[…] o texto ganha centralidade na definição dos conteúdos, habilidades e objetivos, considerado a partir de seu pertencimento a um gênero discursivo que circula em diferentes esferas/campos sociais de atividade/comunicação/uso da linguagem. Os conhecimentos sobre os gêneros, sobre os textos, sobre a língua, sobre a norma-padrão, sobre as diferentes linguagens (semioses) devem ser mobilizados em favor do desenvolvimento das capacidades de leitura, produção e tratamento das linguagens.
Fonte: BRASIL. SEF. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC; SEF, 2017, p. 67.
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Tendo em vista tal discussão, leia as assertivas a seguir:
II. A BNCC reconhece que os gêneros impressos, aos poucos, desaparecerão da sociedade, dando lugar aos digitais, cada dia mais comuns. Por isso, destaca que o professor deve se preparar, sobretudo, para trabalhar os textos comuns na Web.
III. A Base Nacional Comum Curricular destaca que o eixo produção de textual corresponde às práticas de linguagem relacionadas tanto às manifestações escritas quanto às orais e multissemióticas.
IV. No processo de ensino/aprendizagem, o professor deve reconhecer os discursos e posicionamentos dos alunos, a fim de, por meio de debates e argumentos, desenvolver suas competências e potencialidades.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.