MAPA – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – 51_2025
Olá, pessoal! Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Comportamento do Consumidor.
Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você irá aprender um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado.
Então, vamos lá?
Não se esqueçam: qualquer dúvida, consultem os professores mediadores e enviem perguntas durante as aulas ao vivo.
Atividade: Consumidor Digital
O desenvolvimento do mercado, e consequentemente o da tecnologia, levou as empresas a oferecerem seus produtos não apenas em lojas físicas, mas também no meio virtual. Apesar dos receios e medos dos consumidores em comprarem pela internet, a venda pelo e-commerce vem crescendo cada dia mais, sendo algo necessário para a sobrevivência das empresas no mercado.
Segundo o site da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABCOMM, no primeiro semestre do ano de 2024, o e-commerce no Brasil apresentou um faturamento de R$ 160,3 bilhões, representando um crescimento de 18,7%.
Fonte: https://abcomm.org/?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiAire5BhCNARIsAM53K1j9md3jGpZPw8VJlfweWydA3sverOCke4_w8p0CA7bEVPqHe6jnROQaAi3pEALw_wcB. Acesso em: 20 jan. 2025.
A imagem a seguir representa uma previsão de vendas, apresentada pelo site, referente aos próximos anos, quanto ao faturamento do e-commerce e ao ticket médio dos consumidores com compras on-line.
Fonte: https://dados.abcomm.org/previsao-de-vendas-online. Acesso em: 20 jan. 2025.
Nas informações citadas anteriormente, você pode compreender que o e-commerce está crescendo e se desenvolvendo cada dia mais no mercado. E que, além disso, os consumidores estão optando por essa forma de compra devido aos seus diferenciais e facilidades.
Que tal analisarmos mais um exemplo prático que envolve o e-commerce no comportamento de compra do consumidor.
A Shopee é uma empresa de Singapura, fundada no ano de 2015, sendo uma plataforma de comércio eletrônico. Sua plataforma se adapta a região em que atua, buscando oferecer a seu público uma experiência única de compra on-line fácil, segura e rápida.
Com promoções constantes, a Shopee atrai a atenção de seus consumidores buscando um comportamento de compra constante, por meio de atrativos. Observe a seguir uma das ações de comunicação e promoção realizadas pelo site:
Fonte: https://shopee.com.br/. Acesso em: 20 jan. 2025.
E pelo aplicativo:
Fonte: o autor.
Você obtém mais informações sobre as vendas da Shopee pelo link: https://shopee.com.br/blog/produtos-mais-buscados-na-shopee/#quais-foram-os-produtos-mais-buscados-na-shopee
Agora é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre o Comportamento do Consumidor, buscando analisar o e-commerce durante seu processo de decisão de compra. Vamos lá?
Para realizar a atividade MAPA responda às questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade, disponível a você.
1) Para que uma organização possa realizar suas vendas on-line, é preciso conhecer o perfil de seus consumidores, além de seu comportamento de compra. Além disso, é preciso compreender que o consumidor digital não deixa de exercer as funções do “antigo consumidor”, porém passa a fazê-las de maneiras diferentes.
Com base nessas informações, elabore um texto, entre 7 e 15 linhas, explicando os fatores relacionados ao consumidor virtual, e o que o diferencia do consumidor com o qual as organizações estão acostumadas. Destaque os seguintes aspectos: (1) Expertise do consumidor, (2) Atitudes do consumidor em relação à tecnologia, (3) Percepção de riscos, (4) Necessidade sensorial e (5) Orientação para compra.
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o Comportamento do Consumidor Digital. Para a realização da atividade, você deverá escolher 1 (um) E-commerce existente no mercado (não pode ser usada a empresa apresentada de exemplo na atividade).
Em seguida, realize uma pesquisa sobre o e-commerce escolhido e responda às questões a seguir:
Utilize as informações que você coletou e preencha a tabela a seguir:
Obs.: não se esqueça de citar as fontes de pesquisa.
| Empresa |
| Apresente, brevemente, um histórico da empresa no mercado, falando sobre seu tamanho, desenvolvimento e atuação no mercado – segmento. Elabore um texto entre 5 e 10 linhas. |
| Produtos/Serviços Vendidos |
| Apresente, brevemente e de maneira geral, os produtos e/ou serviços vendidos pelo e-commerce. Você pode se atentar aqueles que são mais vendidos apenas. Elabore um texto entre 5 e 10 linhas. |
| Consumidor |
| Elabore um texto entre 5 e 7 linhas apresentando o perfil do consumidor do e-commerce. Apresente informações como idade, gênero, renda, perfil e hábitos de consumo. |
| Ação de Comunicação/Marketing |
| Apresente uma ação de comunicação e promoção realizada pela empresa, visando aumentar suas vendas e levar seus consumidores a compra.
Apresente imagens e/ou link com a ação. Obs.: não esqueça de citar as fontes de pesquisa. |
3) Além do entendimento do comportamento do consumidor on-line, cabe às organizações compreenderem alguns fatores que podem interferir em suas escolhas. Assim, finalize a atividade elaborando um texto, entre 7 e 10 linhas, explicando de que maneira o e-commerce escolhido para estudo na atividade realiza, em suas ações e atividades de vendas on-line, os fatores de (1) Atendimento e (2) Trocas e Devoluções.
Tais fatores são apresentados no Tema 5, no material da disciplina, nos Fatores que podem interferir no processo de decisão de compra do consumidor.

3) Considerando os requisitos do sistema (24 V e 10 A), seria possível atender essas condições com dois geradores e com essas duas configurações? Se não, proponha uma associação alternativa (série-paralelo) que permita atender à demanda, justificando com cálculos.
2024/51 - CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA - CCONT - MAPA
2024/51 - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - GQ - ATIVIDADE 1 
