No que se refere a sistemas de informações gerenciais, que coletam, armazenam, processam, analisam e divulgam informações para planejamento educacional e gestão, os algoritmos de IA podem ser úteis para subsidiar decisões baseadas em dados para melhorar a educação escolar. Um sistema aprimorado com IA tem uma capacidade muito mais robusta para analisar automaticamente os dados e gerar dashboards, além de realizar análises preditivas.
Leia na íntegra em: . Acesso em 05 de Junho de 2025.
A aplicação da Inteligência Artificial (IA) no campo educacional tem promovido transformações significativas nos processos de ensino e aprendizagem, ao possibilitar a personalização dos conteúdos, a otimização de procedimentos administrativos e o desenvolvimento de novas metodologias pedagógicas. Tecnologias e a automação contribuem para a criação de sistemas educacionais adaptativos, os quais ajustam o conteúdo às necessidades específicas de cada discente, rompendo com o modelo tradicional, caracterizado por sua linearidade e padronização. Nesse contexto, a utilização da IA não apenas dinamiza o processo educativo, mas também favorece a inclusão e a democratização do acesso ao conhecimento, aspectos relevantes para a reflexão crítica dos profissionais da Educação, ao considerarem as implicações sociais, culturais e tecnológicas no desenvolvimento das práticas educativas contemporâneas.
No entanto, para os professores de História da Educação Básica, compreender o impacto da IA na educação demanda um olhar crítico, ancorado na análise dos processos históricos que envolvem as relações entre tecnologia, sociedade e conhecimento. Historicamente, as inovações tecnológicas têm desempenhado papel central nas transformações dos sistemas educativos, desde a invenção da imprensa, que democratizou o acesso à informação no século XV, até o advento da internet, que globalizou o fluxo de saberes no final do século XX. Nesse sentido, a IA representa mais uma etapa desse processo contínuo de reconfiguração dos mecanismos de produção e difusão do conhecimento.
Portanto, analisar o papel da IA na educação não se resume a compreender seus benefícios tecnológicos, mas implica também reconhecer que sua implementação enfrenta desafios e obstáculos que vão desde a falta de capacitação de professores até o uso indiscriminado por parte dos estudantes. Neste âmbito, como futuro professor de História atento as mudanças que permeiam os processos educacionais, leia os artigos disponíveis no Material da Disciplina sobre o tema e elabore um texto dissertativo contemplando os itens a seguir:
- a) Três pontos negativos ou que merecem atenção na utilização da IA durante as aulas de História no Ensino Fundamental II (6º a 9º ano);
- b) Levando em consideração este debate, como você faria uso da IA em suas aulas tornando-as mais dinâmicas e atrativas, mas sem perder de vista o pensamento crítico que perpassa a disciplina de História;
Orientações:
- Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.
– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
– Todos os materiais utilizados devem ser devidamente referenciados.
Bom estudo!