ATIVIDADE 3 – GESTÃO DO COMPOSTO PROMOCIONAL E BRANDING – 53_2025
Fonte: https://exame.com/marketing/saiba-quais-sao-as-marcas-mais-valiosas-do-mundo- em-2025-duas-delas-sao-brasileiras/. Acesso em: 7 jul. 2025.
E personalizar uma marca aumenta a experiência de valor que ela irá proporcionar ao consumidor, aumentando seu valor de mercado. Além disso, será capaz de contribuir nas escolhas no momento de compra.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Assim como produtos e serviços comunicam seus atributos funcionais aos consumidores, as marcas devem comunicar seus atributos emocionais, sendo esses representados pela sua personalidade.
PORQUE
II. A ação de personalização de uma marca e a experiência de valor que essa pode criar aos consumidores são realizadas com base em ferramentas de gestão de marcas e no envolvimento e reconhecimento que o consumidor tem na marca em sua vida.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
O branding envolve a gestão das estratégias de marca de uma empresa, o que inclui o processo de criar um nome, símbolo ou design distintivo que identifica e diferencia um produto dos demais. Além disso, uma marca eficaz vai além do produto físico, formando uma imagem na mente dos consumidores que associa qualidade, credibilidade e satisfação a essa marca. Ele destaca que o branding não é apenas sobre se destacar visualmente, mas também sobre construir uma reputação que estabeleça uma conexão emocional com os consumidores.
SULZ, Paulino. O que é Branding: aprenda como fazer uma gestão de marca incrível. Rockcontent. 22, ago. 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/branding/. Acesso em: 22 jul .2024.
Sobre branding, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. O branding é essencial para construir uma identidade de marca forte e consistente.
PORQUE
II. O branding foca em criar logotipos atraentes e slogans memoráveis.
Assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Fonte: SILVA, S. de A.; BIAZON, V. V.; AYRES, W. D’. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá: Unicesumar, 2024..
Referente aos tipos de promoção de vendas, analise as afirmativas a seguir:
I. Promoções que envolvem descontos, ações de degustação e sorteios e concursos são ações promocionais de produtos ou serviços relacionadas à promoção de produtos/serviços.
II. A ação institucional que busca promover a empresa, por meio da valorização da sua imagem no mercado frente a seus concorrentes, como ações de cunho cultural, está relacionada à promoção da marca.
III. Ao realizar eventos, buscando evidenciar a marca da organização, sem a preocupação imediata de venda, as ações que estão sendo realizadas têm o objetivo de promoção institucional.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Sabendo dessas novas possibilidades de explorar sua equipe de vendas, analise as afirmativas a seguir quanto à classificação de venda pessoal estudada e analisada por João para melhorar sua equipe de vendas.
I. A Venda Pessoal Presencial, que já é realizada pela equipe de João, é aquela que ocorre na presença do cliente, com o vendedor apresentando e demonstrando o produto.
II. A Venda Pessoal Via Telefone pode ser aplicada na equipe de João pelo uso do telemarketing, com o vendedor ligando ao consumidor para apresentar os produtos que a empresa possui.
III. A Venda Pessoal Via Computador utilizará o e-commerce da empresa de João, realizando um atendimento on-line dos produtos oferecidos pela empresa a seus consumidores.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas quanto a Publicidade.
I. A Publicidade envolve a divulgação de uma ideia, ou seja, torna-la pública com a realização da persuasão no público que está recebendo essa mensagem.
PORQUE
II. Trata-se de um esforço de comunicação incapaz de influenciar determinadas atitudes dos consumidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A Publicidade Enganosa ocorre quanto as ações de comunicação não transmitem a verdade de forma total ou parcial, podendo ocorrer a omissão de informações que são consideradas essenciais.
PORQUE
II. A Publicidade Abusiva as informações que são transmitidas na mensagem são verdadeiras, o problema está na forma como elas são apresentadas, sendo isso o que a torna abusiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Uma das funções do branding está em gerenciar a marca no mercado em que essa atua.
PORQUE
II. A outra função é a de ser usado como ferramenta estratégica que busca acompanhar e avaliar o posicionamento da marca no mercado, bem como na mente de seus consumidores, gerando valor a marca.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Marketing Direto é uma ferramenta promocional, realizada com base nos objetivos focados em atingir o público de uma empresa, gerando destes uma resposta imediata.
PORQUE
II. As ações de Marketing Direto buscam induzir os consumidores a compra, por meio de uma maneira interativa, e com retorno a longo prazo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Fonte: SILVA, S. de A.; BIAZON, V. V.; AYRES, W. D’. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá: Unicesumar, 2024. 224 p.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A personagem que é criada com o objetivo de representar os valores da marca, fazendo com que a interação com o público seja mais natural e humanizada, é denominada persona, brand persona ou persona da marca.
PORQUE
II. O resultado da interação da persona, brand persona ou persona da marca com a concorrência é essencial para as vendas, permitindo que a marca seja solidificada no mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Fonte: SILVA, S. de A.; BIAZON, V. V.; AYRES, W. D’. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá: Unicesumar, 2024.
Assim, com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir:
I. A mensagem é a comunicação realizada pelo emissor, seja essa a notícia, o recado verbal ou escrito. que será transmitido ao receptor.
II. O canal são os meios de comunicação utilizados para transmissão da mensagem, que foi codificada pelo emissor e será transmitida ao receptor.
III. A codificação é a interpretação da mensagem realizada pelo receptor, enquanto a decodificação é a transformação da mensagem realizada pelo emissor.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.