ATIVIDADE 3 – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – 53_2024
QUESTÃO 1
Leia o texto a seguir:
“No seu livro Democracia e Educação, ele identifica a educação como fenômeno natural de perpetuação e renovação do conhecimento de um grupo social. Remonta a sua condição natural de identidade com a vida familiar e do grupo social, antes de se desdobrar na sociedade complexa como atividade separada da vida familiar ou comunidade ou grupo social. […] A educação como hoje existe é um acúmulo de experiências da sociedade, transmitida através do processo natural da vida e esta também como experiência, cujo significado muda a cada período da história (Hegel). Portanto, a educação, como a verdade, se julga pela pragma (ação), a experiência, e sua evolução decorre da capacidade natural de liberdade, de experimentar e, através da experiência, reconstruir os valores, desenvolvendo novos critérios da estrutura da sociedade e acrescentando novos valores sobre o critério da própria experiência. Portanto, é na ideia de que tudo que conserva a vida (aqui é hobbesiano) é útil e, portanto, seu encontro com o utilitarismo de Stuart Mill, mas em regime de liberdade, que é uma condição natural da humanidade. O impulso das necessidades vitais (Darwin) direciona o autor para a experiência. E a construção racional da sua satisfação através da imaginação (teleologia), é psicológica no sentido comportamental, em relação de interação ao meio (behaviorismo, James), explica o universo simbólico de identidade significante da mesma e sua satisfação à ideia do bom, do justo, quase no sentido benthiano, que escapa pela materialidade da experiência. Vale mais o hedonismo (Epicuro) e o materialismo (Marx) que a ideia de Divino (puritanismo) (DEWEY, 2001). Assim, pode-se entender suas ideias sobre educação, que poderiam ser traduzidas em: vida = movimento/evolução = experiência/cultura = transmissão da experiência/cultura = vida acumulada = experiência ou cultura acumulada = perpetuação da espécie, ou grupo social, seus costumes, conhecimentos e regras sociais.”
BEVILAQUA, Aluisio Pampolha. John Dewey e a Escola Nova no Brasil. Ciência & Luta de Classes, v. 1, n. 1, 2014. pp.12-13.
Com base no excerto acima, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A educação é um processo natural que perpetua e renova o conhecimento de um grupo social, funcionando como um mecanismo de transmissão cultural, de renovação e de preservação dos costumes e regras sociais.
PORQUE
- A educação se baseia na experiência acumulada da sociedade e na capacidade dos indivíduos de experimentarem e reconstruírem valores, adaptando-os conforme as necessidades e mudanças históricas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
O século XIX assistiu ao surgimento de teorias que buscavam explicar o contexto social daquele período. Dentre essas teorias, destaca-se o Positivismo, fundado pelo francês Auguste Comte.
SILVA, Daiany Cris; BELANÇON, Milena Cristina. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá – PR: UniCesumar, 2020. Reimpresso em 2021. 184p.
Nesse sentido, avalie as afirmações a seguir.
- O Positivismo foi responsável por aproximar as Ciências Naturais das Ciências Humanas.
- A Ciência Social nasceu do Positivismo.
III. Um dos responsáveis por difundir o Positivismo foi Karl Marx.
- O Positivismo se fez muito presente no Brasil do final do século XIX. A Proclamação da República foi inspirada e influenciada por essa corrente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 3
Interprete o excerto a seguir:
“O ensino aparece como instrumento para a reprodução do conhecimento mas também na possibilidade de colocá-lo a serviço da transformação da sociedade e do mundo. Eis o aspecto de seu caráter revolucionário. A abolição da divisão do trabalho visava em Marx, romper com um tipo de educação que reproduza esta divisão, como a formação pelo treino, pelo trabalho produtivo, do conformismo e de uma pedagogia da obediência.”
AMORIM, W. L. Estudo de Caso: O pensamento sociológico de Max Weber e a Educação. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 6, n. 1, p. 100-110, 2012.
Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir sobre a visão do ensino como instrumento de transformação social e suas implicações pedagógicas:
- O ensino pode ser utilizado para reproduzir conhecimentos existentes e também para promover mudanças na sociedade.
- A eliminação da divisão do trabalho, segundo Marx, propõe uma educação que não perpetue essa divisão.
III. A educação baseada em treinamento produtivo e obediência é uma forma de manter o conformismo social.
- Marx acreditava que a educação deveria se concentrar exclusivamente na reprodução de conhecimentos técnicos e produtivos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 4
Leia o texto a seguir:
“A educação é o ato de depositar, de transferir, de transmitir valores e conhecimentos, não se verifica nem pode verificar se esta superação. Pelo contrário, refletindo a sociedade opressora, sendo dimensão da “cultura do silêncio”, a “educação” “bancária” mantém e estimula a contradição. Daí, então, que nela:
- a) o educador é o que educa; os educandos, os que são educados;
- b) o educador é o que sabe; os educandos, os que não sabem;
- c) o educador é o que pensa; os educandos, os pensados;
- d) o educador é o que diz a palavra; os educandos, os que a escutam docilmente;
- e) o educador é o que disciplina; os educandos, os disciplinados;
- f) o educador é o que opta e prescreve sua opção; os educandos, os que seguem a prescrição;
- g) o educador é o que atua; os educandos, os que têm a ilusão de que atuam, na atuação do educador;
- h) o educador escolhe o conteúdo programático; os educandos, jamais ouvidos nesta escolha, se acomodam a ele”.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018. p. 82.
A partir da sua interpretação dos tópicos, a qual sistema educacional o educador Paulo Freire está se referindo? O autor apoia ou critica esse sistema?
Alternativas
Alternativa 1 – educação bancária, apoia.
Alternativa 2 – educação bancária, critica.
Alternativa 3 – educação libertadora, critica.
Alternativa 4 – educação libertadora, apoia.
Alternativa 5 – educação revolucionária, critica.
QUESTÃO 5
Analise o excerto a seguir:
A educação é uma prática humana direcionada por uma determinada concepção teórica. A prática pedagógica está articulada com uma pedagogia, que nada mais é que uma concepção filosófica da educação. Tal concepção ordena os elementos que direcionam a prática educacional. […] não se manifesta como um fim em si mesma, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social […] ou se pensa e se reflete sobre o que se faz e assim se realiza uma ação educativa consciente; ou não se reflete criticamente e se executa uma ação pedagógica a partir de uma concepção mais ou menos obscura e opaca existente na cultura vivida do dia a dia – e assim se realiza uma ação educativa com baixo nível de consciência”.
LUCKESI, Cipriano Carlos Filosofia da educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 1994. p. 21;30-32.
Com base no excerto acima, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A prática pedagógica é sempre um fim em si mesma, independentemente de qualquer concepção teórica ou filosófica.
PORQUE
- A prática pedagógica está articulada com uma teoria da pedagogia, que é uma concepção filosófica da educação que ordena os elementos direcionadores da prática educacional.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Max Weber, expressa seu pensamento sociológico a partir das relações do indivíduo com o meio social, destacando que para ele a sociedade não se constitui em apenas “coisa”, ou um mecanismo, mas que fundamenta-se na concepção de “ação social”, e ainda, na crença de que a sociologia é uma “ciência compreensiva”. Ele aponta que a Educação é o elemento essencial na formação intelectual e dos indivíduos, com destaque para os aspectos religiosos, familiares, e a Educação política especializada.
SILVA, José Augusto Medeiros. AMORIM, Wellington Lima. Estudo de Caso: O pensamento sociológico de Max Weber e a Educação. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.6, n.1, p.100-110, Tri I. 2012.
Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Weber negava o positivismo, pois ele não era feito a analisar particularidades individuais, mas sim a estrutura da sociedade de forma geral.
PORQUE
- Para Weber, importa o olhar que se dá para os acontecimentos, que pode variar a depender do observador e de seus próprios valores.
A respeito dessas asserções, considere a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Analise o excerto a seguir:
“A maior preocupação da etnografia é obter uma descrição densa, a mais completa possível, sobre o que um grupo particular de pessoas faz e o significado das perspectivas imediatas que eles têm do que eles fazem; esta descrição é sempre escrita com a comparação etnológica em mente. O objeto da etnografia é esse conjunto de significantes em termos dos quais os eventos, fatos, ações, e contextos, são produzidos, percebidos e interpretados, e sem os quais não existem como categoria cultural. Esses conjuntos de significantes nos apresentam como estruturas inter-relacionadas, em múltiplos níveis (OGBU, 1981) de interpretação.”
MATTOS, CLG. A abordagem etnográfica na investigação científica. In MATTOS, C; CASTRO, P. (org). Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. 54.
Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir sobre a abordagem etnográfica:
- A etnografia busca fornecer uma descrição detalhada e abrangente das atividades e significados de um grupo específico.
- A comparação é um elemento essencial na elaboração das descrições etnográficas.
III. Os significados atribuídos aos eventos e ações são fundamentais para entender como esses elementos se constituem como categorias culturais.
- A etnografia é menos preocupada com a interpretação dos significados e mais focada na coleta de dados objetivos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 8
Analise o excerto a seguir:
Para o indígena o processo educativo jesuítico esteve inseparavelmente ligado ao processo de aculturação, perdendo o seu referencial cultural por ser visto como um papel em branco, podendo ser redigido dentro dos moldes da civilização ocidental cristã.
Os jesuítas combinavam a catequese e o ensino em suas práticas, ou seja, à aprendizagem de seus trabalhos. Porém, o processo acontecia com uma distinta divisão social, sendo a catequese direcionada aos indígenas, praticada nos aldeamentos, e a educação à elite, ensinada nos colégios religiosos.
ALMEIDA, Wilson Ricardo Antoniassi de. A educação jesuítica no Brasil e seu legado para educação da atualidade. Revista Grifos, – N. 36/37 – 2014.
Sobre a pedagogia jesuítica no Brasil, considere a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Os jesuítas atuavam apenas na catequização dos nativos.
Alternativa 2 – A pedagogia jesuítica hoje é considerada uma pedagogia moderna.
Alternativa 3 – A atuação jesuítica se deu na transição do Império para a Monarquia.
Alternativa 4 – Os povos nativos brasileiros já praticavam educação formal antes da chegada dos jesuítas.
Alternativa 5 – A partir do momento em que os jesuítas foram expulsos do Brasil, passamos a ter as chamadas escolas régias.
QUESTÃO 9
A concepção da Sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma Sociologia objetiva e científica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objeto o fato social.
ARON, R. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
Sobre Émile Durkheim e o fato social, analise as afirmações, considerando V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.
( ) O fato social possui a característica da coercitividade, ou seja, repetição dos atos até tornar-se comum ao coletivo.
( ) O fato social possui a característica da exterioridade, portanto, o indivíduo não é consultado sobre regras, valores e costumes, mas é impulsionado a cumprí-lo.
( ) Para Durkheim, a educação desempenha um papel muito importante por transmitir essa série de regras de comportamento social. Dessa forma, o autor dividia a educação em dois tipos, a informal, que seria aquela transmitida pela família, em casa, e a formal, obtida na prática escolar.
( ) Para Durkheim, somos compostos de duas dimensões, uma individual, que diz respeito apenas a nós mesmos e aos acontecimentos da nossa vida pessoal, e outra coletiva, composta por um sistema de ideias, sentimentos e hábitos que exprimem aquilo que aprendemos no grupo ao qual fazemos parte
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V, V.
Alternativa 2 – V, V, F, F.
Alternativa 3 – F, V, F, V.
Alternativa 4 – F, V, V, V.
Alternativa 5 – F, F, F, V.
QUESTÃO 10
Analise os excertos de textos a seguir:
Texto 1:
Em Alguns Problemas de Metodologia nas Ciências Sociais, de 1930, Boas critica as tendências que certas linhas de investigação tinham, na época, de explicar as complexidades da vida cultural baseando-se num único conjunto de condições ou causas. Assim, é contestada a redução da raça à cultura, combatendo a ascensão do racismo biológico tão comum à época. Também Boas nega ainda que as condições geográficas ou econômicas sejam determinantes da cultura: elas podem estimular as condições culturais existentes, mas não possuem força criativa. Para o ilustre antropólogo, qualquer dessas tentativas de desenvolver leis gerais de integração da cultura não seria cientificamente eficaz. Como alternativa à improdutiva obsessão por leis gerais, Boas sustenta que as ciências sociais devem se preocupar em analisar fenômenos, formas definidas. Na contramão de décadas de reconstruções especulativas, Boas redireciona o método antropológico para a unidade empírica “indivíduo” em sua relação à cultura envolvente, pavimentando o caminho para a emergência da escola Cultura e Personalidade.
REIS, Nicole Isabel dos. Antropologia Cultural. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 10, n. 22, p. 355-357, jul./dez. 2004.
Texto 2:
O relativismo cultural é fruto do reconhecimento da incapacidade de mensurar a cultura de um grupo, assim como manifesta-se como uma crítica as abordagens evolucionistas, segundo as quais sociedades e culturas podiam ser classificadas das primitivas às avançadas. O relativismo social foi desenvolvido no seio da antropologia social, buscando romper com as comparações e a utilização de critérios independentes para emitir juízo de valor. Assim a cultura só pode ser considerada dentro de seu próprio contexto cultural.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia Geral. 7ª ed. Atlas: Sã Paulo, 2010.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A relativização, importante conceito antropológico, evita o etnocentrismo.
PORQUE
- O docente não deve empregar o conceito de relativização em sala, pois ele precisa uniformizar, ou seja, padronizar seu trabalho com os discentes.
A respeito dessas asserções, considere a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.