ATIVIDADE 3 – LET – FILOSOFIA DA LINGUAGEM – 53_2025
(Filosofia da Linguagem. Diego Luiz Miiller Fascina. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. Unidade III, p. 90)
A partir disso, analise as afirmativas a seguir:
I. O método comparativo, assim como o analítico, permitia que línguas particulares fossem comparadas colocando em destaque as questões filosóficas, as estruturas gramaticais e os vocabulários, concluindo que elas eram \”filosoficamente\” parentes.
II. Os estudiosos comparavam formas gramaticais das línguas europeias, do latim, do grego e do sânscrito em busca de uma língua que teria dado origem a todas elas, o indo-europeu.
III. No período histórico-comparativo, é possível distinguir um objeto, isto é, as línguas a partir de uma perspectiva histórica, bem como um objetivo: o estabelecimento de relação entre elas e um método, neste caso, a comparação de dados que avaliavam esses estudos como científicos.
IV. A partir do século XIX foi finalmente estipulado um método único de análise, permitindo que a linguística ganhasse o status de ciência.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e III, apenas
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Caminhante sobre o mar de névoa, de Caspar Friederich David. ca. 1817.
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Caspar_David_Friedrich_-_Wanderer_above_the_sea_of_fog.jpg Acesso em 12 jul. 2025.
Texto 2
[…] alguns eruditos inspirados pelo espírito do Romantismo alemão conveberal a ideia do desenvolvimento linguístico, o que lhes permitiu observar em diversas línguas uma evolução regular dos sons e das formas através dos séculos.
AUERBACH, Erich. Introdução aos estudos literários. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Cosac Naify, 2015. pp. 25 e 26.
No século XIX, o Romantismo foi um evento que deixou marcas e profunda influência não apenas nas manifestações artísticas, mas também na atividade científica. Os estudos linguísticos passaram a refutar a perfeição dos clássicos no proceder dos que, àquela época, se interessavam pelos problemas da linguagem. A partir do estudo do livro da disciplina, analise as afirmações a seguir e assinale a opção correta.
Hipervalorização dos ditames da perspectiva clássica.
Negação absoluta da construção de toda e qualquer gramática.
Desaprovação da tese que pensava a existência do idioma indo-europeu.
Grande motivação para elaboração das chamadas gramáticas comparadas.
Tendência a estudar a língua apenas em relação a outros fatores, nunca isoladamente.
[…] Frege não se opôs simplesmente aos conceitos que vigoravam no seu tempo, mas realizou uma nova síntese que integrava tanto a noção da linguagem como código quanto a sua compreensão como entidade por assim dizer “independente” do pensamento.
LINDO, Luiz Antônio. Mundo, pensamento e linguagem. Dicta&Contradicta. São Paulo, nº 1, p. 92, jun., 2008.
A respeito do pensamento de Gottlob Frege no tocante à linguagem, avalie as afirmações a seguir.
I. Não há relação entre o conhecimento de alguma coisa e o funcionamento da linguagem que transmite tal conhecimento.
II. Os idiomas correntes não possuem perfeito alcance expressivo quando da tentativa de transmissão de um raciocínio.
III. Para Frege, palavras podem prescindir de seus respectivos contextos.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Quando digo que minha lógica é atomista, quero dizer que participo da crença do senso comum de que existem muitas coisas separadas; não considero a aparente multiplicidade do mundo consistindo simplesmente em etapas e divisões irreais de uma única Realidade indivisível.
RUSSELL, Bertrand. A filosofia do atomismo lógico. In: Lógica e conhecimento: ensaios reunidos. Coleção Os Pensadores. 2a. Ed. Trad. Pablo Rúben Mariconda. São Paulo: Abril Cultural, 1985. p. 53.
Na esteira de contribuições à filosofia da linguagem ocorridas no século XX, as feitas pelo filósofo inglês Bertrand Russell, influenciadas por seus estudos utilizando a lógica, ocupam lugar de destaque, tento em vista que ele rejeitou o monismo idealista. Sobre esse tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
II – Para Russell, para a compreensão do mundo que nos rodeia deve ser operada através da decomposição de seus elementos complexos em porções de caráter atômico.
PORQUE
I – Para Russell, aquilo a se chama realidade é um composto de elementos conectados por laços de ordem lógica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
As palavras da linguagem denominam objetos – frases são ligações de tais denominações. — Nesta imagem da linguagem encontramos as raízes da ideia: cada palavra tem uma significação. Esta significação é agregada à palavra. É o objeto que a palavra substitui.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Coleção Os Pensadores, v. XLVI. 1a. Ed. Trad. José Carlos Bruni. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
Considerando a ocupação de pensamento que Wittgenstein devotou à questão da linguagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A análise do fenômeno da linguagem constitui o tema central de sua obra.
PORQUE
II. Para Wittgenstein, a filosofia deveria ser encarada como principal meio de aferição da verdade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Ferdinand de Saussure, comumente apontado como pai da linguística moderna.
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ferdinand_de_Saussure_by_Jullien_Restored.png Acesso em 9 jul. 2025.
O advento da Linguística como uma disciplina que estuda cientificamente a linguagem é considerado um verdadeiro marco. Desde as primerias considerações sobre sua natureza e atividade, ela tem se mostrado perene fonte de influência no conjunto de inquirições sobre o fenômeno da linguagem. Sobre a natureza da Linguística, analise as afirmações a seguir.
I – No exercício da Linguística, segundo Saussurre, o objeto de estudo será definido pelo ator pesquisador, dada a natureza complexa da língua.
II – A Linguística irmana-se com a gramática, posto que também se ocupa com o estabelecimento de regras para uso da língua.
III – Para a Linguística, é fundamental a distinção entre os termos linguagem e língua.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Fonte: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%22The_School_of_Athens%22_by_Raffaello_Sanzio_da_Urbino.jpg Acesso em 03 jul. 2024.
Homens se tornaram suficientemenre audazes para tentar explicações naturais para processos e acontecimentos até então atribuídos a agentes e poderes sobrenaturais; a magia e o ritual foram lentamente cedendo lugar à ciência e ao controle; e nasceu a filosofia.
DURANT, Will. A história da filosofia. Trad. Luiz Carlos do Nascimento Silva. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
Sobre os inícios, no mundo grego antigo, do interesse investigativo relacionado ao fenômeno linguístico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I .A fundação da filosofia e, por consequência, a concentração de interesse na linguagem mostrou-se um dos elementos decisivos da contribuição da civilização grega para o pensamento ocidental.
PORQUE
II. É possível perceber duas fases distintas na história grega: uma dominada pelos relatos orais – poemas, mitos etc. –, ao qual se sucedeu uma outra, configurada e expressa em meio escrito.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Ser-nos-á freqüentemente útil se dissermos quando filosofamos: denominar algo é semelhante a colocar uma etiqueta numa coisa.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Coleção Os Pensadores, v. XLVI. 1a. Ed. Trad. José Carlos Bruni. São Paulo: Abril Cultural, 1975. p. 18.
A contribuição dada por Ludwig Wittgenstein à Filosofia da linguagem é tida como uma das mais marcantes encontradas no século XX, tendo em vista, que ele se ergueu contra toda uma tradição filosófica predominante na época. Sobre esse tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – O entedimento que Wittgenstein tinha da linguagem assentava-se na aglutinação que ela exercia com o pensamento e a realidade.
PORQUE
II – Para Wittgenstein a filosofia é uma teorização centrada na busca inevitável da verdade.
A respeito dessas asserções assinale a opção correta.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
I. Na teoria de Russell, objetos não são nomes simples em um sentido lógico, mas uma reunião de descrições que remetem a uma série de classes particulares.
II. Para a teoria de Russell, frases que não possuem um referente no mundo não podem ser definidas, e portanto, não possuem um valor de verdade (verdadeira ou falsa).
III. Assim como em Frege, Russell considera uma similaridade entre funções e variáveis particulares com universais (conceitos) e nomes próprios (particulares).
IV. Para Russell, frases que contém uma descrição definida podem ser decompostas em outras estruturas conceituais como uma função, permitindo que frases cujos objetos referidos não existem, possam ser analisadas como tendo um valor de verdade.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Biblioteca da Abadia de Göttweig, Áustria. Jorge Royan. 2009.
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Austria_-_G%C3%B6ttweig_Abbey_-_2015.jpg Acesso em 9 jul. 2025.
Desde os pré-socráticos, passando pelos alexandrinos, pelo Renascimento até o fim da Idade Média Latina, é de longa data o interesse de muitos estudiosos pelas questões atinentes ao fenômeno da liguagem humana, que tornou-se objeto de especulação. Sobre tal interesse, analise as afirmações a seguir.
I – Teve pouca importância nesse contexto de estudos o interesse por línguas muito antigas, a exemplo do sânscrito.
II – Principalmente no século XVIII, com a influência do pensamento neoclássico, operaram-se diversas comparações entre línguas.
III – A obra de Franz Bopp, que protagonizou comparações entre línguas como o latim e o germânico, é considerada seminal nesse campo de estudos.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.