Competência 4: Utilizar diferentes linguagens – verbal […], corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC; SEF, 2017. p. 9-10.
|
Com base nos estudos acerca da BNCC, na leitura do trecho destacado anteriormente e nas orientações acerca do ensino de língua portuguesa, analise as afirmativas a seguir:
I. O trabalho com a língua portuguesa não possibilita o desenvolvimento de todos os tipos de linguagens destacados pela Base Nacional Comum Curricular, pois a linguagem corporal, por exemplo, não pode ser trabalhada nas práticas dessa disciplina.
II. A orientação acerca da utilização da linguagem digital nas práticas escolares foi uma das inovações da BNCC com relação às indicações do Parâmetros Curriculares Nacionais.
III. As práticas de língua portuguesa de leitura e produção textual oferecem grandes possibilidades de trabalho que colaboram com diferentes desenvolvimentos, inclusive o sentimental, destacado na Competência 4.
IV. As 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular devem ser, obrigatoriamente, desenvolvidas por meio das práticas escolares, conforme o documento.
É coreto o que se afirma em:
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II, apenas.