que a gincana seja finalizada.
É correto o que se afirma em:
I apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
I, III e IV, apenas
Ao debater em relação a escolha do tema de um evento no contexto escolar é possível perceber que a escolha dos temas se aproxima das discussões atuais da sociedade, para o aprender sobre um assunto mais complexo ou, ainda, para chamar a atenção de questões sociais importantes. Ainda no contexto escolar a escolha da temática pode se basear pelo calendário escolar e suas comemorações. No Brasil, há muitas datas comemorativas que podem servir de inspiração para as temáticas de eventos.
SOUZA, C. R. T. Organização de Eventos Escolares. Maringá: UniCesumar, 2020. (Adaptado)
Considerando o texto acima, avalie as afirmativas abaixo:
I. O tema do evento e a organização podem e devem ser realizados com certa antecedência e estar antecipado no planejamento da escola.
II. Considerando o calendário da escola e as datas comemorativas brasileiras, temos o mês de março, onde é possível trabalhar sobre o tema: mulher, dia da água e dia do circo.
III. A sugestão de tema pra o mês de maio é dia do trabalhador ou também o dia da família, além do dia das mães, porém com a evolução dos estudos, é mais recomendado o dia da família.
IV. Nos temas de eventos baseado nas datas comemorativas brasileiras, no mês de setembro eventos com a temática primavera são sempre bem vindos, além do dia do profissional de Educação física e dia da árvore.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Antes de organizar um evento, é importante que a ideia seja incorporada por alguns empreendedores, que começarão a lhe dar forma mediante o levantamento do maior número possível de elementos, tais como: reconhecimento das necessidades desse evento; elaboração de alternativas para suprir as suas necessidades; identificação dos objetivos específicos; coleta de informações sobre os participantes; listagem dos resultados desejados etc.
Matias, M. Organização de Eventos: Procedimentos e Técnicas. Editora Manole, 2013. 9788520449028. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520449028/. Acesso em: 14 Jul 2021
Considerando a importância da equipe de trabalho na organização de um evento, associe as duas colunas, relacionando as comissões com suas respectivas funções.
(1) Comissão geral. | ( ) Busca de recursos e compra dos materiais necessários. |
(2) Comissão financeira. | ( ) Responsável pela abertura, premiação e encerramento do evento. |
(3) Comissão de cerimonial. | ( ) Distribuir as tarefas e acompanhar o andamento de todas as atividades. |
(4) Comissão de divulgação. | ( ) Definir e executar estratégias para informar o público alvo sobre a realização do evento por diferentes canais de comunicação. |
1, 3, 4, 2.
1, 4, 2, 3.
2, 3, 1, 4.
4, 2, 3, 1.
3, 1, 2, 4.
Planejar é uma das ações de maior relevância em diferentes contextos e sua função está ligada a realizações mais eficientes e eficazes e a tornar a vida das pessoas mais fácil e feliz. Adota-se aqui um verbo de ação, ou seja, o verbo planejar, para reforçar o seu caráter operacional ou prático, o que indica que planejar não deve estar somente no campo das ideias, mas, sobretudo, no campo prático.
OLIVEIRA, S. M. T. Práticas de Planejamento e Organização de Eventos. EDITORA IFB, 2016.
O autor citado apresenta em seu livro uma figura que resume as estratégias necessárias para o planejamento de um evento, são consideradas entre essas:
Público-alvo, lucratividade, frustrações, expectativas e tipologia.
Tipologia, estratégias, feriados nacionais, controle e fechamento.
Tema, público-alvo, recursos humanos, recursos materiais, controle e fechamento.
Controle, fechamento, tema, público-alvo, resultado comercial e resultado financeiro.
Recursos humanos, recursos financeiros, recursos materiais, recursos naturais e estação do ano.