ATIVIDADE 3 – LET – FILOSOFIA DA LINGUAGEM – 53_2024
QUESTÃO 1
Com base no material de estudo e na frase proferida por Aleksei no filme O Espelho: “Palavras não têm capacidade de traduzir sentimentos. As palavras são moles”; como a Filosofia da Linguagem e a natureza humana se definem como seres de linguagem.
FASCINA, Diego Luiz Miiller. Filosofia da Linguagem. Maringá: Unicesumar, 2022 (adaptado).
Considerando a situação apresentada, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A frase de Aleksei destaca a importância das palavras como meio de expressão completa dos sentimentos, reforçando a capacidade da linguagem de transmitir emoções complexas.
Alternativa 2 – A frase de Aleksei destaca a habilidade das palavras em transcender barreiras linguísticas e culturais, o que se opõe ao entendimento da Filosofia da Linguagem sobre as limitações da tradução.
Alternativa 3 – A frase de Aleksei sugere que as palavras são meios eficazes de compartilhar sentimentos profundos, contradizendo a perspectiva da Filosofia da Linguagem sobre a natureza complexa da comunicação.
Alternativa 4 – A frase de Aleksei ressalta a limitação das palavras em transmitir sentimentos, concordando com a Filosofia da Linguagem ao considerar que a linguagem tem suas limitações na expressão total de emoções.
Alternativa 5 – A frase de Aleksei enfatiza que as palavras são suficientes para traduzir todos os sentimentos humanos, alinhando-se com a visão da Filosofia da Linguagem sobre a comunicação plena entre as pessoas.
QUESTÃO 2
As palavras da linguagem denominam objetos – frases são ligações de tais denominações. — Nesta imagem da linguagem encontramos as raízes da ideia: cada palavra tem uma significação. Esta significação é agregada à palavra. É o objeto que a palavra substitui.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Coleção Os Pensadores, v. XLVI. 1a. Ed. Trad. José Carlos Bruni. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
Considerando a ocupação de pensamento que Wittgenstein devotou à questão da linguagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A análise do fenômeno da linguagem constitui o tema central de sua obra.
PORQUE
Para Wittgenstein, a filosofia deveria ser encarada como principal meio de aferição da verdade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Uma expressão denotativa é essencialmente parte de uma sentença, e não tem, como muitas palavras simples, qualquer significação própria.
RUSSELL, Bertrand. Da denotação. In: Lógica e conhecimento. Coleção Os Pensadores, v. XLII. 1a. Ed. Trad. Pablo Ruben Mariconda. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
Sobre a percepção que possuía o filósofo Bertrand Russell sobre a linguagem, avalie as afirmações a seguir.
- Para Russell, a satisfatória compreensão de uma frase carece obrigatoriamente de uma análise.
II. Russell aposta na não compartimentalização da frase em estruturas menores dentro do processo de análise por ele proposto.
III. As proposições de Russell estão em consonância com a concepção hegeliana de mundo, inteiramente lastreada na noção de ideia.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
TEXTO 1.
“O que é, é, e não pode não ser; o que não é, não é, e não pode ser; O que é, pode ser pensado ou conhecido, expresso ou realmente nomeado; o que não é, não o pode”.
LOPES, S.; ANTONIO, J. Panorama dos estudos linguísticos. In: A ciência linguística: conceitos básicos. Maringá: Eduem, 2010.
TEXTO 2.
” E assim, aqueles nomes que consideramos serem das piores coisas parecer-nos-ão semelhantes aos nomes das melhores coisas. E penso que, se alguém se empenhasse nisso, descobriria muitos outros nomes a partir dos quais chegaria à idéia contrária, de que aquele que estabeleceu os nomes queria significar que as coisas não se moviam nem estavam em movimento, mas permaneciam”
PLATÃO. Crátilo. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
Com base nas citações acima e na sua interpretação sobre o diálogo “Crátilo” de Platão, qual das afirmações a seguir está de acordo com o posicionamento de Sócrates em relação à natureza dos nomes?
Alternativas
Alternativa 1 – Sócrates concorda com Hermógenes, defendendo que os nomes são arbitrários e não possuem relação com a natureza das coisas.
Alternativa 2 – Sócrates sugere que a comunicação através dos nomes é impossível, já que os nomes não podem representar corretamente as coisas.
Alternativa 3 – Sócrates concorda com Crátilo, afirmando que os nomes derivam diretamente da natureza das coisas e possuem uma correção natural.
Alternativa 4 – Sócrates critica tanto a posição de Crátilo quanto a de Hermógenes, argumentando que os nomes são absolutamente verdadeiros ou falsos.
Alternativa 5 – Sócrates defende a posição de que os nomes são convencionais, mas também possuem uma relação intrínseca com a natureza das coisas.
QUESTÃO 5
[…] Frege não se opôs simplesmente aos conceitos que vigoravam no seu tempo, mas realizou uma nova síntese que integrava tanto a noção da linguagem como código quanto a sua compreensão como entidade por assim dizer “independente” do pensamento.
LINDO, Luiz Antônio. Mundo, pensamento e linguagem. Dicta&Contradicta. São Paulo, nº 1, p. 92, jun., 2008.
A respeito do pensamento de Gottlob Frege no tocante à linguagem, avalie as afirmações a seguir.
- Não há relação entre o conhecimento de alguma coisa e o funcionamento da linguagem que transmite tal conhecimento.
II. Os idiomas correntes não possuem perfeito alcance expressivo quando da tentativa de transmissão de um raciocínio.
III. Para Frege, palavras podem prescindir de seus respectivos contextos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 6
A teoria das descrições definidas de Russell foi um grande instrumento analítico do atomismo lógico. Russell começou por aplicá-la não só a quadrados redondos e entidades platônicas, mas também a muitas coisas que o senso comum consideraria perfeitamente reais, tais como Júlio César, mesas e cadeiras. Sobre a teoria das descrições definidas, considere as seguintes afirmativas:
- Na teoria de Russell, objetos não são nomes simples em um sentido lógico, mas uma reunião de descrições que remetem a uma série de classes particulares.
- Para a teoria de Russell, frases que não possuem um referente no mundo não podem ser definidas, e portanto, não possuem um valor de verdade (verdadeira ou falsa).
III. Assim como em Frege, Russell considera uma similaridade entre funções e variáveis particulares com universais (conceitos) e nomes próprios (particulares).
- Para Russell, frases que contém uma descrição definida podem ser decompostas em outras estruturas conceituais como uma função, permitindo que frases cujos objetos referidos não existem, possam ser analisadas como tendo um valor de verdade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
“O principal problema que surge quando se tenta construir uma concepção sobre o desejo, ou seja, quando se dá um sentido constitutivo ao princípio, é criar uma metafísica do desejo; metafísica na medida em que, como ocorre em Totem e tabu, Freud mistura considerações de natureza empírica com princípios, a priori, conceituais. Um dos seus efeitos danosos consiste na transformação de todas as produções psíquicas do sujeito numa mesma coisa, isto é, tudo o que ele diz é entendido automaticamente como produção desiderativa que se estuda como resultado de processos inconscientes, e não como produto de uma subjetividade. No entanto, o mais grave está na criação de uma concepção de linguagem que reduz está a uma mera função indicativa, assinaladora, de supostos desejos envolvidos, pois Freud, para poder formular uma teoria do desejo, pressupõe que a relação entre pensamento e linguagem seja uma relação de tradução. Em Interpretação dos sonhos, ele expressa a tese de que os pensamentos do sonho, uma vez interpretados, leia-se traduzidos, revelam que estes são realizações de desejos. Assim, o pensamento do sonho e a linguagem são concebidos como realidades distintas. Sua relação seria de que a linguagem – realidade externa – permitiria apreender o sentido do pensamento – realidade interna. Este modelo supõe que a realidade interna – a realidade psíquica – possa ser descrita pela linguagem e que não haveria, portanto, uma diferença essencial entre elas; ou, para usar um outro tipo de consideração, que os enunciados em primeira pessoa, descritores da realidade interna, poderiam ser adequadamente traduzidos em enunciados em terceira pessoa, descritores da realidade externa.”
GABBY JR, O. F. Sobre o uso da linguagem na psicanálise. Em pauta – Linguagem II. Ide (São Paulo) v.30 n.45 São Paulo dez. 2007.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A criação de uma metafísica do desejo, como abordada por Freud, resulta da interação complexa entre elementos empíricos e conceituais, levando à transformação das produções psíquicas do sujeito em um mesmo constructo desiderativo.
PORQUE
- A concepção freudiana de linguagem como mera função indicativa dos desejos prejudica a compreensão da complexidade das comunicações humanas e ignora a capacidade da linguagem de expressar nuances emocionais e cognitivas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Locke pensa que o fim da filosofia é essencialmente moral; quer dizer: a filosofia deve proporcionar uma norma racional para a vida do homem. E, como os seus predecessores empiristas, ele sente, antes de mais nada, a necessidade de instituir uma investigação sobre o conhecimento humano […] para achar um critério de verdade. A filosofia de John Locke toca as preocupações relativas aos estudos sobre a linguagem quando dedica uma parte de seu Ensaio sobre o entendimento humano à realidade e operação dos signos.
CASTAGNOLA, Luís; PADOVANI, Humberto. História da Filosofia. 5a. Ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1962 (adaptado).
A partir do seus conhecimentos e o fragmento acima, em relação à concepção que Locke tinha da linguagem, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Locke inaugura a chamada vertente emotiva nos estudos da linguagem.
Alternativa 2 – Para Locke, o signo opera apenas no âmbito da linguagem de teor estritamente filosófico.
Alternativa 3 – Para Locke, a palavra se iguala às coisas concretas, integralmente, desconsiderando, assim, as ideias.
Alternativa 4 – O pensamento de Locke sobre a linguagem, embora importante, não ocasionou reflexões posteriores por parte de outros filósofos.
Alternativa 5 – No pensar de Locke, a palavra deve ser tomada por signo, pois de outro modo não seria possível exprimir as coisas experimentadas e comunicá-las.
QUESTÃO 9
“[…]a matéria da Linguística é constituída inicialmente por todas as manifestações da linguagem humana, quer se trata de povos selvagens ou de nações civilizadas, de épocas arcaicas, clássicas ou de decadência, considerando-se em cada período não só a linguagem correta e a “bela linguagem”, mas todas as formas de expressão.”
(SAUSSURE, 1971, p.13)
Sobre a constituição da ciência linguistica segundo Saussure, é correto afirmar:
Alternativas
Alternativa 1 – A partir do seu Estruturalismo, Saussure defende que uma língua pode ser reduzida a uma lista de significado, uma vez que descobrimos sua estrutura fundamenta.
Alternativa 2 – O elementos que formam um signo linguístico são exteriores a nossa subjetividade, sendo resultado puro e objetivo da relação entre o que se fala e o que é referido.
Alternativa 3 – Ao defender que há uma certa estrutura subjacente a linguagem, Saussure acaba por se comprometer com uma teoria referencialista do significado.
Alternativa 4 – Saussure, assim como Aristóteles, defende que a linguagem poética deve ter protagonismo nas investigações sobre linguagem.
Alternativa 5 – Para Saussure, as investigações da linguística dividem-se em: fonológicas, sintática, morfológicas e semânticas.
QUESTÃO 10
Fonte: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%22The_School_of_Athens%22_by_Raffaello_Sanzio_da_Urbino.jpg Acesso em 03 jul. 2024.
Homens se tornaram suficientemenre audazes para tentar explicações naturais para processos e acontecimentos até então atribuídos a agentes e poderes sobrenaturais; a magia e o ritual foram lentamente cedendo lugar à ciência e ao controle; e nasceu a filosofia.
DURANT, Will. A história da filosofia. Trad. Luiz Carlos do Nascimento Silva. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
Sobre os inícios, no mundo grego antigo, do interesse investigativo relacionado ao fenômeno linguístico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I .A fundação da filosofia e, por consequência, a concentração de interesse na linguagem mostrou-se um dos elementos decisivos da contribuição da civilização grega para o pensamento ocidental.
PORQUE
- É possível perceber duas fases distintas na história grega: uma dominada pelos relatos orais – poemas, mitos etc. –, ao qual se sucedeu uma outra, configurada e expressa em meio escrito.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.