ATIVIDADE 3 – PSICO – PSICOPATOLOGIA E SAÚDE MENTAL – 53_2024
QUESTÃO 1
Os Transtornos de Ansiedade se diferenciam do medo ou da ansiedade adaptativos por serem excessivos ou persistirem além de períodos apropriados ao nível de desenvolvimento. Portanto, situações de irritabilidade comum não se caracterizam como transtorno.
NETTO, José Valdeci Grigoleto. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Sobre os Transtornos de Ansiedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A ansiedade, pois, é da ordem da antecipação, isto é, do que ainda não aconteceu e/ou não se configura enquanto uma realidade possível.
PORQUE
- O Transtorno de Ansiedade de Separação faz parte dos transtornos de ansiedade e tem como característica essencial a antecipação da separação, é o medo excessivo envolvendo a separação de casa ou de figuras de apego.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Atualmente, as duas classificações psiquiátricas mais relevantes e conhecidas são: o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM que foi estruturado pela Associação Americana de Psiquiatria e também a Classificação Internacional de Doenças – CID, estruturada pela Organização Mundial de Saúde.
NETTO, José Valdeci Grigoleto. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Analise as afirmativas, considerando a definição de Transtornos do Neurodesenvolvimento, a partir do DSM-V.
- Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência.
- Demoram a se manifestar no desenvolvimento, em geral apenas após a fase escolar.
III. Pode ser caracterizada por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional.
- Está ligado a questões emocionais que levam à demência como a doença de Alzheimer, a Demência Vascular, a Demência com corpos de Lewy, a Demência Frontotemporal, e as Demências Parkinsonianas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Segundo o Art. 7° do ECA: A criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
BRASIL. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 28 jun 2024.
Dentre os fatores que envolvem a saúde para crianças e adolescentes, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Mantendo o mental sempre forte algumas questões físicas podem ser negligenciadas.
Alternativa 2 – A Saúde está relacionada apenas a fatores físicos, pois quando o físico não está bem nada está bem.
Alternativa 3 – Bem-estar ou desenvolvimento sadio não estão relacionados a questões básicas como físico e mental.
Alternativa 4 – Quando o ECA dispõe a respeito do direito à saúde e o direito ao desenvolvimento sadio e harmonioso, as áreas física e mental devem ser consideradas, sem negligenciar nenhum aspecto.
Alternativa 5 – Quando o ECA dispõe a respeito do direito à saúde e o direito ao desenvolvimento sadio e harmonioso, ele ressalta que o importante é considerar sempre o estado mental.
QUESTÃO 4
No Brasil na década de 80, a psicopedagogia como proposta de efetuar um trabalho preventivo junto aos alunos e professores, para auxiliar no bom andamento das atividades de aprendizagem escolar.
PORTELA, Eunice Nóbrega; DA SILVA, Núbia Gonçalves. A ÁREA DE ATUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR E SUA APLICAÇÃO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 2, n. 4, p. 17-24, 2019.
Relembrando as atribuições dos psicopedagogos, assinale a alternativa que apresenta exemplos de algumas delas.
Alternativas
Alternativa 1 – Atendimento aos pais, avaliação com professor regente, laudo médico.
Alternativa 2 – Encaminhamento para profissionais, atendimento aos pais, atendimento aos alunos.
Alternativa 3 – Indicação de medicamento, formação continuada com professores, atendimento aos diretores da escola.
Alternativa 4 – Organização de sequência de avaliação motora, atendimento individual de alunos, laudo medicamentoso.
Alternativa 5 – Participação em conselho de classe, avaliação com professor regente, formação continuada com professores.
QUESTÃO 5
O termo fracasso escolar, utilizado para fazer referência às dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento, baixo desempenho escolar, distorção idade-série/ano, abandono escolar precoce, ou repetência, é amplamente difundido no contexto nacional e internacional, sendo também usado pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer CNE/CEB n. 11/2010,2010). Embora fique evidente na literatura a ambivalência e a falta de especificidade do conceito, ele ainda é utilizado como um termo atual e considerado mais sintético que outras expressões utilizadas com a mesma conotação, o que talvez dificulte sua substituição.
POZZOBON, Magda; MAHENDRA, Fénita; MARIN, Angela Helena. Renomeando o fracasso escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, p. 387-396, 2017.
Acerca dos períodos e paradigmas sobre fracasso escolar, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
- No fim da década de 90, a preocupação era apresentar os compromissos reais da psicologia escolar, bem como desvelar a relação com os interesses da classe burguesa.
- A partir dos anos 2000, com o advento das pesquisas científicas, se potencializa a busca pela compreensão pela qual as dificuldades escolares eram produzidas.
III. Na década de 80, se passou a considerar o sujeito como um conjunto de indivíduos, isto é, em sua pluralidade.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V.
Alternativa 2 – F, V, V.
Alternativa 3 – F, F, F.
Alternativa 4 – V, F, F.
Alternativa 5 – F, F, V.
QUESTÃO 6
Os modelos educacionais tradicionais carregam consigo uma visão esperada de sujeito para cada fase escolar, com modos programados e esperados para cada fase/idade. Desta forma, qualquer manifestação que fuja ao esperado e determinado causa incômodo e assume forma de “anormalidade”. Ainda, destaca-se que estas metodologias pré-moldadas acabam por perpetuar uma noção de homogeneidade dos sujeitos, o que não se aplica à realidade.
NETTO, José Valdeci Grigoleto.Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Profissionais psicopedagogos possuem a capacidade de identificar as técnicas e formas possíveis que facilitam o desenvolvimento natural dos sujeitos, respeitando o amadurecimento de suas habilidades e potencialidades. Possibilitando o fomento às práticas não patologizantes, ao recusarem a medicalização pautada na ideia de reparo possível frente ao fracasso escolar.
PORQUE
- A contribuição do educador e do psicopedagogo na desnaturalização e na despatologização do fracasso escolar reflete e expõe hipóteses acerca das possíveis causas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Pensar a escola, à luz da Psicopedagogia, significa analisar um processo que inclui questões metodológicas, relacionais e sócio-culturais, englobando o ponto de vista de quem ensina e de quem aprende, abrangendo a participação da família e da sociedade.
SOARES, Matheus; SENA, Clério Cezar Batista. A contribuição do psicopedagogo no contexto escolar. Associação Brasileira de Psicopedagogia, p. 1-9, 2012.
Ao relembrar os espaços de atuação na escola, bem como as possíveis intervenções, avalie as afirmações seguintes.
- Com os alunos, se destina o ambiente que visa compreender mais sobre a história e o cotidiano de vida, pois dessa forma será possível realizar encaminhamento para outros profissionais.
- O espaço familiar é direcionado em última instância, quando as fragilidades com os alunos não são resolvidas na instituição escolar e é necessário procurar a raiz do problema.
III. O ambiente para se promover orientações e encaminhamentos, ouvir sobre queixas e realizar reflexões sobre a prática é no espaço para os professores.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
A relevância do papel da família no acompanhamento da vida escolar dos filhos configura-se um grande desafio, uma vez que esta necessita, também, ser vista como “lócus educacional”, na qual possa existir uma prática educativa dialógica como veículo de facilitação do desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente.
NETTO, J. V. G. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá – PR: Unicesumar, 2021.
Sobre o papel da família, avalie as afirmações seguintes.
- A família funciona como base para formação da criança e é comum avaliar casos de sujeitos que apresentam disfunções, as quais são consequências de lacunas provindas de algum momento em que a família não pode estar presente.
- Os ambientes familiares precisam apresentar espaços que contenham claras regras de convivências, bem como que haja certo tipo de distribuição de tarefas entre todos os integrantes da casa.
III. A expressão de afeto entre os membros é um fator muito relevante, pois a partir dessa ação, os jovens e crianças tendem a apresentar maiores níveis de rendimento e frequência escolar.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9
Promulgado pela Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990, o ECA dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. O documento delega ao Sistema único de Saúde – SUS a função de promover o acesso à vida e à saúde. Porém, compreendemos que nem sempre foi assim. Ao longo do tempo, mudanças significativas relacionadas à compreensão da infância e adolescência começaram a surgir.
NETTO, José Valdeci Grigoleto. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá – PR: Unicesumar, 2022 [Adaptado].
Pensando no exposto, analise as afirmações a seguir, considerando os princípios para uma Política de Saúde Mental Infantojuvenil.
- O acolhimento universal corresponde ao princípio de que todas as crianças e adolescentes devem receber cuidados sem discriminação, em espaços de saúde mental infantojuvenil.
- Reconhecimento das crianças e adolescentes como sujeito, corresponde ao princípio de que após completarem dezoito anos as crianças bem como os adolescentes passam a ter significativa relevância, adquirindo assim seus direitos aos cuidados psicossociais.
III. Território corresponde a ideia filosófica de que o local de pertencimento se faz de acordo com os grupos em que crianças e adolescentes estão inseridos (além de territórios geográficos), englobando espaços sociais como família, comunidade, escola etc.
- Pode-se dizer que território está ligado à ideia de social de onde emerge a figura de um indivíduo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
A Psicopedagogia é o campo de conhecimento que se destina a integrar conhecimentos e princípios de diferentes ciências humanas com o objetivo de conhecer e compreender os variados processos inerentes ao aprender humano. Ela se interessa pela investigação e compreensão de como ocorrem os processos de aprendizagem e as possíveis dificuldades situadas nesse contexto.
PORTELA, Eunice Nóbrega; DA SILVA, Núbia Gonçalves. A ÁREA DE ATUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR E SUA APLICAÇÃO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 2, n. 4, p. 17-24, 2019.
Sobre a atuação do psicopedagogo, avalie as afirmações abaixo:
- Esse profissional atua sobre as temáticas de recursos, limites, dificuldades e aprendizagem que cada indivíduo possui para o desenvolvimento de novas habilidades ou conhecimentos.
- Uma das atribuições na atuação escolar é direcionar à orientação educacional, visto que apresenta modificações para o projeto político pedagógico da instituição.
III. Também atua diretamente nas questões de caráter emocional, comportamental e outros aspectos que conglomeram a vida das pessoas.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.